Caso Meyong v2 .. ou não

 


Chegou-me aos ouvidos a hipótese do Benfica vir a perder 9 pontos pela utilização indevida do jogador Alan Kardec. Parece que é o tema do dia hoje, em Braga. Na Comunicação Social ainda não vi nada, mas a isso já estámos habituados.

A situação é a seguinte:

- http://www.zerozero.pt/jogador.php?edicao_id=0&epoca_id=138&id=34613&op=zoomstats&tpstats=club

- Alan Kardec jogou o seu último jogo pelo VASCO no dia 2009-08-29

- Alan Kardec jogou o seu último jogo pelo INTERNACIONAL no dia 2009-11-01

- Alan Kardec jogou o seu primeiro jogo pelo BENFICA no dia  2010-01-24

- Resumindo: jogou por 3 clubes na época desportiva de 2009/2010
- Nos regulamentos está: "Artigo 5º

3. Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes." 
( http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/DOCS/REGULAMENTOS/CO393%20reg.estatuto%20e%20transf.jogadores.pdf )

Não sendo eu NADA entendido em questões jurídicas, a questão é a seguinte: o que é levado em conta nestas situações será o ano civil ou a época desportiva?

Pelo ano civil, ele jogou em 2 Clubes no Brasil e 1 Clube em Portugal..já pela Época Desportiva (de Agosto a Maio) jogou por 3 Clubes - Vasco, Internacional e Benfica.


Actualização I: FELIPE MENEZES



3 clubes no ano de 2009. Agora, digam-me qual é a diferença entre o MENEZES e o EDIMAR

" O defesa-esquerdo, cedido pelo Cruzeiro, já jogou, em 2008, pelo Tupi e Ipatinga. Em ambos os casos emprestado pelo Cruzeiro. De acordo com a FPF, a cedência ao Sp. Braga, para a época de 2008/09, é a continuação do ano desportivo. A CBF, por seu lado, entende que se trata de uma nova época. Perante as dúvidas, Jorge Jesus não convocou o defesa-esquerdo e aguarda pela decisão da FIFA. "

Para mim, a questão será a seguinte: 

Kardec jogou por 3 clubes na mesma Época Desportiva
Menezes jogou por 3 clubes no mesmo Ano Civil

Alguns dos dois terá de estar irregular..ou não..

Actualização II:

Afinal não há irregularidades. Realmente, era muito pouco provável haver alguma irregularidade, visto que ambos os jogadores jogaram não só nas Competições Nacionais, como nas Competições da UEFA.

Esclarecido pelo Thiago:

" Edimar em 2008 tinha contrato com o Cruzeiro e foi emprestado ao Tupi e ao Ipatinga. Ou seja quando chegou ao Braga em 2008 nesse mesmo ano já tinha tido contrato com 3 clubes e jogado por 2 (Tupi e Ipatinga) logo não podia ser inscrito por um 4º clube nesse mesmo ano.

Felipe Menezes antes de chegar ao Benfica tinha tido contrato e jogado por dois clubes no Brasil em 2009 (Paulista e Goais). Jogou também pelo Benfica em 2009 e é aqui que eles alegam que foi cometida uma infracção ao regulamento de transferências mas estão completamente errados. A Lei permite que em caso de transferência entre dois clubes de confederações diferentes e em que o inicio de época não seja coincidente esse jogador pode jogar por um 3º clube nessa época.
Alan Kardec a situação é exactamente igual a do Felipe Menezes assim como também é idêntica ao jogador Rafael Bastos do Braga e Hulk na época passada. "

Base das informações:

Kardec: AQUI e AQUI
Felipe Menezes: AQUI e AQUI

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

17 comentários

  1. A época desportiva do Brasil tem inicio diferente da de Portugal logo isso é ignorado.
    Parece que este ano nem na secretaria..

    ResponderExcluir
  2. Vejam lá pode ser que ainda ganhem alguma coisa na... secretaria....lol

    ResponderExcluir
  3. 1) 1 de Julho a 30 de Junho – Época desportiva europeia (UEFA)
    2) 1 de Janeiro a 31 de Dezembro – Época desportiva Sul Americana (CONMEBOL)

    3) LEI FIFA - Os jogadores podem ser registadas com um máximo de três clubes durante uma
    época. Durante este período, o jogador só será elegível para jogar partidas oficiais
    por dois clubes. Como excepção a esta regra, um jogador que se transfira entre dois clubes
    pertencentes a associações com épocas sobrepostas (isto é, início da temporada em
    Outono / Verão ao contrário de Inverno / Primavera), podem ser elegíveis para jogar
    jogos oficiais num terceiro clube durante a época em causa.

    No caso do Felipe Menezes e sendo uma transferência entre clubes de confederações diferentes aplica-se a excepção á regra existente no regulamento da FIFA. Como excepção a esta regra, um jogador que se transfira entre dois clubes pertencentes a associações com épocas sobrepostas (isto é, início da temporada em Outono / Verão ao contrário de Inverno / Primavera), podem ser elegíveis para jogar jogos oficiais num terceiro clube durante a época em causa.
    Em 2009 o Felipe Menezes jogou por dois clubes Brasileiros (CONMEBOL) e um Português (UEFA). A lei permite a inscrição por três clubes diferentes, portanto até aqui não há qualquer infracção ao regulamento. Jogou jogos oficiais pelos três clubes, ora aqui já haveria infracção caso os três clubes fossem da mesma confederação porque somente seria aplicado, Os jogadores podem ser registadas com um máximo de três clubes durante uma
    época. Durante este período, o jogador só será elegível para jogar partidas oficiais por dois clubes. Mas não é esse o caso tendo de ser aplicado a excepção, Como excepção a esta regra, um jogador que se transfira entre dois clubes pertencentes a associações com épocas sobrepostas (isto é, início da temporada em Outono / Verão ao contrário de Inverno / Primavera), podem ser elegíveis para jogar jogos oficiais num terceiro clube durante a época em causa.

    No Caso do Edimar a FPF não aceitou a sua inscrição somente por este jogador não cumpria os requisitos acima mencionados, ou seja, o jogador chegou a Portugal em 2008 vindo do Brasil onde nesse mesmo ano já tinha tido contrato com três clubes Brasileiros (Cruzeiro, Tupi e Ipatinga) tendo jogado em dois deles por empréstimo do Cruzeiro. Ora se em 2008 já tinha três contratos não poderia ser aceite o registo de um quarto contrato na mesma Época.

    As datas que mencionam do regulamento da Liga de Clubes (01/07 a 30/06) só se aplicam em transferências entre clubes da mesma confederação e calendário desportivo igual, não sendo relevante para estas transferências. Aliás se tiverem paciência vão poder verificar que na Liga Portuguesa existem situações idênticas há do Menezes aos magotes.

    ResponderExcluir
  4. André, creio que a questão já foi aqui esclarecida. Sendo transferências entre associações com calendários diferentes a regra não se aplica. Foi o que aconteceu por exemplo com Hulk, este sim, alvo de manobras de secretaria na presente época.

    Zé do Boné

    ResponderExcluir
  5. Edimar em 2008 tinha contrato com o Cruzeiro e foi emprestado ao Tupi e ao Ipatinga. Ou seja quando chegou ao Braga em 2008 nesse mesmo ano já tinha tido contrato com 3 clubes e jogado por 2 (Tupi e Ipatinga) logo não podia ser inscrito por um 4º clube nesse mesmo ano.

    Felipe Menezes antes de chegar ao Benfica tinha tido contrato e jogado por dois clubes no Brasil em 2009 (Paulista e Goais). Jogou também pelo Benfica em 2009 e é aqui que eles alegam que foi cometida uma infracção ao regulamento de transferências mas estão completamente errados. A Lei permite que em caso de transferência entre dois clubes de confederações diferentes e em que o inicio de época não seja coincidente esse jogador pode jogar por um 3º clube nessa época.
    Alan Kardec a situação é exactamente igual a do Felipe Menezes assim como também é idêntica ao jogador Rafael Bastos do Braga e Hulk na época passada.

    ResponderExcluir
  6. Isto é só de uma busca rápida pelos planteis de algumas equipas da liga sagres. Tudo casos idênticos, ou melhor não casos:

    Nacional

    http://www.zerozero.pt/jogador/clebao/actual/estatisticas/139/zoomstats/102851

    http://www.zerozero.pt/jogador/alex_bruno/actual/estatisticas/139/zoomstats/23302

    http://www.zerozero.pt/jogador/pedro_oldoni/actual/estatisticas/139/zoomstats/32330


    Maritimo

    http://www.zerozero.pt/jogador/kleber/actual/estatisticas/139/zoomstats/89142

    http://www.zerozero.pt/jogador/yuri/actual/estatisticas/139/zoomstats/62758

    http://www.zerozero.pt/jogador/rafael_miranda/actual/estatisticas/139/zoomstats/32238

    Paços Ferreira

    http://www.zerozero.pt/jogador/ciel/actual/estatisticas/139/zoomstats/73768

    Leiria

    http://www.zerozero.pt/jogador/jean_batista/actual/estatisticas/139/zoomstats/84942

    Guimaraes

    http://www.zerozero.pt/jogador/bruno_teles/actual/estatisticas/139/zoomstats/31458

    http://www.zerozero.pt/jogador/renan/actual/estatisticas/139/zoomstats/37818

    ResponderExcluir
  7. Caso Meyong ..afinal como foi..?!

    Bem também arranjaram papéis falsos PARA JOGAREM NA LIGA. O FARENSE E OUTROS A QUE SE LIXARAM

    ResponderExcluir
  8. Caro RFM, o caso do Meyong é muito simples.
    O Meyong antes de assinar pelo Belenenses já tinha jogado por 2 clubes Espanhois. Como Espanha tem um época desportiva igual a Portuguesa não se pode aplicar a execpção já mencionada para Menezes, Kardec, Rafael Bastos e Hulk precisamente porque essa exepção só é aplicada aquando tranferências em que os dois clubes tem inicio e fim de épocas sobrepostas.

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos. O vosso blog foi adicionado aos links do nosso (http://odiabodeazul.blogspot.com).
    Quanto a este assunto, depois de ler os comentários, fiquei esclarecido!
    Saudações desPORTISTAS!

    ResponderExcluir
  10. Parece-me que isto é uma não notícia. E claro, esqueceram-se do mesmo caso que aconteceu com o Hulk. É a célebre isenção, ou a falta dela...

    ResponderExcluir
  11. Meus caros:
    o que se passa é simples de explicar; a FIFA para jogadores que se transfiram de campeonatos cujo início (e obviamento término)se processem em alturas do ano diferentes(como neste caso o campeonato brasileiro e o portugues), os jogadores são permitidos jogar por um terceiro clube. Aqui não há irregularidade alguma. cumprimentos azuis e brancos.

    ResponderExcluir
  12. Exacto. Essa é a diferença do Kardec, do Menezes ou do Hulk para o Meyong (que vinha do campeonato Espanhol, que se rege pelo calendário da FIFA, tal como Portugal).

    ResponderExcluir
  13. boas...sou sportinguista mas venho aki com o mm respeito com k visitam os nossos blogues. axo k deveriam fazer alguma pressão também, porque a confirmar-se esta situação, o jogo no dragão seria decisivo para a atribuição do 2º lugar k estaria assim em disputa com o clubezeco encarnado. infelizment o braga nao tem a força necessária para fazer rolar um caso destes... saudações

    ResponderExcluir
  14. Sr. Tiago, mas rolar um caso destes como? ainda não compreendeu, apesar das inúmeras explicações, que isto é um não-caso? é tal a fuçanguice...

    ResponderExcluir
  15. Tiago

    Mas afinal vendo o regulamento da FIFA que é Mundial nada encontrei (o) de descriminatório sobre continentes ou campeonatos. Diz sim. épocas e datas de ano civil.
    Tenha para mim que isto pode ter pano para mangas. Cada um lê ao seu jeito e se fosse os slb..hui..o que eles gritavam e levavam logo tudo para a FIFA etc como fizeram com o fcp masi o V. Guimnarães.
    Se li mal..?!.eu não vejo cotas para Países ou campeonatos. Vejo leis com universalidades.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Fica aqui o exemplo do Hulk aquando da sua transferência para o Porto.

    Jogou em dois clubes japoneses, Tokyo Verdy e Kawasaki Frontale, em 2008 e foi contratado para o Porto em 2008. O mesmo que se alega em relação ao Kardec e Menezes... Sendo que a FIFA afirmou o ano passado não existir qualquer infração das regras aquando do caso Hulk levantado na altura pelos adeptos benfiquistas.

    ResponderExcluir