Uma aventura em Dublin

Desde o início que acreditei que esta ia ser uma época para mais tarde recordar. Desde há muitos meses que estava convencido que íamos ganhar a Liga Europa.

Eu sabia-o. Todos os portistas sabiam.

Não só pelo grande treinador que temos, pelo grande plantel que temos, pelo grande Presidente que temos, pelo grande futebol que jogamos, mas também pela enorme estrelinha que nos brilha nos momentos importantes, como por exemplo ontem no início da 2ª parte...

Por tudo isso, e muito mais,, estava decidido: eu tinha de ir a Dublin. Desse por onde desse, eu tinha de lá estar: ver um grupo e um clube escrever história com os meus próprios olhos.

Falei com amigos, mas ninguém quis/pôde vir. Ok, vou sozinho.

Hajam 'tomates'.

Comprei os bilhetes de avião há 1 mês e tal, ainda antes da meia-final com o Villarreal. E, sim, ao intervalo da 1ª mão estava a ver a minha vida andar para trás...

Felizmente, esta equipa tem uma alma do tamanho do amor dos seus adeptos. Enorme.

O dia de ontem começou cedo, pelas 4h30. Levantei-me (e estraguei a noite ao meu pai, que teve de me ir levar, eheh) e fui apanhar o avião. Porto-Londres pela Ryanair às 6h30. Na fila para o check-in, conversa para ali, conversa para acolá e acabei por ficar na letra com três portistas. O João, o pai dele, e outro rapaz que eu inacreditavelmente após 2 ou 3h de conversa, não sei o nome (um abraço para eles, caso estejam a ler isto)!

Na segunda ligação (Londres-Dublin) fui sentado com outros dois portistas (que também não sei o nome..), que tinham um bilhete cada um (de 80€) para vender. Se soubesse, tinha ido para Dublin sem bilhete, ao invés de dar 130€ como dei. O que não faltava lá era pessoal a vender...

Chegados a Dublin, e depois de um hamburger no papo, eu e o meu grupo "recém-formado" fomos inicialmente até à FanZone. Primeiro que a descobríssemos foi grande filme..mas depois, lá conseguimos. Acabamos por não estar lá mais de 15min, porque o espaço deixou um pouco a desejar..esperava uma coisa melhor.

Seguimos para Norte e fomos para TempleBar. Ali sim, estavam reunidos os portugueses. Muita festa, muita animação..um grande ambiente. Nem um desacato, só coisas boas!

A Guinness é que...acho que deixou um pouco a desejar. É capaz de ser por estarmos habituados à Super Bock..não sei. Digam de vossa justiça!

Conversa para aqui, cântico para ali e eram 18h. Pusemo-nos a caminho do palco dos nossos sonhos. Ainda antes de entrar no Aviva, fui ter com o João Amorim do SomosPorto e com aquele que é já reconhecido internacionalmente, Botswana inclusivé, como o melhor blogger Portista da actualidade. Esse mesmo, Jorge Bertocchini - owner & founder do Porta19 - que, surpreendentemente, ainda se encontrava sóbrio! ahahah :)

Tivemos uma conversa rápida mas muito agradável, apesar de que, aqueles dois juntos..quase não me deixam falar, dass!! Só gente boa! :)

Agora sim, estava a caminho do AVIVA. Chegado ao primeiro controlo, inacreditavelmente a única coisa que me perguntaram foi "Tens garrafas?" - eu respondi que não, e o steward NEM SEQUER me pediu para tirar o que tinha nos bolsos ou mostrar o conteúdo da minha mochila. Se quisesse, podia ter entrado com uma bomba para o estádio. Verdadeiramente inacreditável e vergonhoso, numa Final Europeia...

Tinha finalmente chegado à minha «cadeira de sonho»! Tirei as fotos da praxe, os vídeos da praxe..comecei a ficar nervoso e o jogo lá começou. Não foi uma grande partida, é certo..nada que se compare com Sevilha, mas também aquilo foi o melhor que se podia pedir: sofrido e com final feliz. Desta vez, foi um jogo muito táctico e sem grande emoção - mas ganhámos, é o que interessa!

Estava no lado oposto aos adeptos do Porto,e mal acabou o jogo fui a correr feito tolo para tentar ir para a "curva" onde os jogadores estiveram mais de meia hora a festejar. Só que..CABRÃO de um steward não me deixou passar, apesar de lhe ter suplicado. Só faltava por-me de joelhos, mas um Dragão não se rende nem perante um Irlandês feio e gordo...

Ficou só esse amargozinho de boca no final, mas paciência.

À saída do estádio, aí sim, estava pela primeira vez sozinho. Só que..por incrível que pareça, encontrei um granda maluco - Francisco - que também foi para lá sozinho, como eu! Eu fui e vim no dia 18, mas ele foi ainda mais maluco e ficou lá 3 dias! Do c4r&lh0!

Fomos beber um copo (desta vez não foi Guinness, foi uma com um nome que não me lembro qual mas que começava por B), e falar de tudo um pouco até fazer horas para ir para o Aeroporto (no meu caso) e para ir para o Hostel (no dele).

Assim foi. Eram 1h30, despedimo-nos e fiquei novamente sozinho nas ruas escuras de Dublin (uhhhh, medo). Supostamente, havia autocarros para levar os adeptos do Estádio para o Aeroporto. Pior era encontrar onde os apanhar! Por isso mesmo, fui de Táxi. 20€, mas mais vale isso que me meter em aventuras ainda mais radicais...

Cheguei ao Aeroporto, e encontrei um outro grupo de portistas de São Mamede Infesta que fez a mesma viagem de volta que eu. Uma vez mais, aqui o cola juntou-se a eles. :)

Mais importante que isso, FINALMENTE tinha encontrado alguém que conhecia o nosso blog e os videos 'CAMPEÕES' e 'Venceremos', o que para mim já foi uma vitória pessoal!

Depois disto, não há muito a contar. Ressaca no Aeroporto (a dormir no chão, debaixo da escada rolante, ya..) e depois tudo aterrado no avião novamente.

O que interessa é que correu tudo bem. A verdade é que esta história de ir sozinho...acho que não quero repetir. Não há nada como ir com amigos, acreditem. Para a próxima, vou chateá-los tanto, mas tanto, que vão ser mesmo forçados a vir :)

Eu gostava que essa "próxima" fosse já no dia 26 no Mónaco..mas, infelizmente, acho que não há orçamento para tal...só se vocês quiserem fazer uma vaquinha :D

Com esta equipa e com este plantel, pode ser que tenhámos nova oportunidade em Munique.. :)

AMO-TE PORTO!

P.S. - Se o Nélson Sousa do grupo que vim no regresso ao Porto estiver a ler isto, que me deixe o Facebook na caixa de comentários porque não consegui encontrar!

P.S. II - Enorme vitória hoje no Hoquei sobre o todo poderoso Barcelona. Todos os anos perdemos contra o Barça, mas este foi diferente. Vencemos com um golo de ouro de Pedro Gil! Fantástico! Parabéns!