Actualidade Portista #11

Labaredas: Marienfeld: 50º 53’ N 6º 44’ E

A televisão pública ainda não se deslocou ao estágio que o FC Porto se encontra a realizar em Marienfeld, na Alemanha, nem sequer enviou equipa de reportagem ao jogo com o SC Preussen. O Labaredas estranha, mas dispõe-se a ajudar a RTP a cá chegar.

Caríssimos, o Dragão está no Klosterpforte Hotel, em Marienfeld, localidade na zona de Harsewinkel e Gutersloh. Apareçam! Encontram as coordenadas no título. É fácil! Ou será que os vossos GPS só reconhecem as rotas para Evians-les-Bains e Nyon? Ou, pior ainda, nem sequer se deram ao trabalho de marcar o estágio do FC Porto na vossa agenda?


in Labaredas FC Porto


Jesualdo quer levar Fucile

O Málaga, clube espanhol treinado por Jesualdo Ferreira, está apostado em contratar Fucile. A notícia foi avançada pelo “Diario Sur” e, segundo essa publicação, o FC Porto só libertará o seu polivalente lateral por uma verba a rondar os 7 milhões de euros.

Fucile, recorde-se, foi o primeiro jogador contratado por Jesualdo Ferreira, quando o professor assumiu o comando técnico do FC Porto. A relação entre os dois sempre foi boa e Fucile já mostrou interesse em deixar o Dragão.

in Record

-------------------------------------

Este Jesualdo é fino! Escolhe logo o Fucile..também temos por aqui Tomás Costa, Prediger, Rentería..de certeza que não queres nenhum destes? :))


Moutinho está firme num esboço tremido 
Só há um jogador que parece garantido

Uma semana depois, Moutinho está mais do que lançado para pegar de estaca no novo FC Porto, ainda que o balanço parcial reflita muito mais dúvidas do que certezas.
Nem outra coisa seria de esperar, já que André Villas-Boas está a trabalhar com 31 jogadores e ainda espera os seis mundialistas, aguardando também por movimentos de mercado que vão ditar algumas saídas e entradas.

Neste contexto, a rápida integração do grande reforço deste defeso já o aponta à espinha dorsal de um meio-campo que terá grande preponderância no novo estilo de jogo portista, mas que ainda não deu as respostas pretendidas pelo treinador.
Há duas questões que se pretende ver respondidas. Uma delas prende-se com o aparente dilema entre Fernando e Souza. Vale o que vale, mas o ex-Vasco alinhou de início diante do Tourizense e do Preussen Munster.

Por outro lado, percebe-se que a concorrência apertou no miolo, já que a entrada de Moutinho (que deve coincidir com a venda de Meireles) parece remeter Ruben Micael, Belluschi e Guarín a uma luta a três para um só lugar. O colombiano parte com atraso devido a lesão, sendo que o madeirense parece capitalizar um estatuto prontamente adquirido na equipa e que o coloca, desde já, entre o leque de jogadores que pode envergar a braçadeira de capitão.

Quando esteve em campo, Moutinho foi o grande condutor ofensivo, mas também o homem de todas as bolas paradas: cantos, livres laterais e livres frontais.

Perfeitamente integrado no grupo, João Moutinho só precisou de uma semana para pegar na batuta.
Naturalmente, o plantel vai precisar de mais tempo para absorver as ideias de um treinador que também procura algumas respostas.

in Record 

-------------------------------------

Dúvidas entre Souza e Fernando? Porquê? Pelo menos no início da época, Fernando tem de ser titular.

Moutinho a bater bolas paradas?!?!?!?! Será que era uma cláusula do contrato?! Só pode! O homem não sabe rematar, quanto mais bater bolas paradas (o que não quer dizer que não venha a aprender de dragão ao peito)..

Vamos a ver, na quinta-feira já temos um jogo de preparação a sério contra a equipa do Colman..o Trabzonspor. Pode ser que ele no intervalo troque de camisola :))

P.S. - Tal como o ano passado, olhando para o actual plantel do FC Porto, na minha pouco importante opinião, penso que deveríamos actuar em 4-4-2 (ou em qualquer variante deste, tipo "4-2-3-1" ou "4-1-3-2").

Só espero é que:
- 1º as coisas corram bem em 4-3-3;
- 2º se não correrem, que o Villas Boas mude a táctica a tempo, e não demasiado tarde como aconteceu com Jesualdo a época passada..

Ou alguém acha que se o FCP tem jogado toda a época transacta em 4-4-2, no mínimo, não discutia o título até ao fim?!


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

7 comentários

  1. http://www.youtube.com/watch?v=wMk955wWVH8

    Desde que não seja ele a marcar os penaltis já fico contente. :-)

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que o 4-4-2 era mais vistoso, em termos defensivo e ofensivo..

    MAs é esperar para ver...

    P.S. E se o porto joga-se desde no inicio da epoca em 4-4-2, não discutiamos o titulo, mas sim ganhavamos o campeonato e não era no ultimo jogo!!!

    ResponderExcluir
  3. A CLAUSULA DO FUCILE É DE 7 MILHÕES???
    Depois deste mundial????!
    Não brinquem...e não percebo a vantagem desportiva de ir do Porto para o Málaga...

    ResponderExcluir
  4. Nah! Achas mesmo..por 7 milhões só levavam a perna esquerda dele :)

    ResponderExcluir
  5. E não entendo tanto "medo" do 4-3-3 quando temos no plantel Hulk,Varela,James e Cristian Rodriguez,e até mesmo Ukra...cá para mim são traumas.É que o problema do 4-3-3 do ano passado não estava nos três da frente...

    ResponderExcluir
  6. Espero bem que não,fogo,por 7M ia de graça x)

    ResponderExcluir
  7. Orgulhoazulebranco, desses que referiste, apenas 1 jogador seria "prejudicado" pelo 4-4-2: Ukra.

    James e Rodriguez, antes de serem extremos, são médios.

    Varela, quanto a mim, podia ser perfeitamente adaptado á ala direita do meio campo. Se DiMaria conseguiu, acham mesmo que Varela não consegue?!

    Por fim, o Hulk podia jogar na frente com o Falcao, tal como fez no final da época passada.

    ResponderExcluir