Pinto da Costa: "Sócrates quase pôs o Benfica como clube do regime"

Pinto da Costa deu hoje uma entrevista ao i. Aqui ficam os links para lerem essa entrevista na íntegra, assim como algumas declarações mais "sonantes".




Falou-nos também da estabilidade económico-financeira como um dos seus desafios para o próximo mandato. Tem alguma explicação para o facto de Fernando Gomes, o responsável por essa área, ter saído da administração da SAD do FC Porto?

Não, não tenho. Ele a mim disse-me que estava cansado, que ia descansar seis meses. Felizmente, descansou mais rápido do que previa porque cessou funções na SAD em Fevereiro e em Março já era candidato à presidência da Liga de Clubes. Saiu contra a minha vontade, mas é uma decisão que tenho de respeitar. Não quero ninguém forçado nem desmotivado a trabalhar no FC Porto. Ele até usou uma frase que é minha: na primeira reunião que eu fiz como presidente, há 28 anos, entre muitas coisas, eu disse que só ficaria enquanto ao acordar me sentisse satisfeito por ir servir o FC Porto. E ele disse-me que já não sentia prazer nem motivação para vir trabalhar na SAD. Tenho de respeitar a sua vontade e a única coisa que espero é que, se ele for presidente da Liga, tenha a mesma motivação que teve nos nove anos que trabalhou no FC Porto.

Como se mantém a competitividade de uma equipa de futebol que se quer mais forte com essa contenção dos custos?

Talvez rentabilizando melhor os investimentos feitos. Se há ano em que fomos felizes com as contratações, foi este: ninguém põe em dúvida que o Falcao é um super-reforço. O Álvaro (Pereira) idem, o Rúben Micael e o Silvestre Varela a mesma coisa e o Belluschi já todos reconhecem hoje que de facto é um talento. Haverá a excepção do Prediger, que não se adaptou, mas também porque não teve oportunidades.
___________________________________________________________________________________




Os partidos estão centralizados...

O problema não é esse... Quando Assis, que é um homem do Norte, que já foi presidente da Câmara de Amarante e conhece as dificuldades da região, acha que o Rui Rio é bom candidato porque está bem visto em Lisboa, é óbvio que não há que esperar nada dos actuais partidos em termos de regionalização ou autárquicos: o que é que a Câmara do Porto podia esperar dos candidatos às últimas eleições?


 
O FCP é incómodo porque inverte a lógica centralista do país?

Não me posso esquecer que no dia em que o FCP jogou com o Benfica a final da taça da cerveja (Taça da Liga ou Carlsberg Cup), o primeiro-ministro veio desejar publicamente a vitória do Benfica. Naturalmente que ele não tem nada contra o FCP, até porque ele nasceu no Porto, embora se diga que é de Castelo Branco. Ele tem bom relacionamento comigo, aliás, até tenho simpatia por ele. Agora, veio quase pôr o Benfica novamente no papel de clube do regime. Estou curioso para ver quantos ministros e secretários de Estado vão estar no Estádio da Luz no domingo.
___________________________________________________________________________________


E a questão do técnico da próxima época já está resolvida ou está ainda em discussão?

Não está em discussão sequer. O técnico tem contrato para o ano, só os adjuntos é que não têm. Como sempre, com ou sem contrato, só no final das épocas se decide isso. Tem sido sempre assim! Posso garantir-lhe que nunca falei sobre isso com o Jesualdo, nunca falei com nenhum hipotético treinador, nem nunca falei com algum colega da direcção. No final da época vamos conversar.

Como faz o balanço desta época futebolística?

Toda a gente sabe que a época foi profundamente marcada pelos túneis, por muito que custe ao senhor António [Pedro Vasconcelos] do Trio d'Ataque e a outros analistas. Esta época não pode ser vista à margem do que se passou tanto no túnel de Braga como no da Luz. Basta ver os resultados que a nossa equipa fez desde que o Hulk regressou: nunca mais deixámos de ganhar.

Já pensou nos reforços da equipa para a próxima época?

Temos previstos pequenos reajustamentos. Queremos contratar poucos jogadores, porque entendemos que o principal será recuperar os que tiveram azares. Não podemos esquecer que o Varela se lesionou com gravidade, o Cristián Rodríguez esteve lesionado uma volta completa, o Mariano a mesma coisa... Precisamos de recuperar esses jogadores e tirar rendimento deles, bem como de outros que neste final de época estão a revelar-se grandes valores do plantel, como são os casos do Belluschi e do Guarín.

O FC Porto tem reconhecidamente uma boa escola de formação. Não pensa que podia aproveitar melhor alguns jovens valores que estão emprestados a outras equipas?

Para o ano, o Ukra, por exemplo, já está decidido que vai ficar no plantel. Os técnicos é que avalizam quem fica. Nenhuma direcção manda um jogador embora se o técnico os quiser, até porque é mais fácil ficar com os nossos.

___________________________________________________________________________________


Nuno André Coelho, defesa-central de 24 anos ligado desde muito jovem ao FC Porto, vai permanecer no plantel sénior dos dragões durante a próxima temporada (2010/2011), apurou o DN.

Independentemente de quem vier a ser o treinador dos azuis e brancos na próxima época, Jesualdo Ferreira ou, eventualmente, outro técnico, Nuno André Coelho continuará a representar a principal equipa portista no primeiro escalão do futebol português.

Acho muito bem..aliás, não sei porque é que ele teve menos oportunidades que o Maicon, mas ok...
___________________________________________________________________________________


Jesualdo Ferreira promoveu três alterações para o último jogo do campeonato, fazendo regressar Falcao, Nuno André Coelho e Addy para os lugares de Bruno Alves, Raul Meireles e Fucile. O FC Porto visita a União de Leiria já este sábado, às 19h15, no Estádio Magalhães Pessoa.

Os Dragões concluíram a preparação do encontro, referente à 30.ª jornada da Liga, esta sexta-feira, no Olival, sendo que Helton voltou a fazer treino integrado condicionado.

Quanto a Mariano, Varela e Rúben Micael, permanecem em tratamento.

Lista de convocados: Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Hulk, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Nuno André Coelho, Farías, Tomás Costa, Miguel Lopes, Addy, Beto, Fernando, Orlando Sá e Nuno.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Se fores ver a noticia no jornal I e leres os comentários a seguir à noticia perceberás duas coisas.
    Uma é que os benfiquistas falam de uma maneira sobre este homem que dá para perceber que ainda têm muito medo dele.
    A outra coisa que se pode perceber é que este homem vende e sempre que ele dá uma entrevista, o canal ou jornal ou rádio onde ele fale, as audiências e as vendas disparam.
    Mas ainda há quem diga que ele está "morto".
    Está está. Está tão morto que até come miúdas de 23 anos. É preciso estar muito bem fisicamente para ter a pedala e acuidade mental ele tem, por isso, por muito que lhe desejem a morte ele está para dar e durar.
    Não o quero eternamente no FC Porto mas por mim pode ficar mais este mandato e até mais um próximo, depois acho bem que se retire e dê o lugar a outro.
    Que saiba quando sair, resumidamente.

    ResponderExcluir