Paris Saint Germain 1x0 FC Porto

O FC Porto estreou-se com uma derrota, hoje, no Torneio de Paris. Numa tarde de muito calor, o FC Porto começou bem a partida.

Com a tão falada pressão alta sempre presente (pelo menos na 1ª parte) e boas trocas de bola a meio campo, a primeira oportunidade foi do FC Porto e surgiu por Falcao á passagem do 3º minuto de jogo, após Guarín desarmar o defesa do PSG junto á meia-lua. No entanto, em boa posição Falcao desperdiçou e acabou por atirar por cima.

Nos minutos seguintes, o FC Porto continuou a mandar no jogo, até que ao 15º minuto surgiu a primeira oportunidade do PSG, com Miguel Lopes a cortar bem de cabeça, na pequena área.

A pressão alta continuou muito intensa, o que fez com que o PSG senti-se bastantes dificuldades em saír a jogar.

Aos 28 minutos, após uma excelente jogada de Rodríguez, Hulk recebeu a bola na linha, flectiu para o meio e disparou uma bomba, que o guarda-redes do PSG conseguiu defender a muito custo. A bola acabou por ir para fora.

Nos minutos seguintes, o PSG conseguiu duas razoáveis oportunidades, uma após um lançamento lateral e outra numa má abordagem de Maicon ao lance.

Ao intervalo, saíram Kiezek e Álvaro Pereira, dando lugar a Helton e Emídio Rafael.

A 2ª parte foi mais fraca, com menor intensidade de jogo. O FC Porto não esteve tão bem, pois notou-se claramente que perdeu alguma capacidade física, ou seja, deixou de conseguir pressionar no campo todo como fez na 1º parte. Isto e o posicionamento nas bolas paradas defensivas, são quanto a mim aspectos que o FC Porto precisa de melhorar bastante durante esta semana que se aproxima, para atacar a Supertaça.

Ao caír do pano, o golo do PSG surgido de um ressalto e uma má saída do Helton, acabou por castigar a falta de eficácia do FC Porto.


Notas ainda para Falcao, que continua a não marcar e a não ser "aquele" Falcao que todos conhecemos, mas acredito que com o passar dos jogos "esse" Falcao vai voltar.

De resto, individualmente, gostei de quase todos os jogadores. O menos-bons terá sido talvez o Hulk (que à excepção do remate referido na 1º parte, foi uma nulidade), se bem que nos primeiros minutos em campo, o Sereno esteve desastroso. Com o passar dos minutos, ganhou confiança e acabou bem o jogo. O Walter estreou-se, sem grande protagonismo como já seria de esperar. Esteve parado +/- 2 meses, e vem de um campeonato diferente, portanto é normalíssimo.

FICHA DE JOGO:

Jogo no Parque dos Príncipes, em Paris

PSG: Edel; Ceará, Camara, Traoré e Armand (Jallet, 51); Maurice (Makonda, 20), Makelele, Chantôme e Sessegnon; Erding e Kezman.

Suplentes: Coupet, Sakho, Nenê, Touré, Clément, Bodmer, Hoarau, Luyindula e Giuly.
Treinador: Antoine Kombouaré

F.C. PORTO: Pawel Kieszek (Helton, 46); Miguel Lopes, Rolando, Maicon (Sereno, 63) e Alvaro Pereira (Emídio Rafael, 46); Fernando, João Moutinho e Freddy Guarín (Rúben Micael, 53); Hulk, Falcao (Walter, 63) e Cristian Rodríguez (James Rodríguez, 63).

Suplentes: Beto, Sapunaru, Raul Meireles, Silvestre Varela e Castro.
Treinador: André Villas-Boas

Cartões amarelos: Miguel Lopes (72)
Golos: Traoré (90)

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

9 comentários

  1. ou o porto melhora muito esta semana, ou entao vamos apanhar 2 ou 3 dos mouros, pra mim este treinador foi uma aposta perdida, dou 3 meses ao mesmo, espero estar enganado mas receio bem k nao...

    ResponderExcluir
  2. eu juro que às vezes me passo com os portistas...a sério.Se os benfiquistas acham que são sempre os maiores do mundo por mais merda que façam,os portistas apontam logo a faca aos pulsos quando vêem um jogo menos bom.Seja na pré-época,seja em Dezembro,seja em Março...as coisas não correm bem e é a deitar logo tudo para o lixo,tal é a ansiedade.Criticam tudo o que mexe,são agoirentos como tudo,mas criticar de forma construtiva é que não...é mais fácil deitar abaixo.

    Desculpa o desabafo André,e indo ao jogo:

    Deu para AVB perceber com mais clareza do que nunca quem é que está OK e quem é que está KO neste início de época e concordo com a tua análise,não te vou repetir.A pressão alta e a circulação de bola não funcionaram lá muito bem desta vez e as substituições partiram muito a equipa.Não quer dizer que não sejamos capazes de voltar a fazer isso bem,já amanhã até...enfim...
    Esperemos...


    Para mim,neste momento,o melhor 11 do Porto é este:

    Helton
    Sapunaru(Se o Fucile for obrigado a esperar que o alguém o compre,não achei piada nenhuma...)
    Maicon
    Rolando(já deu para perceber que Bruno e Meireles estão out)
    Alvaro Pereira

    Fernando
    Moutinho
    Ruben
    Varela/James/Belluschi

    Hulk
    Falcao(que anda muito desapoiado)

    ResponderExcluir
  3. Tás á vontade Orgulhoazulebranco, é para isso mesmo que este espaço serve!

    Realmente também vi várias opiniões, quanto a mim, demasiado pessimistas. Eu que não sou propriamente um optimista por natureza, achei que não foi ASSIM tão mau. E, diga-se, penso que reflecti isso na minha análise.

    Neste momento a preocupação maior que tenho é que a equipa não consiga aguentar os 90min aquela pressão alta, o que faz com que na etapa complementar a equipa adversária tenha mais espaços. As bolas paradas defensivas também precisam de ser melhoradas, e muito.

    O meu 11, para ja:

    GR - Helton/Beto

    DD - Fucile/Miguel Lopes
    DC - Maicon
    DC - Rolando
    DE - Álvaro

    MD - Fernando
    MC - Moutinho
    ME - James Rodriguez
    MD - Varela

    2º PL - Hulk
    PL - Falcao

    ResponderExcluir
  4. "Neste momento a preocupação maior que tenho é que a equipa não consiga aguentar os 90min aquela pressão alta, o que faz com que na etapa complementar a equipa adversária tenha mais espaços."

    -E isso vai ser ainda mais difícil mais logo...nem 24 horas terão de descanso.Só detesto estes torneios por causa disso.

    Não foi pelo resultado mas,na minha opinião,foi o pior jogo desta pré-época.

    ResponderExcluir
  5. Orgulhoazulebranco, dos jogos k vi do porto esta pre-epoca, nao houve um unico em k o porto me encheu os olhos, o porto esta pre-epoca ta igual ao ano passado em fevereiro,março,...
    o benfica actualmente esta a anos luz de futebol de nós,(houve aqui uma mudança, dantes era ao contrario), desde k soube k o treinador do porto era o AVB, sempre tive "a pulga atrás da orelha", ate porque este ainda nao deu provas k é um grande treinador, se nao repara, na epoca 2008/2009 a academica terminou em 7, na epoca passada terminou em 11.

    ResponderExcluir
  6. "se nao repara, na epoca 2008/2009 a academica terminou em 7, na epoca passada terminou em 11."

    Paulo, mas também é preciso ver que André Villas Boas chegou a meio da temporada, trabalhou com o que havia disponível no clube e dos jogos que eu consegui ver da equipa vi sempre uma Académica que praticava um futebol gostoso.

    Quanto ao Porto, gostei da primeira parte, boas jogadas de entendimento e pressão alta, tal como quer o treinador, gostei de ver... Contudo, há experiências a fazer e há ilações a tirar, é natural que com o decorrer das substituições a equipa aos poucos se começasse a "desentrosar". É preciso criar um núcleo base e depois, os suplentes saberão o que fazer quando entrar e a capacidade de jogar e de pressionar não se perderá tão facilmente.

    ResponderExcluir
  7. Emanuel pode ser so teimosia minha, mas axo k este treinador nao vai la, mas espero muito profundamente estar enganado.
    Nesta pre-epoca ja vi 4 jogos, o ultimo no estagio da alemanha, o do ajax, fui ver o da apresentação e com o psg, e destes nao houve um jogo em k o porto mandasse completamente no jogo, ou começava bem, mas depois parava, ou era as substituições... ainda nao vi um porto jogar á PORTO, e o meu medo e esse, k kando comecar a ser a serio, nao haja dinamica de jogo.
    Um dos pontos k axo k o porto ta melhor da epoca passada é a ekipa, so contratava um bom defesa centro, e nao contratava walter, contratava um avançado k estivesse habituado a jogar na europa.

    ResponderExcluir
  8. gr-beto
    dd-fucile
    de-alvaro
    dc-maicon
    dc-rolando
    mdc-fernando
    mc-moutinho
    mc-ruben
    mad-hulk
    mae-james
    pl-falcao [Capitão]

    Acho que esta é a melhor equipa do FCPorto. Tenho gostado do novo estilo de jogo de André Villas-Boas, acho que é um modelo que todos os adeptos de futebol gostam, com passe curto, movimentãções rápidas, pressão alta, circulação de bola.

    Conseguimos obter uma equipa igual ou mesmo superior á do Benfica, o que o ano passado não o era.

    ResponderExcluir
  9. gr-beto
    dd-fucile
    de-alvaro
    dc-maicon
    dc-rolando
    mdc-fernando
    mc-moutinho
    mc-ruben
    mad-hulk
    mae-james
    pl-falcao [Capitão]

    Acho que esta é a melhor equipa do FCPorto. Tenho gostado do novo estilo de jogo de André Villas-Boas, acho que é um modelo que todos os adeptos de futebol gostam, com passe curto, movimentãções rápidas, pressão alta, circulação de bola.

    Conseguimos obter uma equipa igual ou mesmo superior á do Benfica, o que o ano passado não o era.

    ResponderExcluir