Foi mesmo?


André Villas-Boas sem meias palavras: «Fomos brilhantes»

André Villas-Boas, considerou «brilhante» a exibição do F.C. Porto frente à Sampdoria. O treinador assegurou que a aposta neste novo estilo de futebol é para continuar e sublinhou estar «obcecado» pelo método de trabalho que tenta introduzir nos dragões.

Está satisfeito com a evolução apresentada pela equipa?
«Continuamos a crescer. Convém não entrar em euforias, mas fomos brilhantes e tivemos muitas ocasiões para marcar. Estamos a gerir o grupo e a dar minutos a toda a gente, para que se sintam em condições. Vamos continuar a apostar neste futebol. Ganhar hábitos novos é difícil, mas senti a equipa mais confiante.»

A equipa fez 15 remates, apenas cinco na segunda parte. O que está a faltar para aumentar a produtividade atacante?
«O que está a faltar é aritmética às vossas contas. Fizemos mais do que 15 remates, seguramente. Houve uma equipa que tentou dominar o jogo e outra que viveu de transições rápidas. Falhámos na concretização, é verdade, e temos de melhorar. Queremos gerar muitas oportunidades e evitar que o adversário crie. Hoje concedemos três e uma surgiu de grande penalidade. Não somos obcecados com goleadas, mas somos obcecados pelo método que estamos a introduzir.»

Villas Boas: «Souza deu nas vistas a 8 mas também pode ser 6»

André Villas Boas, treinador do F.C. Porto, aceitou fazer uma análise individualizada a Souza, médio brasileiro que os adeptos portistas estão a começar a conhecer. O jogador foi contratado ao Vasco da Gama como alternativa para Fernando, mas também está a ser testado na posição 8.

«Parece-me notório que há experimentação do Souza nas duas posições. É um jogador que, na selecção do Brasil, jogava a 6 no Vasco da Gama jogava a 8», explicou o técnico azul e branco, respondendo a um desafio do Maisfutebol.

Souza evidenciou-se em momentos ofensivos, nos particulares realizados até ao momento. Com Fernando a reduzir as esperanças de qualquer concorrente, Villas Boas admite que o reforço poderá ser mais útil como médio «box to box»

«Frente ao Ajax e hoje jogou melhor a 8, mas também pode satisfazer a seis. Estamos alertas e quanto mais competitividade tivermos na zona do meio-campo, melhor para o F.C. Porto», completou o treinador do F.C. Porto. »

--------------------------------

Notas soltas:

- Bruno Alves, Raúl Meireles e Fucile foram apresentados, Tomás Costa também;

- Walter e Kleber...nada;

- Stepanov não foi apresentado e será emprestado ou vendido;

Não vi o jogo.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

5 comentários

  1. Eu vi,in loco

    Diria que tinha sido razoavelmente brilhante se tivéssemos marcado mais um golo.Isto,claro,tendo em conta que estamos em pré-época e que o ritmo,principalmente na segunda parte,vai sempre caindo um pouco.

    Mas foi muito melhor do que com o Ajax,sem dúvida.
    Domínio absoluto do jogo,pressão muito alta, várias recuperações de bola do meio-campo para cima.É algo que esta equipa,digam o que disserem tem de muito positivo.
    Falta mais um pouco de objectividade quando nos aproximamos da baliza,isto é,falta que o "passe fatal" surja de forma mais natural,ou até mesmo o remate,como Hulk fez.

    Maicon e Rolando muito bem
    Miguel Lopes teve pouco trabalho a defender mas foi um pouco trengo a atacar.
    Emidio alternou recuperações de bola com um ou outro passe mal feito e o penalty...
    Fernando fez,provavelmente,um dos melhores jogo ao serviço do Porto.Rouba bolas,recebe e vira o jogo sem problemas,apoia e até marca!
    Joao Moutinho,Belluschi e Ruben igualmente bem
    Hulk foi um dos melhores,perdeu algumas bolas mas é inevitável para quem tem tantos 1 para 1...ou,no caso dele,1 para 2 e 1 para 3 mesmo!
    Falcao só lhe falta mesmo o golo,o resto continua lá direitinho.
    Rodriguez ganhou uns cantos e pouco mais,muito esforçado mas ainda não está o cebola que queremos.
    Sapunaru melhor que Miguel Lopes para mim...
    Varela precisa de ritmo,como é óbvio.
    Castro pouco se deu a mostrar...
    Sereno pior que Maicon.
    Souza,parece-me que temos ali um jogador bem útil,começa a aparecer.
    ...haveria mais para falar mas não me quero alongar muito mais pq me distrai com as "holas" x)
    estava um ambiente fantástico no estádio.

    Bom,mas isto é só a minha opinião..

    ResponderExcluir
  2. ah,esqueci-me de James.
    Bom jogo e os seus pontapés de canto são bem..interessantes

    ResponderExcluir
  3. Efectivamente, gostei muito mais da exibição protagonizada pelo Porto ontem frente à Sampdoria do que na semana passada frente ao Ajax.

    Os Guarda-redes estiveram bem, com o trabalho a ser...0!

    Na defesa, gostei da dupla Rolando-Maicon, Emidio Rafael tem surpreendido e acredito que dê muita luta ao Álvaro. Na direita, Miguel Lopes esteve bastante mal a meu ver. Na segunda parte, Sereno não esteve à altura, espero mais... Sapunaru entrou bem.

    No meio-campo gostei de Moutinho e Micael, assim como do Souza que como já disse o Orgulhoazulebranco será um jogador útil.

    Rodriguez esteve bem na função que devia fazer sempre, transportar a bola de trás para a frente.. Hulk, belo golo mas penso que em algumas jogadas poderia causar mais perigo. Por último, Falcao que ainda não marcou mas tem feito por isso.

    No geral, gostei, mas ainda não estou de todo satisfeito.. vou esperar pelo Torneio de Paris para fazer um pequeno balanço à pré-época

    ResponderExcluir
  4. Não foi brilhante, porque o Falcao, o "Rafa" e o Rodriguez não estiveram à altura dos acontecimentos, porque senão aquela 1ª parte podia ter sido de deixar água na boca. Ainda assim, muito, mas muito melhor do que com o Ajax.

    Houve vários momentos assim, mas algures à meia-hora de jogo, o Porto começa a trocar a bola, e por um instante pensei... Barcelona!

    Infelizmente a coisa só ia pela direita, onde o Hulk e o Miguel Lopes estiveram muito bem, ou pelo meio, Moutinho/Micael/Fernando, porque chegava à esquerda e o Rodriguez e o Rafa não davam conta do recado.

    O Varela entrou muito bem, o que me leva a crer que na esquerda vai ser Varela/Pereira.

    O Falcao no meio também deixou muito a desejar... Este jogo é mais para um Lisandro do que para um Falcao. A rever.

    Uma coisa é certa, meio-campo aluga-se! Pressão imediata, mas organizada, sempre a ganhar a 2ª bola, mesmo quando mudou a equipa toda.

    Eu estava muito céptico, mas confesso que agora estou muito curioso para ver os jogos com os Franceses, para ver se estamos a tempo de jogar a supertaça.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o jogo (participei numa das coriografias e lá me deram o bilhete para ver o jogo). O FC Porto mostrou-se muito bem! A Sampdoria chegou poucas vezes perto da baliza de Helton, mas numa delas tiveram uma grande penalidade a seu favor.
    A segunda parte já foi mais fraca, devido às várias alterações. Catro Mostrou muita raça, Ukra teve de jogar a ponta-de-lança nos 10 min finais.

    http://fcporto-1893.blogspot.com

    ResponderExcluir