Largos dias têm 100 anos

Hoje o nosso Presidente, o Presidente do Futebol Clube do Porto cumpre hoje o 32º aniversário na presidência do clube.
Há 32 anos foi assim.
É o Presidente mais titulado da história do futebol mundial e desde essa altura que o Futebol Clube do Porto conseguiu a hegemonia a nível interno que os outros não querem ver e a imprensa da capital do regime não aceita e não tem problemas em fazer tudo o que está ao seu alcance para tentar denegrir a nossa imagem e elevar a de outros, especialmente o clube do regime.
Aqui podem ver uma das algumas situações em que o clube do regime é beneficiado e que ninguém se preocupa em esclarecer e já nem falo da Taça Latina, que só o grupo cofina se dá ao trabalho de contabilizar.
Noutro espaço da bluegosfera puseram a contagem em imagem, para ser mais fácil a qualquer um descortinar quem manda no futebol português desde que foi instaurada a democracia e eu faço questão de a partilhar:
Número de títulos em democracia 

Agora portistas, importa que fiquemos unidos e como temos que começar a ouvir mais o Presidente porque ele tem muita razão no que diz, mas é bom que tenha consciência do que diz na preparação da próxima época, porque nós portistas não estamos habituados a perder e é um hábito que não queremos ganhar.













E finalizo este pequeno texto com um Obrigado Presidente e para o ano temos de voltar a limpar tudo.

Relatório de Emprestados. [19, 20 e 21/04]


Bolat - Kayserispor 2 x 2 Belediyespor: Suplente não utilizado.
Caballero - Penafiel 0 x 0 Sp. Covilhã: Suplente utilizado aos 66min.
Castro - Kasimpasa 4 x 0 Galatasaray: Substituído aos 77min.
Djalma - Konyaspor 1 x 3 Rizerspor: Jogou os 90min e fez 1 assistência.
Iturbe - Hellas Verona 2 x 1 Atalanta: Substituído aos 75min e fez 1 assistência. NOTA - 7.8
Izmaylov - FK Qäbälä 2 x 1 Ravan Baku: Substituído aos 46min.
Rolando - Inter 2 x 0 Parma: Jogou os 90min, marcou 1 golo e recebeu 1 cartão amarelo. NOTA - 8.6
Tiago Rodrigues - Vitória de Guimarães 2 x 3 Arouca: Substituído aos 67min.
Walter - Fluminense 3 x 0 Inter: Suplente utilizado aos 81min.
                                                                                                                                                     
                                                           Destaques individuais:

Djalma: Assistência (0:00) (Clique em "Hayir, tesekkürler" para ver o vídeo)

Iturbe: Assistência (1:40)

Rolando: Golo (0:00)


Notas atribuídas pelo "Who Scored ?". Podem ver os stats completos aqui. (Iturbe/Rolando)

Este post foi inspirado numa ideia do antigo blog Colunazul, o qual não existe mais.

Carta aberta aos dirigentes do Futebol Clube do Porto e aos administradores da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD


Exmos srs,

Escrevo-vos esta carta, enquanto sócio e adepto daquele que, para mim, é o melhor clube do mundo, o Futebol Clube do Porto. Escrevo-a porque são os srs. que comandam os destinos do clube que eu amo e, por maioria de razão, os derradeiros responsáveis por tudo, de bom ou de mau, que acontece no clube.

Olhando para trás, não me posso queixar: vivi a conquista de uma Liga dos Campeões e falhei outra por meros oito dias, uma Taça Uefa, uma Liga Europa, uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, um penta, um tetra e um tri e mais uma série de campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças. Pelo facto, agradeço-vos.

Ainda assim, permitam-me que teça alguns comentários sobre o que se vem passando no clube nos últimos anos. Desde muito novo fui habituado a ouvir os maiores elogios à estrutura do clube. Cresci, portista, sabendo que ninguém sequer se atrevia a "pisar-nos os calos", sem perder pela demora e levar uma resposta cabal. Acostumei-me a um clube onde os atletas e os técnicos eram protegidos e defendidos a qualquer custo, com os dirigentes a dar a cara. Hoje só aparecem nos bons momentos ou em entrevistas encomendadas. Quando não convém, fogem como ratos. Não era nascido quando perdíamos os jogos logo depois de passar a ponte, mas vivi com especial prazer o tempo em que bastava atravessá-la para por "Lisboa a arder". Cresci a admirar o Porto, a viver o Porto. A idolatrar o Vítor Baía, o Kostadinov, o Domingos, o Jardel, o Deco ou o Lucho Gonzalez. A ver monstros sagrados do meu querido clube a sofrer dentro de campo tanto ou mais do que eu, fora dele, a ver os jogos, como o Jorge Costa ou o João Pinto.

Todavia, não posso deixar passar em claro aquela que tem vindo a ser a estratégia seguida pelos senhores nos últimos anos. Para além de uma gestão financeira ruinosa, baseada em gastar aquilo que se tem e não se tem e altamente dependente de vendas de altetas, com consequências, não só na SAD, mas também no clube - e que desgosto me deu ver o Pedro Gil pedir para lhe pagarem o que lhe deviam após marcar um golo -  torna-se evidente o desleixo com que se tem gerido a parte desportiva. De facto, numa altura em que gastámos dinheiro como nunca no reforço do plantel, vemos que este tem sido construído de forma totalmente desequilibrada. Falcao, que nunca teve suplente à altura foi substituído por... Kleber. Moutinho por Herrera. James por Licá, que nem extremo é. Fernando não tem alternativa desde o tempo da televisão a preto e branco. Danilo e Alex Sandro jogam sempre porque não há ninguém para jogar no lugar deles. Houve 9 milhões para contratar um central, quando tínhamos quatro no plantel e, pelo meio, vender metade do seu passe a um fundo de quem não se conhecem os donos, mas não houve para um extremo de alto nível. Castro brilha por onde passa, mas como não custou 8 milhões, nem oportunidades tem. Temos a defesa mais cara da nossa história e, arrisco-me, de todo o futebol português, e sofremos golos como há muito não sofríamos.

Somos cada vez mais um entreposto de atletas. Eles vêm e vão, perdendo-se assim a mística do Futebol Clube do Porto. Compreendendo eu a necessidade de vender, não posso aceitar a forma como o portismo foi arrasado do clube. Quando eu era miúdo, e, dada a minha total inabilidade para dar uns chutos na bola, ia para a baliza e defendia uma bola, (ou ela me batia, para ser mais exacto), eu gritava BAÍÍÍÍÍÍÍÍÍA. Quando o Porto jogava mal, eu via um Jorge Costa a mandar dois berros dentro do campo e a por toda a gente em sentido. Hoje não. Os srs. deram uma tremenda machadada na garra do Porto e, como se não bastasse, ainda conseguiram limpar do clube a maioria destes símbolos. Jorge Costa foi empurrado para fora do clube de forma vergonhosa. Voltou, mesmo assim, e... fizeram-lhe o mesmo. A Vítor Baía, prometeram-lhe um jogo de despedida. Até hoje. Jardel pediu que lhe fizessem o mesmo. Foi ignorado. Deco, numa pausa do campeonato brasileiro foi melhor recebido em Barcelona do que no Porto. Lucho, inclusivamente, saiu por se sentir parte do problema e incapaz de o resolver sozinho. E poderia continuar, mas não vale a pena.

É chegada a hora de mudar alguma coisa. É chegada a hora de acabar com o disparate. É chegada a hora dos dirigente principescamente pagos e que até prémios por segundos e terceiros lugares já se arrogaram a receber, fazerem por merecer esse ordenado. É chegada a hora de acabar com os parasitas que vivem à custa do clube. É chegada a hora de acabar com comissionistas, empresários amigos, filhos e ex-cunhados. É chegada a hora de tornar o Porto financeiramente viável. É chegada a hora de respeitar os atletas das modalidades e o ecletismo do clube. É chegada a hora de acabar com as negociatas com fundos obscuros. É chegada a hora de honrar os nossos símbolos. E, acima de tudo, é chegada a hora de respeitar aqueles que gastam o seu dinheiro e o seu tempo com o clube, aqueles que vos dão o dinheiro que vos alimenta os vícios e vos enche os bolsos, aqueles que são, apenas e só, Portistas. Por amor e convicção. Esta é a pior época dos últimos trinta anos. Mude-se, então. E, já agora, alguns dos srs., mudem-se. Daqui para fora. Para bem longe do meu Porto. Para que vergonhas como a de ontem não se repitam.

Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira

Castigo justo, Castigo injusto

O Futebol Clube do Porto, mesmo jogando mais de uma hora contra dez, foi incapaz de se apurar para a final da Taça de Portugal, perdendo com o Benfica por 3-1.

Se, por um lado, os sócios e adeptos portistas, não mereciam minimamente isto que se passou, é importante relevar que quem (des)governa os destinos do nosso clube está a ter o castigo que merece.

Quem monta plantéis desequilibrados como os das últimas três temporadas, quem é incapaz de abrir os olhos e corrigir o que está mal, mesmo estando à vista de todos, quem esbanja dinheiro em jogadores de segunda categoria, quem paga comissões cada vez mais chorudas, quem, rapidamente, conduz o clube para o abismo financeiro, quem só aparece nas vitórias e se esconde nas derrotas, quem não paga os salários aos atletas das modalidades que não o futebol, quem tenta desesperadamente acabar com o ecletismo do clube, quem perde com tempo com processos judiciais merece o que está a acontecer.

O problema está nos milhares de portistas que pagam quotas, que compram lugares anuais ou bilhetes, que compram merchandising, que amam incondicionalmente o clube, sem esperar nada em troca, que abdicam de tempo com a família e os amigos, pelo clube, que não se concentram no trabalho ou na escola, em dia de jogo, que vivem o Porto, que respiram o Porto, que são Porto e que, de todo, não merecem isto.

A culpa não é dos jogadores, nem dos treinadores. É de quem os meteu lá. E esses, passam sempre, mas sempre, mas sempre impunes. E com os bolsos mais cheios.


Vamos continuar à espera.

Relatório de Emprestados. [11,12 e 13/04]


Bolat - Kayserispor 0 x 2 Rizespor: Jogou os 90min.
Caballero - Penafiel 3 x 0 Ac. Viseu: Suplente utilizado aos 61min.
Castro - Kasimpasa 1 x 1 Bursaspor: Jogou os 90min.
Djalma - Konyaspor 1 x 1 Besiktas: Jogou os 90min.
Iturbe - Hellas Verona 3 x 5 Fiorentina: Jogou os 90min e marcou 1 golo. NOTA - 8.5
Izmaylov - FK Qäbälä 0 x 0 AZAL Baku: Substituído aos 77min e recebeu 1 cartão amarelo.
Rolando - Inter 4 x 0 Sampdoria: Jogou os 90min. NOTA - 7.0
Tiago Rodrigues - Vitória de Guimarães 1 x 3 Belenenses: Jogou os 90 min e recebeu 1 cartão amarelo.
                                                                                                                                                     
                                                           Destaques individuais:

Iturbe: Penalty (0:45), Golo (1:20)


Notas atribuídas pelo "Who Scored ?". Podem ver os stats completos aqui. (Iturbe/Rolando)

Este post foi inspirado numa ideia do antigo blog Colunazul, o qual não existe mais.

[Liga Europa] Sevilha 4 - 1 FC Porto


Há jogos que simplesmente não dá para explicar, são maus. Maior parte destes jogadores sem raça, sem ambição, onde o que mais conseguem esta época são exibições miseráveis, não se pode culpa o treinador já. Obviamente que o Paulo Fonseca nos destruiu a equipa, mas este senhor que se vê na imagem, merecia mais, merecia muito mais desta equipa. Sente o clube como um adepto que é e certamente que ficou tão ou mais lixado (com f) do que nós. Esta gente que só anda ali por amor ao dinheiro, podiam ao menos ser profissionais e querer mostrar e justificar os milhões que ganham, mas como para eles é indiferente, o dinheiro cai na conta na mesma, estão se a marimbar.







Se houve algum aspecto positivo esse chama-se Ricardo Quaresma, perdeu bolas como sempre, tentou fazer fintas como sempre, quis levar a bola para casa como sempre, irritou-me com isto tudo aqui descrito como sempre, mas foi único a querer mostrar mais e a querer fazer mais. Marcou um golaço que com outra exibição da equipa ficaria para a história como um golo magistral, assim foi só um golo num jogo para não esquecer, mas para aprender a não repetir.
Ainda por cima foi o único a assumir que as coisas foram péssimas.
"Ricardo Quaresma deixou muitas críticas à exibição do FC Porto em Sevilha.
«Não entrámos bem. Temos de refletir. Não fomos Porto. Jogámos muito mal e merecemos a derrota. Não podemos entrar em jogo da maneira que entrámos. O que falhou? Foi a mentalidade. Foi uma vergonha o que fizemos hoje. Tínhamos equipa para ganhar ao Sevilha. Podíamos ter dado muito mais», afirmou o extremo em declarações à Sport TV."








Laterais: Mas eles ontem jogaram? O senhor 13M e o senhor 9M jogaram? Este jogo foi mais uma consequência do mau planeamento para esta época por parte da SAD. Não se pode querer atacar todas as frentes sem pelo menos 2 jogadores para cada posição e estes laterais são o espelho disso. O Danilo, no início ainda teve a concorrência do Fucile, ainda jogava alguma coisa e foi mostrando serviço, de há uns jogos para cá e também pelo cansaço tem vindo a piorar a passos largos. O Alex está irreconhecível, quem o viu e quem o vê. São os jogos a mais, é a falta de descanso, mas também é saber que não há alternativas reais para estes jogadores e que podem fazer a porcaria que querem que jogam sempre, a menos que haja algum castigo.

Meio-campo: Sem Fernando não é a mesma coisa, ai...o que será de nós para o ano se ele sair, até tenho medo...
Defour, fez o que pode e não pode a cobrir a parte defensiva do meio-campo e ainda tentou dar uma perninha na frente. Herrera e Carlos Eduardo, nem sei que diga. O mexicano não sabe decidir, não sabe fazer passes, o Carlos Eduardo não esteve lá simplesmente.

Varela: Já não há explicação para ele. Ora faz coisas de nos calar, ora merecia era ficar em casa a ver o jogo seguinte na TV. Ontem mais valia que tivesse ficado em casa.

Pois bem, não sei o que virá daqui para a frente, mas espero que ainda se consiga ganhar alguma coisa e façam uma exibição diferente da de ontem no galinheiro na quarta-feira.

Agora um ponto para falar da próxima época. Espero que deixem ficar o Senhor Luís Castro e o deixem preparar as equipas A e B como ele quiser, para se poder contar com todos jogadores quando eles são necessários. E já agora que lhe compensem as perdas de qualidade que ele vai ter no plantel e a ver se lhe dão reforços reais e nas posições que mais precisamos.

A Coerência do Catedrático do Futebol Português

Há um mito no futebol português. O mito de que o Sport Lisboa e Benfica tem um dos melhor treinadores do mundo. O mito de que Jorge Jesus é um catedrático e um José Mourinho em potência no futebol mundial. 

Após uma temporada em que o treinador benfiquista galgou um Inferno Dantesco  acabando prostrado e de joelhos perante Vítor Lúcifer Pereira, é do domínio público que foi Luís Filipe Vieira a dar o corpo às balas para segurar o treinador e com isso evitar o pagamento de uma choruda indemnização ao treinador que quase tudo ganhou em 2013.

Desde o início da presente temporada iniciou-se uma autêntica campanha para reabilitar a imagem do catedrático junto dos seus adeptos. A primeira demonstração disso foram os incidentes de Guimarães em que o mesmo treinador que grita e agride outros jogadores foi fazer festas aos elementos das autoridades para "proteger" adeptos benfiquistas. 

Reconquistada a manada surgiu a necessidade de fazer esquecer a imagem de arrogância bacoca a que Jorge Jesus nos habituou ao longo de quatro anos à frente do Benfica. Tem sido possível observar ao longo dos últimos meses um sem fim de intervenções de Jorge Jesus de uma humildade tão forçada que se torna divertida. Nesse contexto e a título exemplificativo deixo três afirmações de Jorge Jesus todas elas do passado mês de Março prova da falta de coerência e da falsa modéstia do treinador em questão:


Primeiro a 7 de Março frente ao Quarto classificado do Campeonato, o Estoril, Jorge Jesus fez justiça a enunciar o seu adversário como a quarta melhor equipa do Campeonato. Até aqui, tudo bem.


Cerca de uma semana depois, no dia 16 de Março e na antevisão do jogo frente ao Nacional da Madeira do "amigo de longa data" Manuel Machado, Jorge Jesus considera o Nacional a quarta melhor equipa do campeonato. Estranho...


Por fim e duas semanas depois, a 30 de Março, na ante-visão do jogo frente ao SC Braga Jesus considera esta equipa a quarta equipa mais forte do Campeonato. Tanta humildade Jesus... quem te viu e quem te vê! Estamos todos convencidos... ou não.


Nós não esquecemos Jesus, nem tão pouco tu consegues esconder aquilo que és. E para que não fique esquecido o Mística do Dragão faz questão de avivar a memória de todos daquilo que realmente O Catedrático é capaz de fazer.









Nós não esquecemos!

#somosporto

Relatorio de Emprestados. [04,05 e 06/04]


Bolat - Kayserispor 1 x 2 Besikitas: Jogou os 90min.
Caballero - Penafiel 3 x 0 Tondela: Suplente utilizado aos 70min e marcou 1 golo.
Castro - Kasimpasa 2 x 2 Gaziantepspor: Jogou os 90min.
Djalma - Konyaspor 1 x 1 MP Antalyaspor: Substituído aos 90min, marcou 1 golo e recebeu 1 cartão amarelo.
Iturbe - Hellas Verona 1 x 0 Chievo: Jogou os 90min. NOTA - 7.1
Izmaylov - FK Qäbälä 0 x 1 Khazar: Não convocado.
Rolando - Inter 2 x 2 Bologna: Jogou os 90min. NOTA - 5.3
Tiago Rodrigues - Vitória de Guimarães 1 x 3 Estoril: Substituído aos 81min.
                                                                                                                                                     
                                                           Destaques individuais:

Caballero: Golo (2:19)

Djalma: Golo (0:00)

Rolando: Erro que deu golo ao adversário (1:36)


Notas atribuídas pelo "Who Scored ?". Podem ver os stats completos aqui. (Iturbe/Rolando)

Este post foi inspirado numa ideia do antigo blog Colunazul, o qual não existe mais.

[Liga Zon Sagres] FC Porto 3-1 Académica












Uma boa primeira parte, uma equipa recheada de "caras novas" e um resultado bem menos escasso do que é habitual esta temporada. Resumindo, um bom "jogo treino" e mais uma oportunidade para Luís Castro somar alguns pontos e conquistar a confiança dos Portistas. 
O FC Porto quase conseguiu reduzir à categoria de espectador a equipa da Académica de Coimbra, durante a primeira parte, pelo caminho Ghilas e Jackson foram os protagonistas maiores de três golos demonstrando que em nada são incompatíveis mesmo no 4-3-3 de Luís Castro.
Na segunda parte a Académica ainda conseguiu assustar com um bom golo de Marcos Paulo, mas não passou disso porque na baliza mora um Gigante chamado Fabiano.


  • Fabiano: Não fosse uma exibição tão inspirado do Brasileiro e talvez os números do jogo fossem diferentes. Uma mão cheia de grandes intervenções que por duas vezes causaram calafrios. Seguro entre os postes, cada vez mais confiante a sair dos mesmos e está a demonstrar que não é uma mera alternativa a Helton. É sim um alto candidato a titular. 
  • Herrera: Sobretudo na primeira parte, demonstrou mais futebol do que em largos meses estas temporada. Já não parece aquele jogador tosco que só sabe ganhar a bola à custa do encosto ou então em velocidade. Inteligente, a decidir rápido e muito bem a construir jogo. Não deixa de ser impressionante a velocidade do jogador que é claramente acima da média relativamente à maioria dos médios que vemos no Futebol.
  • Ghilas: Durante a primeira parte, sozinho, foi capaz de colocar toda a defesa adversária em sentido. Um passe estupendo no primeiro golo, e um golo bestial no 2-0. Não é extremo, mas está cada vez mais confortável na posição desempenhando um papel de Avançado Interior que mesmo assim consegue ainda dar largura ao jogo da equipa. Merece, e cada vez mais, a titularidade.
  • Jackson: Porque esteve nos três golos, porque atirou para trás das costas o fantasma das grandes penalidades com um tento certeiro, e porque quando lhe são dadas as oportunidades é o Jackson que todos conhecemos: Um goleador nato! Vai ser difícil não ter saudades de um Ponta de Lança assim.
  • A rotação: Se a semana passada criticava Luís Castro pela falta de coragem em fazer alguma rotatividade e dar minutos a jogadores diferentes hoje a resposta foi à altura. Com Quaresma no banco e Herrera, Quintero e Ricardo a assumir a titularidade hoje alguns dos protagonistas da equipa tiveram a oportunidade de dar algum descanso às pernas. A aposta - espera-se - deve ser para continuar e pode realmente ser um factor decisivo pelo menos enquanto o Sporting colocar em sentido o Benfica na luta pelo primeiro lugar. De qualquer forma e fica a nota, Ricardo, Victor Garcia, Quino e o Rafa deviam chegar e sobrar para permitir mais minutos de descanso a Varela.








  • A segunda parte: Se a primeira parte foi do melhor que se viu durante esta temporada no Dragão, a segunda foi mais do mesmo. Como o próprio Luís Castro admitiu - mais uma vez bem no discurso  - a equipa começou a pensar em Sevilha cedo demais e as intervenções do treinador não foram hoje tão felizes como no passado recente. 
  • Abdoulaye: Não se podem dar um metro de avanço ao adversário em frente à meia lua. Com isso Marcos Paulo conseguiu tirar o coelho da cartola e lançar uma desmotivada da Académica para uma segunda parte com mais intensidade e por consequência mais desgastante. Não há porque complicar o que é simples e Abdoulaye tende a ligar o complicometro. A nota negativa vai para ele não pelo lance do golo em particular, porque aí não foi o único a falhar, mas sim pelo conjunto da exibição. Se em Fevereiro parecia que a experiência em Guimarães havia permitido ao jogador amadurecer parece agora que recuou no tempo.
  • Quaresma e Josué: Passaram os dois ao lado do jogo. Entraram na pior fase da equipa e não foram capazes de agitar as águas. No lugar disso foram tentando inventar o que não havia para inventar contribuindo para a desorganização da equipa.

Quinta-feira joga-se a Liga Europa, o objectivo está traçado e muito bem definido. Esta competição pode ser a "salvação" de uma época desastrosa mas é preciso ter consciência do caminho que falta percorrer.

 #somosporto

[Liga Europa] FC Porto 1 - 0 Sevilha




Não tenho memória de uma equipa do FC Porto tão bipolar como a versão 2013/14. É caso para dizer que há um FC Porto das Taças e um FC Porto do Campeonato. Quando é que a equipa que ontem entrou em campo perdia com Nacional, Marítimo ou até Estoril e Sporting? Mesmo assim uma segunda parte à quem das expectativas é o alerta de que nem tudo está ultrapassado.
Com a toalha atirada ao chão no campeonato resta acreditar que haverá doravante o discernimento de apostar devidamente nas taças e fazer os possíveis e impossíveis para tentar amealhar mais duas ou três taças até ao fim da época.

Falando do jogo propriamente dito, pecou pelo resultado que foi curto, curtinho, curtíssimo! E foi uma pena não ter dado para mais porque de facto era o mais justo. Quaresma passou de novo de vilão a herói e alistou-se oficialmente na lista de espera para o Panteão do FC Porto com uma afirmação no mínimo pragmática. Mangala vai cada vez mais merecendo a braçadeira que lhe vem sendo entregue e Reyes, quem diria(!), continua a crescer e marcar passo.


  • A dupla de centrais: Numa época em que venho criticando jogo após jogo a ineficácia, a desconcentração e o perdularismo das duplas de centrais que alinham pelo Porto é caso para dizer que pela primeira vez começa a emergir uma dupla capaz de dar alguma confiança aos adeptos apesar da tenra idade. Mangala e Reyes são opostos perfeitos que se complementam muito bem. A força e a intensidade face a inteligência e cultura táctica. Será uma pena não ter a oportunidade de ver esta dupla crescer junta durante mais uma temporada mais dificilmente os tubarões deixarão Mangala ficar mais um ano no Dragão.
  • Defour: Está a atravessar provavelmente o melhor momento de azul e branco. A encher o meio campo a incutir velocidade. É um jogador diferente quando não tem tantas preocupações defensivas, é mais vertical e menos horizontal. Por outro lado continuamos sem perceber se Defour beneficia mais de jogador ao lado de um jogador mais físico como Herrera, um puro dez como Quintero, ou um jogador intermédio como Carlos Eduardo e Josué.

  • Fernando e um vermelho desnecessário: Se nos quiseram fazer a cama e privar de dois dos nossos mais valiosos jogadores porque é que lhes facilitaste a tarefa Fernando? Vermelho infantil e desnecessário. Não é o primeiro...
  • Uma segunda parte à Fonseca: Quando a primeira parte deixou água na boca, quando parecia eminente o arranque para a goleada eis que na segunda parte é completado um glorioso anti-climax. Acabou-se a criatividade, a energia e até a vontade. A equipa deixou de conseguir ameaçar, pelo menos actuando em bloco, e só rasgos de criatividade foram ameaçando Beto que diga-se fez uma bela exibição.
  • As bolas paradas: Quaresma parece que é agora o Sumo Pontífice da marcação de qualquer bola parada possível e imaginável excepção feita talvez aos pontapés de baliza em que ainda quem reina é Fabiano. O Cigano anda com o pé quente mas quando está num jogo "não" é certo que não importa o número de tentativas o resultado tenderá a ser sempre o mesmo. Quintero tem talento, Danilo também o tem. É hora de dar a oportunidade os "miúdos" e permitir que mostrem o que valem.
  • A exaustão nas laterais: Nem Danilo ou Alex Sandro que "gritam" por descanso, nem Quaresma ou Varela que não tem energia para fazer de lateral e de extremo permitem nesta altura que o FC Porto garanta 90 minutos de grande intensidade a jogar pela linha. Se ao centro a equipa ainda se está a tentar encontrar as laterais já demonstraram que sozinhas não fazem milagres.



Relatório de Emprestados. [29, 30 e 31/03]


Bolat - Kayserispor 3 x 0 Antalyaspor: Jogou os 90min.
Caballero - Penafiel 1 x 1 Moreirense: Suplente utilizado aos 79min.
Castro - Kasimpasa 3 x 0 Erciyesspor: Jogou os 90min.
Djalma - Konyaspor 0 x 0 Galatasaray: Substituído aos 90min.
Iturbe - Hellas Verona 3 x 0 Genoa: Substituído aos 69min e fez 1 assistência - NOTA: 7.9
Izmaylov - FK Qäbälä 0 x 3 Karabakh: Suplente não utilizado.
Rolando - Inter 2 x 2 Livorno: Jogou os 90min - NOTA: 6.9
Tiago Rodrigues - Vitória de Guimarães 1 x 0 Sporting: Suplente utilizado aos 63min e recebeu 1 cartão amarelo.
Walter - Fluminense 0 x 1 Vasco: Substituído aos 61min.
                                                                                                                                                     
                                                           Destaques individuais:

Iturbe: Assistência (1:55)




Notas atribuídas pelo "Who Scored ?". Podem ver os stats completos aqui. (Iturbe/Rolando)

Este post foi inspirado numa ideia do antigo blog Colunazul, o qual não existe mais.