Menos Manha, menos...



Não é, nem será apanágio deste Blog a publicação de crónicas escritas por adeptos de outros clubes em jornais como A'Merda, por exemplo. Contudo, neste caso vamos ter de abrir uma excepção, pois a crónica que vão ver de seguida foi escrita por um Jornalista (não o considero como tal, mas pronto).

Nada mais nada menos que um 100% ANTI-PORTISTA, que dá pelo nome de João Querido Manha.

Em jeito de introdução, deixo este delicioso vídeo:



E já agora, mais este..OS COMENTÁRIOS QUE ELE E O VALDEMAR < "MOURO DA CABEÇA AOS PÉS" > DUARTE FIZERAM NESTE JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL ENTRE O BELENENSES E O  FC PORTO FOI QUALQUER COISA INQUALIFICÁVEL, COMPLETAMENTE SEM VERGONHA, ELES JÁ NEM SE PREOCUPAM EM DISFARÇAR!

Ouçam lá por vocês mesmo a alegria com que ele berra os penaltys do Belenenses, comparado com os do FC Porto.. apesar de durante o próprio jogo ter sido pior! :)))



Vá, agora a crónica:

A Coreografia

A imagem de um jogador de futebol, com barba à Che Guevara, lendo um comunicado à frente de um grupo de companheiros trajados entre a ganga de grife e o capuz de guerrilheiro, levou-me de volta a 1986 e ao nunca esclarecido "Caso Saltillo", quando também uma equipa com muita responsabilidade transferia para um discurso revolucionariamente desculpabilizante e demagógico as culpas de excessos e faltas de profissionalismo de alguns deles.
Quase 25 anos depois, impressiona como os mesmos tiques populistas e a mesma lógica empírica de desafios à honra da família e de apelos às armas continuam a ter lugar na estratégia de equipas lideradas e preparadas por cientistas e catedráticos em metodologias de treino, sem esquecer os psicólogos e os gestores de imagem.
Impressiona que para aglutinar um grupo em torno de um objetivo há meses definido, embora sem contar incidentes de percurso como os que condenaram Hulk e Sapunaru, seja necessário recorrer ao folclore das claques, a que alguns repórteres mais parolos adoram chamar de "coreografia".
E, claro, também impressiona que, passado tanto tempo, não tenha havido coragem para um pedido de desculpa dos prevaricadores, nem que fosse na peculiar maneira de Sá Pinto. Impressiona que se assumam como naturais as agressões a pessoas externas ao terreno de jogo (stewards, apanha-bolas, jornalistas, bombeiros, espectadores), dentro da lógica de quadro de castigos próprio do calor da luta de igual para igual com adversários e não de uma disciplina adequada a comportamentos aberrantes, intoleráveis numa sociedade moderna.
Os de Saltillo, incluindo muitos ídolos de todos nós, também nunca se deram ao trabalho de pedir desculpa, insistindo sempre (e para sempre) numa lógica de superioridade moral sobre os compatriotas, os adeptos, a quem tinham dececionado tão profundamente. Pensavam que, dentro das quatro linhas, dariam, a "resposta", mas cedo se lhes molhou a pólvora, tendo acabado muitos por desperdiçar prematuramente anos preciosos de carreiras internacionais.
Em linha com célebres revoltas contra inimigos de estimação em outras fases periclitantes de diversos campeonatos destas três décadas, a encenação dos jogadores do FC Porto corre os mesmos riscos da revolta de Saltillo. Alija responsabilidades, mas não resolve o essencial. Preserva a impunidade de dois jogadores com pesados currículos disciplinares, mas não elimina a dependência dos resultados.
Responder jogo a jogo com as suas obrigações é o trabalho dos profissionais da bola, cujo peso é pago em ouro ainda antes de apresentarem resultados. Serem campeões num clube grande é o dever de todos, sem precisarem de motivações ou incentivos extraordinários, seja em ainda mais ouro, seja em perigosas proclamações de guerrilha urbana.

João Querido Manha in Record, 23 de Fevereiro de 2010

--

Depois disto, alguem me diz como este gajo ainda é jornalista? Ainda se exercesse a profissão na da BenficaTV ainda compreendia..

Só me apetece dizer mais isto..

- João, Querido, porque não vais prá ganda puta que te pariu? Volta pó buraco cabrão de merda!

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. que post lindo, subscrevo todo este texto!

    ResponderExcluir
  2. Este blog e o maior...mas maior que o blog so a frase João, Querido, porque não vais prá ganda puta que te pariu? Volta pó buraco cabrão de merda!

    ResponderExcluir
  3. Os estrebuchar do manha revela o seu incómodo!
    Vamos depenar esta liga!
    SOMOS PORTO

    ResponderExcluir