Será o mesmo do Túnel da Luz?



Momentos depois deste episódio, deparei-me com esta notícia:

Aveiro: jornalista ameaçado por segurança do Benfica

Logo depois do flash interview, um segurança do Benfica ameaçou a integridade física do jornalista Hugo Cadete, da TVI, que instantes antes questionara Jorge Jesus sobre o momento actual dos encarnados. Tudo aconteceu à porta da sala de imprensa, numa altura em que o repórter se encontrava sozinho.

O director de campo do Beira-Mar e as forças de segurança foram alertadas para o facto, de forma a identificarem o autor da ameaça. Toda a equipa que acompanhava o jornalista teve de ser escoltada pela PSP até às respectivas viaturas, para que não surgisse mais qualquer contratempo.

Na zona mista, os responsáveis do Benfica foram confrontados com o sucedido e não quiseram fazer qualquer comentário.

in MaisFutebol

-----------------------------------

Pois é, meus amigos. Fica o aviso para os próximos jornalistas normais que tentem questionar o todo poderoso Jorge Jesus sobre questões da actualidade do clube, que não sejam as grandiosas recentes exibições. 

A partir de hoje, deviam restringir os flash-interviews e as Conferências de Imprensa a jornalistas d'ABOLA, do Record, do Correio da Manhã e da BenficaTV. Assim sim, existiria pluralidade de ideias e questões!

Apesar de tudo, a parte mais triste deste episódio é que, muito provavelmente, este jornalista da TVI...vai ser despedido.

Ainda falam do sistema ?

Agressão de Maniche a Moutinho, nem falta marcou.


Golo em Fora-de-Jogo do SCP


Falta inexistente de Maicon, e ainda a expulsão injusta.

Imaginem se ele não fosse "SuperDragão"


O Clássico de Moutinho. Não se falou de outra coisa durante a semana. O regresso de Moutinho a Alvalade aqui, o regresso de Moutinho a Alvalade acolá..

O que é certo é que isso, aliado, claro, aos assobios e insultos constantes, afectaram o jogador. Não o condeno, pelo contrário. Já alguém experimentou jogar um jogo de futebol com 40 mil pessoas a assobiar? Eu não, mas tenho a certeza que se estivesse nessa posição, também me iria sentir afectado de algum modo.

O jogo em si, foi muito táctico como seria de esperar. Na primeira parte, o Porto praticamente não existiu. Criou a oportunidade para Falcao e eclipsou-se. O Sporting, diga-se, também não causou grande perigo. Só remates de longe e bolas paradas. Acabou por marcar o golo numa hesitação da nossa defesa, com Valdés a beneficiar de uma posição de fora de jogo de 2 metros.

Foi a primeira parte de uma arbitragem "engraçada", que certamente não vai merecer a atenção da Comunicação Social, mas que devia.

Um golo offside, uma expulsão inventada e uma perdoada a Maniche, chega para pararem de dizer que ele é "SuperDragão"?

 NOTAS INDIVIDUAIS


- Rafa: não é por ter "apostado" nele para o onze inicial ontem, mas no meio do "vazio" que foi a exibição individual dos jogadores do FC Porto, concluo que foi, sem dúvida, um dos melhores. Sim, não é o Álvaro Pereira. Mas isso é pedir muito. Exibiu-se da mesma forma que o tinha caracterizado no post anterior: certinho a defender, certinho a atacar. Para um jogador que tem 2 jogos oficiais pelo FC Porto, podia-se pedir melhor, ainda por cima num Clássico? Grande Rafa!

- Hulk: completamente amarrado na primeira parte. Recebia sempre a bola de costas para a baliza, e quando se tentava virar, pimba, logo 2 ou 3 em cima. É normal que não tenha aparecido nesse período. Contudo, na 2ª parte teve mais espaço, e nas duas vezes que se soltou, numa fez a assistência para golo, na outra fez um remate cruzado que passou perto do poste esquerdo de Rui Patrício. O Hulk de hoje fez-me lembrar o Hulk da Champions..mas pronto, este tem muito, muito crédito.


- Falcao: logo aos 10min falhou um golo que não costuma falhar. Lutou muito, como de costume, e deixou a sua marca aos 57. Teve de ser sacrificado devido á expulsão de Maicon, mas penso que cumpriu o seu papel.

- "Brincadeiras" na defesa: começaram logo nos primeiros minutos. Os passes de risco do Helton, já estamos habituados. Aqueles passes sucessivos entre os defesas e o médio defensivo, é que não costumam ser tão "usados e abusados" como foram hoje. Viu-se logo que aquilo ia dar para o torto. Maicon, ao seu estilo, fez no mínimo uns 3 "cabritos" aos avançados do Sporting. Num deles, Liedson (matreiro) ganhou posição e atirou-se para a piscina. O "Super Dragão" foi na cantiga e ficámos a jogar com 10. Para a próxima, mentalizem-se que ás vezes é preciso jogar mandar um biqueiro para o ar..

- Fernando: irreconhecível. Falhou passes atrás de passes, não fez bons cortes como costuma, enfim. Tudo mau. Talvez a pior exibição que eu me lembro de Fernando no FC Porto. Veio de lesão, é certo, mas isso não justifica tudo.

- Moutinho: tal como referi na "introdução", passou ao lado do jogo mas não o podemos condenar. Se fossem só os insultos e assobios, mas não. Fartou-se de levar porrada o jogo todo. Ainda assim, fica ligado á história do jogo, pois foi dele o passe para Hulk assistir Falcao.


- Helton: displicente e com excesso de confiança, como de costume. Aquela bola era dele. Estava dentro da pequena área a fazer o quê, alguém percebeu? Enfim...

- Maniche e Liedson: não vou dedicar muitas linhas a estes dois, porque eles não o merecem. São dois jogadores acabados. Maniche, mesmo á f%&!$ da p%/&" deu uma grande patada ao Moutinho, cheia de intenção. Vermelho? Nem falta foi. Por sua vez, o Levezinho arrancou a expulsão de Maicon, com um mergulho de fazer inveja ao Saviola...

- Mergulhos do Sporting: confesso que o Sporting de hoje fez-me lembrar, um pouco, do Benfica da época passada. Cada lance dividido, um mergulho. Um toquezinho, logo chão. Ai Postiga, Postiga...


No fim de contas, foi um bom resultado. Roubados e bloqueados como fomos. um empate é excelente. 

P.S. - Leiam os tweets que os jornalistas do Record, Bernardo Ribeiro e António Varela fizeram no decorrer do jogo. Também são bastante engraçados.. :)

Sem Álvaro, quem joga?













Isso mesmo. Amanhã, em Alvalade, eu colocaria a lateral-esquerdo esse moço da foto, Emídio Rafael.

Do pouco que vi (vimos) até agora, pareceu-me ser um jogador interessante. Não foi certamente por acaso que Villas Boas o "foi buscar" á Académica.

Aliás, dos 2 ou 3 jogos que vi da Académica (os dois contra o FC Porto e possivelmente outro contra o Benfica), ele deixou sempre uma boa imagem. É certinho a defender, e a atacar tem uma arma pouco usual em laterais-esquerdos: um bom remate.

Assim, prefiro ter um Rafa sem experiência, mas certinho e com pé esquerdo(!), do que um Fucile experiente, mas que deixa os adeptos com o coração nas mãos sempre que aborda um lance, pois não sabemos se vai fazer um grande corte ou levar vermelho directo...

E vocês, o que acham?

'Tá' mau isso, ó Jesus..


Esse colosso Europeu, chamado SL Benfica, foi hoje goleado por 3-0 em Israel, pelo Hapoel de Tel-Haviv.

Sim, nós sabemos que o Hapoel também não ganhou ao Benfica de Jesus, mas sim a outro qualquer, sem identidade, etc.

Bettencourt e Moutinho: os bipolares


«O João Moutinho, enquanto profissional do Sporting, foi sempre fantástico»

É ponto assente que foi o Moutinho quem quis sair do Sporting. Quis sair porque já não acreditava no clube, nas pessoas ou que pudesse sair mais valorizado do que já estava actualmente.

O agente acordou com o clube uma verba a partir da qual este aceitaria negociá-lo, e Bettencourt foi tolo porque não levou a sério Pinto da Costa quando este afirmou que gostaria de ver Moutinho no Futebol Clube do Porto.

Foi uma rasteira? Foi!

Mas na realidade o Sporting não tem ninguém a culpar senão ele próprio e se entendo que um adepto fique revoltado e irracional, exige-se que um presidente tenha uma postura digna e não que profira disparates de cada vez que lhe sobe a mostarda ao nariz. No fundo pede-se mais Bettencourt e menos Zé.

Bettencourt tenta agora retratar-se, dar uma de ser maior do que a situação, como se nada se tivesse passado... muito pouco, muito tarde, porque deixou o Zé partir a loiça.

Quanto ao João Moutinho, pessoalmente sempre o achei extraordinariamente... sobrevalorizado. Ainda acho, só a cor é que mudou... para melhor. Apesar da vaga de elogios ao João, ainda tardo em ver esse tal Moutinho de quem se escreve há anos.

Escreve-se sobre o quanto rende e faz render, mas a verdade é que continuo a preferir o Raul Meireles. Porque também corria, porque também fazia jogar, mas também porque fazia assistências e marcava golos, algo que o João até ver ainda não mostrou ser capaz.

Por um lado, é um jogador certinho e é claramente preferível dar 10 milhões por um jogador que não é um fora-de-série mas sabemos o que vale, do que comprar meia-dúzia de sul-americanos pífios e dar 6 milhões por cada um deles.

Por outro lado, a chegada do João apenas serve para continuar uma senda de desperdício do que de bom se faz nas nossas camadas jovens, e sinceramente não vejo nele mais potencial do que vejo no Paulo Machado ou no Castro, sendo que este último poderia agora ser titular ao invés de jogar uns minutos de vez em quando.

O João tem 24 anos e é pouco provável que evolua muito mais. Isto não quer dizer que é mau, até porque uma equipa não é feita só de estrelas e ele é um verdadeiro team player ao qual podemos confiar a posição porque ali está um valor seguro... ainda que não um fora-de-série.

Ou talvez eu esteja enganado, e ainda venha a ver esse tal de Moutinho que tanta gente fala. Seguramente que seria um verdadeiro prazer.

Nova imagem - Precisa-se Feedback!

Como já devem ter reparado, por estes dias andamos em remodelações.

Já estava um pouco farto da anterior imagem, por isso, decidi utilizar o raro tempo livre que tenho actualmente (salve-se o domingo á tarde), para fazer esta mudança.

O que acham? Mudou para melhor ou para pior?

Precisámos de Feedback. Opinem!

P.S. - Só me falta mesmo mudar a cor do corpo principal do blog..não quero mais aquela espécie de cinzento, mas infelizmente ainda não descobri como se muda. Alguém sabe?

P.S. II - O cabelo do Falcao não é da responsabilidade do autor do Banner (eu), mas sim da dia chuvoso no qual esta foto foi tirada :))


Falcao resolve


Jogo típico de Taça, em que, enquanto "não entre o primeiro" as coisas vão tornando-se cada vez mais complicadas. Hoje, em Moreira de Cónegos, frente a um Moreirense bem organizado, não foi diferente.

Valeu o golo "á matador" - no sítio certo, á hora certa - de Radamel Falcao.

NOTAS INDIVIDUAIS

- Belluschi e Moutinho: uma vez mais, os melhores em campo do nosso lado. Jogaram, fizeram jogar e ainda tiveram tempo para exercer exemplarmente o trabalho defensivo. O primeiro, quanto a mim, talvez já mereça uma chamada á Selecção Argentina...se o Gaitán vai, porque é que o Belluschi não pode ir?

- Walter: eu sei que este é "estado normal" dele. Mesmo assim, acho que ganhava muito se perdesse uns quilos. Walter não é um ponta-de-lança, mas sim um avançado para jogar ao lado de um ponta-de-lança, mais recuado, por forma a ter mais espaço para utilizar o seu forte remate. Vê-se perfeitamente que ainda anda ali completamente perdido...

- Rafa: exibição consistente, deste jogador que é uma espécie de Nuno Valente 2.0. Seguro a defender, seguro a atacar..gostei, como já tinha gostado na pré-época. Penso que merece a titularidade em Alvalade.

- 4-4-2: com o jogo empatado, aos 70minutos, ao invés de colocar mais um avançado e tirar um médio (de forma a ficar a jogar em 4-2-4, como Jesualdo fez 2 milhões de vezes a época passada), André Villas Boas fez precisamente o contrário. Tirou Walter, e colocou em campo Ruben Micael. Passou a jogar em 4-4-2, e a partir desse momento ganhou o jogo. Isto foi o que nos faltou muitas vezes a época passada, mas, felizmente, este ano parece que temos um treinador que sabe ler o jogo a partir do banco de suplentes.


O "Informático"














André Villas-Boas foi apresentado como treinador do Futebol Clube do Porto dia 4 de Junho de 2010, passados cinco meses e meio o inexperiente técnico contribuiu para a conquista de uma Supertaça, para a liderança na Liga, para a liderança do grupo da Liga Europa e mantém-se na Taça de Portugal.

Villas-Boas, foi inicialmente apelidado de informático de forma depreciativa, por tratar da análise estatística dos jogos quando trabalhava com Mourinho e por não ter experiência de “campo”.

O meu conhecimento sobre informática é bastante reduzido, mas quer-me parecer que para um informático o nosso treinador tem tratado bem da máquina

Chegou ao clube assumiu com distinção o papel de admin, executou o setup de uma cultura de vitoriosa e uma filosofia de valorização do clube e entrou num loop de vitórias.

No discurso de apresentação teve a astúcia não prometer o título nacional, contrariamente aos treinadores dos clubes rivais. Se Mourinho foi genial no contexto de 2002 ao garantir publicamente o título, Villas-Boas também o foi em não o assegurar no contexto de 2010, preferiu optar pela utilização de keywords motivacionais e coesivas como, passo a citar, “orgulho enorme”, “compromisso com a vitória”, “sucesso inerente à cultura do Futebol Clube do Porto” e com uma referência histórica própria repleta de portismo ao “Vencer desde 1893”.

Na programação da época foi à cache aproveitar algum do trabalho desenvolvido pelo treinador anterior, fez um upgrade no meio-campo, para o qual muito contribuiu um produto Apple recentemente adquirido (que de podre nada tem) e fez um update ao modelo de jogo com novos princípios que são as tag deste Porto.

Aproveitou os mal intencionados banners dos jornais e em vez de os enviar para o spam transforma-os instrumento motivacional na equipa, utilizando as Conferências de Imprensa como firewall para proteger os “seus” e como vírus para hackar os rivais. Foi sua a ideia de fazer o upload das suas conferências de imprensa na internet de forma integral.

As suas competências como observador de adversários, são uma mais-valia para fazer um scan aos seus adversários e detectar os bugs a serem explorados.

Este “Técnico de Informática” inexperiente desafiou “O Catedrático”. Roubou-lhe o GPS, deixou-os perdidos em campo e aderiu às redes sociais para lhes enviar um Hi5.

Villas Boas tem sido um hit no mercado internacional e esperemos que saiba a password para mais conquistas…


Mau "timing"...

...é o que se pode dizer desta notícia.

Má altura para o nosso "palito" se lesionar, primeiro porque já se tinha entrosado perfeitamente e categoricamente no esquema de AVB, depois porque esta lesão vem numa altura decisiva no  campeonato, dado que aproxima-se a visita a Alvalade e até ao natal queremos consolidar o nosso 1º lugar e manter esta senda de vitórias e boas exibições.

Não que não possamos continuá-la, é certo, mas agora impõe-se uma questão específica para o lado esquerdo da defesa para o resto dos jogos até ao natal : Rafa ou Fucile?

Não tenho dúvidas que ambos serão capazes de cumprir a função de substituir o Álvaro, mas a questão é outra mais pertinente, que é a de qual deles terá mais aptidões ou qual deles dará mais segurança ao treinador e adeptos para cumprir bem aquele papel?

É claro que o Rafa é um jovem com potencial e seria sempre a opção "natural" para essa posição, dado ser o outro defesa-esquerda de raíz da equipa, mas por outro lado, o Fucile já está à mais tempo no clube, tem mais minutos nas pernas, está mais entrosado no esquema de AVB, e além disso já ocupou por várias vezes aquela posição com sucesso, tanto no clube como na selecção.

Portanto, na minha simples opinião de adepto, eu apostaria no Fucile para a maior parte dos jogos até ao natal para aquela posição, e digo a maior parte, porque por exemplo, para o próximo jogo da taça com o Moreirense apostaria no Rafa, para lhe dar minutos e possibilidade de jogar e entrosar-se, para depois, no jogo de Alvalade, jogo de maior dificuldade e quiçá mais importante que este da taça, meter o Fucile.

Mas gostaria de ouvir mais opiniões. Manifestem-se Portistas.

Que recuperes depressa Álvaro.

Rodríguez: A "Cebola" podre



Cristián Rodríguez é Uruguaio, tem 25 anos e chegou ao FC Porto há 3 épocas, numa transferência bastante badalada, pois na época anterior á da transferência o "Cebola" tinha actuado no..Benfica. O FC Porto pagou, nada mais nada menos, que 7 Milhões de € por 70% do passe.

Em relação a isto, a questão que coloco é: será que se Rodríguez não tivesse vindo "directamente" do nosso maior rival, o FC Porto alguma vez daria 7 M€ por 70% do passe de um jogador que estava "encostado" no Paris Saint-Germain?


Tenho dúvidas.

Quanto aos números, e após uma observação algo superficial, facilmente chego a conclusão que a única boa época que Rodríguez fez de dragão ao peito, foi precisamente a primeira. O ano passado, actuou cerca de 1500 minutos. Ora, fazendo as contas, numa época que tem 40 ou 50 e tal jogos, ele jogou 17. Este ano, parece que vai pelo mesmo caminho.


Será que não é pouco, para um jogador que custou este preço, e que é um dos mais bem pagos do plantel (se não o mais bem pago, não estou a par disso) ?

Sim, é verdade que os jogadores não têm culpa das lesões que sofrem, ninguém mais que eles gosta de jogar á bola. Mas também não é menos verdade que Rodríguez se apresenta inúmeras vezes num estado de forma lastimável, principalmente devido aos "kilinhos" que traz a mais.

Isso denota uma grande falta de profissionalismo, que não devia acontecer num jogador como Rodríguez, que tem, ou devia ter, a responsabilidade de jogar num clube como o FC Porto.

Serão os churrascos no terraço do Mariano? :))


No que diz respeito ao aspecto meramente desportivo..bem..quanto a mim, o cenário é ainda pior.

Actualmente, Rodríguez tem jogado porque o FC Porto quer, simplesmente, despachá-lo. Isso para mim é evidente. Se ele não fosse um grande encargo principalmente a nível de salários para o nosso clube, tenho a certeza que jogadores como Ukra ou James Rodríguez teriam mais oportunidades do que actualmente têm.

Para colocar um jogador em campo que a única coisa que faz é receber a bola, olhar para o chão e correr até á linha de fundo para ganhar um canto/lançamento, o Rui Barros serve perfeitamente.

Ok, aceito que me digam que Rodríguez está há 3 anos a jogar fora de posição (ele é médio-ala, e tem jogado sempre a extremo). Aceito-o, mas a minha resposta é: se joga há 3 anos a extremo, já devia ter aprendido alguma coisa, não?!

A "Maçã" está bem e recomenda-se. Quem está podre é a "Cebola".

Elogio a um vencedor


Agora que muito se tem falado da prestação do André Villas Boas (AVB), e com bons motivos, a verdade é que se há coisa a que o Porto se tem habituado é à convivência com treinadores de sucesso. Pode parecer que não, tal é o barulho da comunicação social, mas o Benfica só ganhou um(!) campeonato nos últimos 5 anos. É verdade, os restantes ficaram no Dragão, e um só treinador conquistou 3 deles: Jesualdo Ferreira.

Depois de épocas com equipas menores, Jesualdo acabou por fazer um trabalho muito interessante no Braga, sendo o verdadeiro criador do SCB que hoje conhecemos. O facto de ser um treinador que conhecia bem o campeonato Português, a somar à tendência para o drama de Co Adriaanse ditaram a rescisão com o Boavista e a entrada de Jesualdo no Porto, onde pegou no campeão nacional e o levou a mais 3 campeonatos consecutivos.

O professor foi talvez das figuras mais controversas dos últimos anos no Dragão. É um treinador campeão, tri-campeão mesmo, teve boas participações consecutivas na liga dos campeões, mas ainda assim parece não ter deixado saudades ou sequer um sentimento de gratidão para com ele.

Uns dirão que o modelo de jogo era aborrecido, outros dirão que era medroso e que poderia ter ido mais longe, mas a verdade é que não há assim tantos treinadores na história do Porto que possam apresentar um currículo tão vitorioso. O que muitos parecem querer ignorar é que durante a fase Jesualdo, o FCP perdeu capitães como Baía e Pedro Emanuel, e vendeu jogadores como Pepe, Bosingwa, Anderson, Lucho, P.Assunção, Quaresma, Lisandro ou Cissokho. Ano após ano o professor viu-se privado dos seus melhores jogadores, muitas vezes substituídos por outros claramente inferiores, e nunca se queixou. O auto-proclamado catedrático do futebol perdeu 2 jogadores e ainda hoje se queixa do que lhe calhou em sorte, Jesualdo perdeu uma equipa completa mas nunca baixou os braços, antes construindo equipa vencedora atrás de equipa vencedora.

Mais do que isso, Jesualdo foi quem liderou a equipa numa das fases mais conturbadas da história do nosso clube, sem qualquer apoio de um gabinete de comunicação digno desse nome e sem deixar que isso pudesse afectar o balneário. Uniu a equipa à sua volta, que o demonstrou mais do que uma vez, desenvolveu jogadores, ganhou troféus e foi sempre um profissional de topo.


Ele foi Tri, o Porto foi Tetra, e curiosamente, só não foi campeão num ano onde foi impedido de utilizar o seu melhor jogador, num ano onde singrou a maior onda de lesões que alguma vez havia visto no Dragão, chegando a alturas em que não havia um único extremo disponível. Olho para a equipa de hoje e vejo que é a mesma do ano passado, mas sem ossos partidos ou suspensões… Vejo os principais marcadores/assistentes: Falcão, Hulk, Varela e Ruben Micael, e reparo que destes, apenas Falcão jogou a época toda. Se pensarmos que o Fernando também falhou uma boa parte da época e jogadores como Raul Meireles, o Bruno Alves ou o Fucile estiveram fisicamente muitos pontos abaixo do que se havia visto nos anos anteriores, a pergunta que se coloca é como raio é que conseguimos ficar à frente do Sporting? O que anda esse clube a fazer?

Dito isto, não acho que Jesualdo devesse ter continuado como treinador, penso que os ciclos se esgotam e o do professor estava claramente terminado. Mas independentemente disso, o que fica é que Jesualdo realmente deu algo ao clube: liderou, ensinou e ganhou. Mas também o clube lhe deu algo, ele cresceu como treinador, aprendeu e soube ser humilde o suficiente para reconhecer e mostrar gratidão. Isso é o verdadeiro Portismo, isso é tudo aquilo que elogiamos nos nossos jogadores mais queridos, mesmo aqueles que não são fora-de-série.

Jesualdo Ferreira não atingiu o nível de monstros do passado recente como o Mourinho ou o Bobby Robson, mas durante 4 anos foi o nosso treinador, e foi com sucesso, e por tudo isso merece o nosso respeito e saudade.

.

Parabéns, Dragão!

Em 7 anos:

- 5 campeonatos;
- 1 Champions League;
- 1 Taça Intercontinental;
- 3 Taças de Portugal
- 5 Supertaças;

Para os outros seria algo de outro Mundo. Para nós, normal.

E sabem qual é a melhor parte?

É a certeza que, no mínimo, vamos manter esta média.

Já estou a poupar para ir a Dublin :))



Mística do Dragão wants you!


Preciso de novos colaboradores, activos, por forma a manter o Blog sempre "vivo" e actualizado, em ascensão.

Perfil pretendido (isto é quase uma oferta de emprego):

- Ser Portista :) - factor eliminatório;
- Bom domínio da língua portuguesa e boa capacidade de síntese;
- Interesse e conhecimento da realidade do clube e do futebol português;
- Gosto e vontade de escrever sobre praticamente tudo;
- Sentido de responsabilidade;
- Disponibilidade para escrever mais de 3 posts por semana;
- Se souber "dar uns toques" em Photoshop, excelente!;

Oferecemos:

- Oportunidade de escrever num espaço que, sendo relativamente recente, é considerado por muito boa gente um espaço de referência na blogosfera Portista;
- Oportunidade de escrever num espaço que conta com cerca de 250 visitas diárias num dia mau, e cerca de 600 num dia "normal";
- Oportunidade de escrever num espaço que, em 9 meses conseguiu 70 mil visitas e mais de 20 mil visitantes únicos


Enviem as vossas "candidaturas" para: misticadodragao@gmail.com

À falta de quem faça rescaldos na minha ausência


Quando não estou presente, ninguém faz nada. É triste, mas é verdade. Fica a crónica d'OJOGO.

Difícil também vale
JORGE MAIA

Primeiro as notícias: o FC Porto garantiu a décima vitória no campeonato e manteve dez pontos de vantagem sobre o Guimarães, dando o primeiro passo para cumprir o desejo de André Villas-Boas que quer chegar ao Natal sem perder pontos. 

Dito isso, convém referir que vencer o Portimonense no Dragão por 2-0 não foi tão fácil como golear o Benfica e a verdade é que o FC Porto acusou mesmo a falta de alguns dos seus habituais titulares, bem como a ressaca natural de uma semana inteira a destilar os cinco golos marcados ao principal rival. 

Por outro lado, o que define um campeão não são as ocasionais goleadas, mas a regularidade das vitórias conseguidas, muitas vezes tangencialmente, nos jogos menos espectaculares.

Já se esperava que André Villas-Boas mexesse na equipa para além daquilo a que estava obrigado. Fernando continua a recuperar da lesão sofrida em Coimbra e já se sabia que Guarín ia jogar como trinco. João Moutinho cumpriu um jogo de castigo e já se sabia que Rúben Micael ia ocupar o seu lugar no meio-campo. 

Falcao não tinha sido convocado e já se esperava que fosse Walter a jogar no seu lugar, tal como a ausência de Sapunaru permitia adivinhar a titularidade de Fucile. A principal novidade, e mesmo essa anunciada, era a titularidade de Otamendi, chamado a ocupar o lugar de Maicon que, apesar de convocado, tinha passado parte da semana a treinar de forma condicionada. 

Ora, feitas as contas, o FC Porto apresentou-se ontem com mexidas em todos os sectores e com quatro jogadores habitualmente considerados como segundas linhas, facto que pesou na dinâmica da equipa, longe da velocidade de outros jogos. Junte-se a isso a boa organização do Portimonense, distribuído numa espécie de 4x4x2 que não dispensava ninguém das tarefas defensivas, e o resultado foi um jogo dominado pelo FC Porto, mas, durante muito tempo, controlado pelos algarvios.

O FC Porto ia criando perigo essencialmente na sequência de lances de bola parada e no ensaio do ocasional e inconsequente remate de meia-distância. Até que Rúben Micael e Walter tentaram uma opção diferente. 

O lance de envolvimento desenhado por ambos começou a meio do meio-campo ofensivo do FC Porto e foi ultrapassando obstáculos sucessivos até deixar o brasileiro em zona frontal, com a baliza de Ventura na mira. E quando se esperava um disparo violento, Walter aproveitou o adiantamento de Ventura para bater o guarda-redes do Portimonense com um remate em arco. Imaginava-se que o jogo ficasse resolvido aí, mas foi preciso mais uma hora para que Hulk colocasse um ponto final no resultado.

Pouco depois do primeiro golo, Varela saiu lesionado, dando a vez a Rodríguez. Pela mesma altura, João Martins, que substituiu o castigado Litos no banco, fez entrar Kadi para o lugar de Soares, acrescentando velocidade ao ataque do Portimonense e o facto é que os algarvios cresceram com as mudanças nas duas equipas, aproximando-se da baliza de Helton no arranque da segunda parte. 

Um livre de Ivanildo, travado na barra da baliza do FC Porto aos 52', ameaçou a tranquilidade das bancadas do Dragão e as substituições sucessivas nas duas equipas durante a segunda parte não contribuíram nada para a estabilidade do jogo, demasiado caótico para se poder considerar decidido. 

O ponto final chegaria em cima dos 90 minutos. Rodríguez sofreu uma falta de Di Fábio pelas costas na área do Portimonense e João Capela apontou para a marca de grande penalidade. Um convite aceite por Hulk que rematou forte e colocado, longe do alcance de Ventura, tanto como o FC Porto continua longe do alcance dos perseguidores.

FC Porto, 2 - Portimonense, 0

Estádio do Dragão
Relvado em bom estado
Espectadores 40418
Árbitro João Capela

Golos: 1-0 Walter 29'; 2-0 Hulk 90'+1'g.p.

Vale a pena ouvir..

Penso que é a primeira vez que aqui faço um post única e exclusivamente a destacar uma Conferência de Imprensa de um treinador nosso.

Contudo, Villas Boas merece-o. Em todas as Conferências de Imprensa, apresenta-se totalmente disponível para responder a tudo e a todos, sem tabus, algo que já não estávamos habituados. Num passado recente, eram só "processos adquiridos" e afins..

Logo a primeira resposta à pergunta do jornalista da SIC, é uma resposta à onda que se criou, de que o Porto só goleou porque o Benfica mudou o esquema habitual.

E, espantem-se, um dos que mais "defendeu" isso, foi o melhor comentador português: Luís Freitas Lobo.

Aqui e aqui ! Quem diria? :)

Vejam e ouçam.



De Dragão ao Peito

"De onde vem este chamamento que só o futebol tem? Por que razão, ainda rapaz, atravessava a cidade a pé, com o coração e o passo acelerados, tentando chegar às Antas horas antes de o jogo começar? Por que é que ainda estremeço quando me ocorre o clamor de alegria da multidão a celebrar aquele golo de Duda que nos deu o campeonato que fez iniciar a lenda que não mais parou e que, depois, repetiu a receita no hat-trick contra o Manchester? Por que é que fecho os olhos e ainda vejo tantos golos do Gomes, as fintas do Madjer e os inigualáveis duetos do João Pinto e do Jaime Magalhães que faziam chispar o lado direito? Por que razão sublimo todos os títulos que o FC Porto conquistou cá dentro e lá fora como se fossem coisa minha, ameigada e resguardada, e cujos enredos quero narrar aos meus filhos para que eles possam transmitir aos seus o êxtase incomparável que é ser adepto de um clube que é muito mais do que um clube?

Um fragmento da resposta aconteceu no Dragão, no domingo. Aquele FC Porto interpretou o melhor da sua história mercê da atitude com que prostrou o visitante. Naqueles 90 e poucos minutos percebeu-se que há equipa, treinadores, dirigentes e adeptos, com uma qualidade que não é costume atingir neste país acabrunhado. Que existe uma diferença irrecusável entre este FC Porto, sereno, bem governado, confiante, inteligente e capaz, e o resto do país, abúlico, desnorteado, descrente de si, assolado pela má governação e incapaz de encontrar um rumo.

Gosto de futebol e do FC Porto porque fazem parte do melhor da minha vida, porque me fiz gente com o seu sucesso e me tornei quem sou graças a tantas alegrias que tivemos juntos. O FC Porto ensinou-me a vencer os obstáculos e a ser melhor. O que eu gostava é que o FC Porto não fosse a exceção mas que todo o país, um dia, pudesse vir a ser assim. Que Portugal debelasse as suas aflições com a mesma categoria com que o FC Porto desbaratou o visitante no Dragão. Que o meu país tomasse o exemplo do FC Porto e se assemelhasse menos à equipa arrasada e incompetente que foi goleada."

Autor : Carlos de Abreu Amorim
in Record

De facto um texto que pode perfeitamente ser a "banda sonora" da vida de muitos portistas espalhados pelo país e pelo mundo, que emana sentimento, orgulho e demonstra por linhas fortes o que nos faz ser diferentes de todos os outros, nas vitórias, nos dissabores e nas conquistas.

Entretanto, soube agora da convocatória do nosso Otamendi para a selecção Argentina.
       
Parabéns Ota.
       
E já que falamos em bons centrais e bem cotados...Mano Menezes, conheces o Maicon? Actual 
patrão de uma das defesas menos batidas da europa e em claro ascendente de forma?
Sim, porque gostava de saber o que é que ele terá a menos que um Thiago Silva ou um David Luiz ( sim, aquele rapaz de cabelo farto que parecia uma via verde nos 5-0 ).

PS : Segundo o pasquim aBola o 5LB é o clube nacional mais seguido no Facebook...magnífico, mais um "troféu" moral e ganho fora das quatro linhas para consolar e dar miminho aos lampiões deste país que ainda choram aquela noite fatídica de domingo.

E assim se esquece uma humilhação...

Para esquecer as tristezas da vida, há quem beba ou tome drogas.

O Benfica não. é mais chique. Em vez disso, vai a Angola!
Entretanto:

- reparem na forma sublime como Vítor Serpa passa 2:20min a falar do FC Porto 5-0 Benfica, e não fala uma única vez na equipa vencedora!

- os "Gatos" deixaram ABOLA..oh, que pena!

Peneiras ao sol

Sendo da e vivendo na cidade de Lisboa, se houve coisa que notei é que os Benfiquistas em geral não estavam confiantes para o jogo no Dragão. No entanto, os motivos porque não estavam confiantes não se prendem com o mérito de um lado e com o demérito do outro (não!) os motivos eram os do costume... é o sistema.

O discurso normal andava no tom daquele apresentado pelo Fedorento Ricardo Araújo Pereira (RAP) atirando-se a Proença, já que:

"é o célebre inventor do penalty inexistente de Yebda sobre Lisandro López, há dois anos"

No texto de RAP, concerteza devido ao limite de caracteres, esqueceu-se que também foi o Proença que não assinalou a falta sobre Lucho Gonzalez. Mas esses não contam.


Também é engraçado que se refiram a um jogo que foi há 2 anos, mas faz sentido tendo em conta que a arbitragem do agora infiel Olegário apenas apenas deixou passar 3 penalties contra o Benfica (Coentrão, Maxi e D.Luiz), 2 ou 3 vermelhos e ainda conseguiu expulsar o Fucile por sofrer penalty.
É a transparência do costume.

A conversa estende-se até à mão do Rolando "bola na mão na área do Porto é bola na mão" e segue até ao ponto em que o Porto foi beneficiado pelo pantanal de Coimbra..

É a doença no seu estado mais grave..


Azar dos azares, o Benfica é literalmente CI-LIN-DRA-DO e sem a mais pequena razão de queixa de Proença, podendo ainda agradecer ao seu sócio pagante os seguintes pontos:

- o Maxi não ter sido expulso por chutar a bola para a bancada;
- penalty não assinalado por mão na bola de Sálvio (oh, a ironia!!!);
- 2 ou 3 foras-de-jogo mal tirados ao ataque do Porto.

Que nunca se diga que um Benfiquista deu o braço a torcer, de facto ainda não foi desta que o Porto teve mérito... A culpa foi toda da falta de coragem daquele que há 2 meses era o mestre da táctica, o Exterminador e futuro campeão europeu, Jorge Jesus, e da inspiração de um único jogador, Hulk.

Esta tendência do Benfica para preferir a auto-destruição antes de reconhecer mérito seja a quem for, é qualquer coisa que sempre me fez confusão. O facto de aprendermos com os nossos erros é a base do sucesso, e nisso o Pinto da Costa tem sido impar.

Uma coisa é certa, ainda não é desta que fomos capa da Bola...

O Benfica foi, é e será um clube despojado de humildade e rico em peneiras, e estas como se sabe têm fraca capacidade de tapar o sol...

Venha lá o Portimonense!!

Actualização:

Os Fedorentos abandonam a sua crónica semanal n'A Bola. Curiosamente precisamente na semana em que Benfica e Sporting praticamente dizem adeus ao título, e em que o Porto assume a sua verdadeira dimensão. Se há coisa que custe mais a engolir a estes dois, não conheço o que possa ser.

Ao RAP dá especialmente jeito abandonar o jornal nesta altura, porque assim já não precisa de engolir em público o artigo que escreveu a semana passada. Assim pode deixar passar 2 ou 3 anos para depois inventar uma qualquer história envolvendo a greve dos árbitros, o pantanal de Coimbra e/ou os vampiros da UEFA, conjugando tudo numa conspiração do sistema.

É sobretudo pena porque estava ansioso para ver a sua coluna vertebral dobrar-se em 4 para explicar o massacre do Dragão.

É caso para dizer, não se perde absolutamente nada.
_

5erá assim tão difícil de entender?


Que ontem no Dragão, mesmo com a equipa habitual, com o Lucílio a apitar ou com 17 jogadores em campo, o Benfica perderia SEMPRE aquele jogo?

(Eu sei que eles sabem, não querem é fazer com que os 6milhões(?) saibam também)

Vamos-nos 'masé' rir um bocado..

Oh Álvaro, és um palhaço pah! Tem algum jeito isso? Não se faz!




















O Brasileiro berra mais que todos os locutores Portugueses juntos. E é o único que berra mesmo com vontade. Os outros, nota-se perfeitamente que é um 'gesto' esforçado..



A tão falada 'musiquinha' que passou no Estádio..



Com uma recepção destas, até foi mais fácil golear..



Tem razão..

























'Very nice, high five!'



Mais valia teres ficado nas Docas, não era Martins?



















Para finalizar, recordo aqui as palavras de Miguel Lopes. Suponho que ontem, se não foi igual, foi muito parecido:

«Começámos a ganhar a Supertaça no balneário. Antes do jogo, no balneário, os gritos de incentivo foram incríveis. O ambiente no grupo estava fantástico... Estava tudo a babar-se para ir para dentro do campo, tal era a vontade de vencer. Foi uma loucura»

É. Definitivamente, é algo que não se vê. Sente-se.



O céu é o limite





























Algo me diz que o plantel e a equipa técnica deste ano, vão ser para mais tarde recordar.

Já me estou a imaginar, daqui a 5 ou 7 anos, a ir ao ZeroZero ver o plantel e a equipa técnica de 2010/2011, e dizer, com alguma nostalgia á mistura: porra, que grande equipa!

Em momentos destes não há muito a dizer, particularmente para pessoas como eu que não tem o 'dom das palavras'.

O que posso dizer é que já pressentia esta vitória há mais de uma semana, e que hoje espetámos 5, mas podíamos ter espetado muitos mais.

Quem era o adversário que jogou hoje contra o FC Porto, no Dragão? Era o Limianos novamente, mas vestido de vermelho? Foi o que me pareceu.

Siga masé pra notas.

NOTAS COLECTIVAS

- Que posso dizer? Só esteve uma equipa em campo, a atacar 90min. O adversário do FC Porto, esta noite, não teve UMA ÚNICA oportunidade clara de golo. Umazinha! NADA!

NOTAS INDIVIDUAIS

- Hulk: simplesmente imparável. Neste momento, é impossível a qualquer equipa parar Hulk. A única solução é mesmo jogar com um bloco baixo, mas nesse caso a equipa contrária corre outros riscos. Não dá para parar o 'Incrível'. Não dá.

- Falcao: uma obra de arte que fica para a história. Para quem achou (como eu), que o golo ao Atlético de Madrid foi divinal, o que dizer deste? Meu Deus! Não há palavras. Eu estava a ver o jogo na TV e pensei que foi auto-golo, só na repetição é que me apercebi da barbaridade que ele fez! 

- Belluschi e João Moutinho: estão ambos a jogar muito. Quando digo muito, é muito mesmo. Belluschi, é outro jogador, simplesmente. Moutinho, nestes 11 ou 12 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, está, aos poucos, a perder aquela 'monotonia' que era no Sporting, e está a transformar-se, agora sim, num jogador de Top Mundial.

- Maicon: ainda vou apenas no 4º destaque individual e já começo a ficar sem adjectivos, portanto, em relação ao Maicon, digo só isto: é DE LONGE muito superior ao David Luiz. Mas mesmo DE LONGE!


- Sapunaru: sem contar com os jogadores que marcaram golo, foi o melhor em campo. Anulou completamente o melhor defesa-esquerdo do Mundo, e quiçá da Europa. Esteve absolutamente intransponível. Perfeito.

- Varela: jogou tanto ou mais que na Supertaça. Muita garra, técnica, força, vontade..sei lá que dizer mais! É o 'Drogba da Caparica', e agora do Porto também!

- Guarín: não fez esquecer Fernando, porque os melhores jogadores da equipa (e do campeonato) não são realmente fáceis de esquecer. Contudo, esteve muito, muito bem. A jogar a trinco, acho que foi o melhor jogo dele no FC Porto.

- Álvaro: sempre igual, seja com o Vila Boa de Quires ou o Manchester. Muito bom.


MELHORES EM CAMPO

- David Luiz: de longe, o melhor defesa-central que o Universo jamais conheceu. Hoje esteve muito bem. No primeiro golo, era falta porque Hulk não pode arrancar com tanta velocidade. Ainda assim, tentou apanhar um bocado de relva para ganhar lanço. Infelizmente, não conseguiu. Já o segundo golo foi novamente injusto, porque o Belluschi perguntou-lhe: "Qual é o teu número", e o David, ingénuo como é, virou-lhe as costas e disse: "Sou o 23". Não se faz!

- Javi Garcia e Luisão: são os dois maiores sarrafeiros do Campeonato Português.

- Roberto: esteve bem no primeiro golo.

- Kardec: tocou na bola? Tive mais pena dele, que do Diogo Valente. Juro.


E pronto, já chega de notas.

Agora mais a sério: acho que amanhã todos os portistas vão andar com um sorrido estampado no rosto. Por ter ganho ao Benfica por 5-0, sim, mas principalmente porque viram que a sua equipa está a jogar á bola como nunca (falo por mim). Nem com Mourinho jogávamos tanto.

Esta vitória, como eu tinha dito na "antevisão", valia mais que 3 pontos. Valia, e vale, o Campeonato.

Agora, só com uma tragédia não seremos Campeões, e resta-nos apenas aguardar pelo pedido de demissão do Jesus, eheh :)

Para finalizar, quero apenas referir outro aspecto importante desta situação: permite-nos a focalização quase total na Liga Europa. 

A jogar assim, alguém acredita que não ganhámos á Juve, Manchester City, ou mesmo Borussia Dortmund?

O céu é o limite.


Chegou o dia

Chegou o dia.

Não vale 3 pontos. 

Vale o 25º título de Campeão Nacional.

Hoje, pelas 20h15, o espírito é este:


ATÉ OS COMEMOS CARALHO!

Sem Fernando, quem joga?


Amanhã, o melhor jogador do FC Porto (na minha opinião), não vai estar em campo devido à lesão sofrida no passado Sábado em Coimbra.

Assim sendo, quem vocês acham que o deve substituir?

Para mim: Souza.

Mandem as vossas opiniões.


Crepúsculo

Ontem jogaram dois dos três maiores clubes Portugueses.

Ontem esses dois clubes jogaram na Europa, onde a teoria diz que não há espaço para as rivalidades internas e o que interessa é somar pontos para Portugal.

Ontem um desses clubes garantiu a passagem à próxima fase, dois jogos antes do final da fase de grupos.

Ao jornal A Bola isso interessa pouco. Desde há muito que a cor vermelha domina este pasquim, mas de há uns anos para cá, decidiram que não querem saber de futebol ou de desporto, o que interessa mesmo é o Benfica, seja qual for o conteúdo.


Desenganem-se os que pensam que se trata de mais um episódio de Crepúsculo, porque na realidade não passa de um controlo anti-doping, como há muitos ao longo do campeonato. Por algum motivo este é especial, porque não é um controlo, é um ataque, porque não é pela ADoP, é por vampiros.

Já não há espaço à subtileza: há ataque e há vampiros!

Não interessa que o Porto tenha menos 2 dias de descanso, porque o Benfica passou estes dias a repelir um ataque de vampiros com água benta e cruzes de pau, e isso é como bem sabemos uma grande canseira.

Ao menos o JJ já tem uma boa desculpa caso o jogo de Domingo lhe corra mal: Falta de sangue.


Actualização: para tornar tudo ainda mais ridículo, o controlo nem foi feito pela ADoP e sim pela própria UEFA.

A notícia foi publicada pela Lusa por volta do meio-dia, as versões online d'O Jogo e do Record já repuseram a verdade, mas não só os desportivos, porque o DN e o Público (só para nomear alguns) também já referiram o assunto. A Bola, como de costume nestes casos, mantém-se em silêncio.


Notas Finais: FC Porto 1x1 Besiktas


Foi com uma equipa alterada em todos os sectores que empatámos hoje a uma bola com o Besiktas. Otamendi e Fucile foram titulares em detrimento de Maicon e Sapunaru, respectivamente. No meio-campo, Guarín e Rúben Micael foram as surpresas, deixando Moutinho no banco e o castigado Fernando, naturalmente de fora. No ataque, Rodríguez foi titular, ficando Varela de fora.. algo que já vem sendo feito na Liga Europa, por isso, não foi uma grande surpresa.

A primeira parte foi boa.. poderíamos ter chegado facilmente a uma vantagem confortável mas fomos desperdiçando oportunidades e mais oportunidades e depois, quando necessitamos da vantagem não a tínhamos e acabamos por empatar. Acontece, a cabeça já estava claramente no jogo de Domingo e a prova disso são as saídas "precoces" de Hulk ou Falcao.

Vale pelo apuramento e com certeza na próxima jornada voltaremos a ganhar e muito dificilmente não acabaremos no primeiro posto, portanto, a partir de agora, a gestão do plantel pode ser feita de uma forma mais tranquila sem a pressão dos resultados.

Notas Individuais:


Hélton: Não teve muito que fazer durante a partida e não teve absolutamente hipótese nenhuma no golo. Contudo, há um remate do meio-campo do Bobô que bate na trave, se fosse à baliza era golo porque ele estava adiantado.. não é uma excepção e já no jogo do Braga penso que sofremos golo por causa desse adiantamento. Um comportamento a corrigir.

Otamendi: Gostei da sua exibição hoje. Sempre muito seguro em todos os lances, teve uma série de cortes muito importantes principalmente vindos do lado esquerdo da defesa que poderiam ser perigosos.

Fucile: Esteve a bom nível hoje. Tem de continuar nesta forma se quiser recuperar o seu lugar, muito bem entregue, diga-se, a Sapunaru. Fico na dúvida se não terá sido agredido num lance já na parte final do jogo.

Rodríguez: Acabou por cair numa espécie de "armadilha" dos turcos. Reagiu mais efusivamente e acabou expulso. Enquanto esteve em campo, não esteve mal.. conseguiu boas jogadas de entendimento com Álvaro e Fucile além de um forte remate. Mais um dos que terá de trabalhar bastante para conseguir de novo o lugar.

Guarín: Não esteve mal, apesar de também não ter deslumbrado. Poderia ter comprometido logo no início com um mau passe, mas conseguiu redimir esse erro com alguns cortes importantes e boa presença física no meio-campo.

Destaque ainda para um suposto golo não invalidado ao Porto. Sinceramente, não consigo vislumbrar se é golo ou não.. vou esperar por mais imagens para ter a certeza, de qualquer forma, fica aqui o registo desse caso polémico.

Tal como já disse, hoje já estava tudo com a cabeça no Benfica. Domingo sim, será um jogo bastante importante e penso que poderemos fazer uma exibição muuuuuuuuuito superior àquela que fizemos hoje.

Carrega Porto!

Para quando a nova 'Operação Coração'?


Isto é a notícia normal:

Prejuízo de 19 milhões de euros em 2009/10

A Benfica SAD anunciou esta quinta-feira que conseguiu reduzir o prejuízo na época 2009/2010 para 19 milhões de euros.

De acordo com um comunicado da Benfica SAD enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado consolidado da época passada representa uma melhoria face aos 34,9 milhões de euros (de prejuízo) registados em 2008/2009.

Segundo a Benfica SAD, a evolução positiva foi "alicerçada nos resultados desportivos alcançados na época desportiva de 2009/2010, dado que o quadro competitivo foi semelhante nas duas épocas".

Contudo, refere que "essa evolução não foi o suficiente para atingir o equilíbrio económico do grupo, dado que para o nível de investimento realizado é importante o Benfica estar presente nas principais competições europeias". 

----------------------------

E isto é a notícia d'ABOLA

SAD anuncia redução de prejuízo

Na época 2009/2010, a Benfica SAD conseguiu reduzir o prejuízo para 34,9 para 19 milhões de euros. Uma evolução «alicerçada nos resultados desportivos».

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Benfica SAD refere que «como consequência da excelente performance desportiva em Portugal e da boa prestação realizada na Liga Europa» se verificou «uma melhoria da performance económica nomeadamente no que se refere às receitas de bilheteira das diversas provas» em que os encarnados participaram.

No que toca a «investimentos no reforço do plantel», a Benfica SAD contabiliza 37,1 milhões de euros – valor que inclui «novas contratações» e «celebrações de contratos de trabalho profissionais desportivos». Quanto à alienação de direitos desportivos, a Benfica SAD «realizou transferências de atletas no valor de cerca de 29,4 milhões de euros no decurso do exercício de 2009/2010, tendo estas operações gerado mais-valias de aproximadamente 18 milhões de euros».

Apesar da «evolução positiva», os responsáveis do Benfica afirmam que não foi possível «atingir o equilíbrio económico do grupo, dado que para o nível de investimento realizado é importante o Benfica estar presente nas principais competições europeias».

-----------------------------

Ou seja, isto é a mesma coisa que dizer que o Real Massamá há 2 anos levou 10-0 do Casa Pia, mas este ano, apesar de ter perdido na mesma, só levou 5-0! :)

Para quando a nova 'Operação Coração'? :))