A praga do 4-3-3

Nota prévia: sei que corro um risco enorme ao fazer este post. Sei que me vão/podem acusar de não estar a dar tempo ao novo treinador, de ser pessimista, de pensar que sei tudo e que eu é que sei. Sei que até, alguns de vocês, podem deixar de visitar o Blog por eu estar a escrever este post quando o FC Porto apenas fez 3 ou 4 jogos na pre-época.

Mesmo assim, e porque sou uma pessoa de fortes convicções, assumo esse risco. Se acertar...avisei, se me enganar, excelente! É sinal que correu tudo pelo melhor, e aí, poderão atirar-me este post á cara. Sem problema.

Assim sendo, vamos a isto.

Como já devem ter reparado nas dezenas de comentários que fui fazendo ao longo da época passada, e mesmo neste início de época, tenho a fortíssima convicção que o FC Porto tem de deixar o 4-3-3, e passar a jogar numa táctica diferente, com mais gente no meio campo. Seja 4-4-2 normal, 4-2-3-1 ou 4-1-3-2..

Aliás, podem ver aqui, aqui ou aqui, qual era a disposição táctica escolhida nas nossas antevisões. Acrescento que ainda hoje me pergunto qual seria o resultado final do Arsenal - FC Porto, se temos jogado nesta disposição táctica e com este 11 (sim, com o Rodríguez e o Varela a médios-ala e não a extremos!) em Wembley. Provavelmente perderíamos na mesma, mas não me parece que seria com 5 golos sofridos.

Mas enfim, a questão que me leva a fazer este post é que parece que o Villas Boas vai pelo mesmo caminho do Jesualdo ao nível de esquema táctico.

O 4-3-3

Podem não acreditar, mas eu não tenho nada contra esta táctica. Inclusivamente, penso que é uma boa opção quando se tem um jogador como Quaresma no plantel e se joga contra uma equipa fechada. E, a verdade, é que o FC Porto ganhou 3/4 campeonatos a jogar dessa forma. Mas também não deixa de ser verdade que a concorrência era fraca...e que sempre que jogávamos contra o Sporting levávamos um "banho táctico"..porque seria?!

Não pensem em ganhar jogos em 4-3-3, contra um 4-5-1. Exemplo óbvio foi o Sporting 3 - 0 FC Porto do ano passado. Falo deste jogo, porque foi POR DEMAIS EVIDENTE que a 2º bola era SEMPRE dos jogadores do Sporting. Porquê? É óbvio...porque eram 5 contra 3 no meio.


" André Villas-Boas não muda de sistema


Como começou

4x3x3

Com um onze onde, com excepção de Tomás Costa no lugar de trinco, André Villas-Boas parece ter escolhido os jogadores em melhor forma para cada posição, o FC Porto foi uma equipa pressionante e agressiva enquanto as pernas deixaram. Destaque para a capacidade de explosão de Hulk, decisiva no golo.


Como acabou

4X3X3

As substituições descaracterizaram a equipa, mas não lhe conseguiram roubar a identidade nem mexeram com o sistema de jogo: o 4x3x3 é a base de trabalho de André Villas-Boas. Destaque para Fernando, o melhor candidato à sua própria sucessão no lugar de trinco, posição que desempenha à Villas-Boas

Esta situação preocupa-me. Desde logo, realizando uma simples reflexão por essa Europa fora, constatámos que a ÚNICA grande equipa Europeia que joga em 4-3-3 e obtém sucesso, chama-se..BARCELONA.

Por outras palavras, mais nenhuma equipa no Mundo vai conseguir fazer o que o Barca fez e faz, porque Puyol, Piqué, Xavi, Iniesta e Messi.. "só há um"!

Por outro lado, numa observação mais profunda sobre o actual plantel do FC Porto, observámos uma situação curiosa:

Táctica Utilizada na anterior equipa, em relação aos seguintes jogadores:

Tomás Costa > 4-4-2 (ou variante) 
Diego Valeri (já não está, mas foi outro prejudicado pela táctica, tal como Bolatti, por exemplo) > 4-4-2 (ou variante) 
Freddy Guarín - 4-4-2 (ou variante)
Belluschi - 4-4-2 (ou variante)
João Moutinho - 4-4-2
Souza - 4-4-2 (ou variante)
Rúben Micael - 4-4-2 (ou variante) / 4-5-1 / 3-5-2
Cristián Rodríguez - 4-4-2 (ou variante)
James Rodríguez - 4-4-2 (ou variante)


É demasiado óbvio. Para piorar as coisas, destes jogadores acima referidos há 2 em especial que já vimos que em 4-3-3 simplesmente não rendem, casos de Guarín e Belluschi.

Agora, a questão que alguns certamente me iriam perguntar era: o que fazer aos (supostos!!) avançados todos do plantel?

Para não me repetir, vou colar aqui um comentário que fiz aqui neste mesmo blog, há dias:

Orgulhoazulebranco  disse...

    E não entendo tanto "medo" do 4-3-3 quando temos no plantel Hulk,Varela,James e Cristian Rodriguez,e até mesmo Ukra...cá para mim são traumas.É que o problema do 4-3-3 do ano passado não estava nos três da frente...


André Oliveira disse...

    Orgulhoazulebranco, desses que referiste, apenas 1 jogador seria "prejudicado" pelo 4-4-2: Ukra.

    James e Rodriguez, antes de serem extremos, são médios.

    Varela, quanto a mim, podia ser perfeitamente adaptado á ala direita do meio campo. Se DiMaria conseguiu, acham mesmo que Varela não consegue?!

    Por fim, o Hulk podia jogar na frente com o Falcao, tal como fez no final da época passada.

Será que sou o único que vejo isto desta forma?

Ou já ninguém se lembra do final de época excelente (em 4-4-2!!!) que o FCP fez o ano passado? 

Até o Guarín parecia bom jogador..e o Belluschi idem.


Enfim..vamos ver no que isto dá. Só espero é que:

- Que as coisas corram bem e o Porto ganhe, em 4-3-3, 3-6-1 ou sem táctica nenhuma.
- Caso não corram bem, espero que o Villas Boas tenha capacidade para mudar, e não ficar agarrado ao 4-3-3 como o Jesualdo (o ano passado só mudou porque simplesmente não tinha extremos).

Para finalizar, mais uma vez coloco esta questão: ainda acreditam que se o FC Porto tem jogado toda a época passada em 4-4-2, não seria campeão (mesmo sem Hulk)?!

P.S. - Por favor, despachem-me este gajo.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

15 comentários

  1. Acho que não é pelo 4x3x3 ou 4x4x2 que a corda parte. O problema é o querer implementar-se um estilo de jogo de passe constante que demorou anos ao Barcelona a implementar e que é rei na Holanda, país que nos anos mais recentes não tem grande expressão na Europa.

    Este é um estilo de jogo que exige grande qualidade de passe e uma dinâmica onde a equipa é sempre mais importante que os egos individuais. No meio-campo temos gente para isso, com a dupla Micael/Moutinho e quiçá com o Meireles a trinco (para mim o verdadeiro lugar dele), mas a coisa perde-se quando a bola chega ao Hulk ou ao Rodriguez, que não servem para este tipo de jogo. O Hulk tem-se destacado porque enquanto os outros andam a tentar acertar a táctica, o Hulk anda a jogar sozinho… bem, mas sozinho.

    Acho que o AVB está a querer demasiado, para o tempo que vai ter… é preciso ser realista, está a demonstrar ser ingénuo… normal, para quem é inexperiente.

    Já agora, estou a ver que o Castro e o Ukra já caminham para o habitual desperdício… Tommy a titular e o Castro nem joga? O Ukra joga apenas uns minutos…? Santa paciência…

    p.s. sim, o Castro entrou, mas por necessidade e para uma posição que não a dele.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o Tommy jogou para uma última apreciação ou mesmo para franceses verem. Não acredito que fique, não lhe revejo valor para isso.

    O Castro quase de certeza é para emprestar. Para fazer número é preferível. Se é melhor que o Tommy pelo menos, com certeza!

    De facto também queria uma mudança de sistema, um melhor aproveitamento do Hulk e do Rodriguez, um futebol apoiado e pressionante como o de Mourinho. Fiquei decepcionado ontem. Desagrado que começou com o aquecimento. Não concordo de todo com a opinião do AVB sobre o jogo.

    Sapunaru não tem valor para jogar no FCP; Belluschi duvido que alguma vez mostre mais do que já mostrou; Sereno deixa dúvidas. Emídio Rafael foi optima surpresa.

    ResponderExcluir
  3. Não sou de me "prender" nos números das tácticas. Não me guio pelos 4x3x3 ou 4x5x1 ou 4x4x2, sou mais de acreditar que os defesas têm posições definidas e fixas mas que do meio campo para a frente os jogadores devem variar o mais possível, trocarem o lado pelo que jogam e os que estão mais à frente recuarem em certos momentos do jogo e os que estão mais próximo da linha do meio-campo devem subir por troca com os avançados quando estes recuam.
    Mas se tiver de analisar as coisas da maneira como é feita neste post, então... concordo com o André, principalmente pela lógica de que é sempre melhor ter mais gente no meio campo do que jogadores na ultima linha do terreno à espera das bolas que lá chegam (e que muitas das vezes não chegam).
    Se os avançados com que jogamos fossem todos do género do Lisandro isso já era um problema que não se ponha pois seria uma espécie de um 4x6, pois com o Lisandro (e é por isso que eu, e muitos outros gostávamos dele, é que não havia lugar fixo na área para ele a não ser que a bola estivesse já naquela zona) disputava todos os lances no meio campo de ataque e por vezes até na defesa, ou seja, não tinha lugar fixo no ataque apesar de ter sido durante muitos jogos o ponto de referencia para os médios, no ataque.
    Dizem que o Walter é um pouco como Lisandro mas nos vídeos do youtube (nunca vi nada dele a não ser pelo "tubo" da net) não me parece tão dado a esses esforços.
    Temos mais 3 semanas de pré-época e muito se pode fazer, a ver vamos.
    O treinador ainda pode fazer mais e melhor de certeza e os reforços ainda terão mais uns treinos para haver mais entrosamento.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a maioria dos aspectos referidos no post e compartilho das mesmas preocupações em relação ao 4-3-3 e quanto á pouca segurança que este sistema em minha opinião revela, sobretudo a nivel europeu.

    A base do futebol actual está no meio campo, é ai que se começam a ganhar os jogos. O melhor exemplo será porventura o do ultimo mundial em que os dois finalistas e a meu ver as selecções que melhor futebol praticaram, usavam ambas o sistema de duplo pivot, sustentado ofensivamente por 3 medios ofensivos. A unica excepção no futebol actual será mesmo o Barça, mas com a condicionante de desde as camadas de formação aprenderem uma cultura de futebol muito própria e a espinha dorsal da equipa jogar junta á bastantes anos.

    Já agora concordo totalmente no que diz respeito ao Tomás Costa. A minha sugestão já nem passa por tentar vende-lo, mas sim oferece-lo a quem o aceitar. Mas como a politica do nosso clube nos ultimos anos tem sido de despachar os jogadores da cidade e formados no clube e manter os sul-americanos que tão boas comissões garantem o mais certo é levarmos com ele mais uma época.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Começo a dar-te razão,André.Bastante.
    Tinha-me esquecido dessa pequena

    polivalência do James,do excelente sentido táctico do Varela(ataca e defende bem) e que o Rodriguez é mais forte quando parte de trás embalado,e não a receber a bola já junto à área.

    Não quer dizer que não possa funcionar em 4-3-3,aliás,em certos momentos o 4-1-3-2(prefiro assim :P)pode facilmente passar para 4-3-3(com a subida de um dos laterais) em fases de jogo onde seja necessário pressionar um pouco mais e chegar mais à área adversária.

    De resto,concordo com o Pacheco,acho que Villas-Boas está a querer mudar muito em pouco tempo.Percebo que tenha as suas ideias e filosofias, e tem que as defender,mas vai levar muito tempo até estar em condições razoáveis.Só espero que me engane!

    ResponderExcluir
  6. Pacheco, por acaso tocas aí numa questão que ontem reparei e que estava a pensar guardar para outro post..Tomás Costa foi titular, Castro entrou a faltar 3min e para lateral direito. Se esta situação espelhar realmente "o que vai na cabeça" do AVB..estamos mal, muito mal.

    Pior só mesmo ver o Fernando a correr pela direita a desmarcar-se, e o meio campo todo aberto :)

    Steve, lembraste bem o Lisandro. Com ele, o FCP fazia muitas vezes 4 no meio campo, porque ele descia muitas vezes, tanto a atacar como a defender. O Falcao também fez muito isso o ano passado, lembro-me de o ver a distribuir jogo de costas para a baliza, quase como um nr 10..o que não é/era bom sinal.

    Orgulhoazulebranco, não! Não é "pequena polivalência" do James! Como te disse no outro dia e repeti no post, o James (tal como o Rodríguez) é médio-ala esquerdo, e não extremo!! :D

    ResponderExcluir
  7. P.S. - Estou um pouco surpreendido, pois praticamente todos os comentários até ao momento são favoráveis á minha opinião/post.

    Não estava á espera, porque há sempre os que desculpam tudo e mais alguma coisa pelo facto de ainda estarmos na pre-época.

    O problema é que a razão pela qual fiz este post não é pelo Porto ter marcado só 1 golo ao Ajax ou empatado com o Munster.

    É muito mais "profundo".

    Sinceramente, tal como disse na nota prévia, prefiro fazer este post agora antes de começar a época, do que fazê-lo a meio da mesma quando (provavelmente) já tivermos pontos perdidos. Se as coisas correrem mal, aí já é fácil falar.

    ResponderExcluir
  8. Já agora, um pequeno aparte. O Jesualdo podia ter muitos defeitos, mas burro não era.

    O Fernando é um jogador muito capaz de fazer passes para a frente e aparecer em zonas mais avançadas (até porque começou aí a carreira) mas tinha ordens para não o fazer. A razão para isto é porque se por acaso o passe é interceptado, a defesa fica completamente a descoberto.

    Eu vi isto acontecer ontem por um par de vezes...

    Já agora, sou só eu a achar que o Falcao neste esquema anda completamente perdido em campo?

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com este post...lembro que o Mourinho no porto, nos jogos mais importantes, jogava sempre em 4-4-2. O 4-3-3 é uma táctica previsível, com poucas variantes e facilmente anulada pelo adversário.

    ResponderExcluir
  10. Pronto,pronto,é médio ala x)

    e mudar do 4-3-3 para o 4-1-3-2 "só" pede a descida do James(ou quem quer que seja o jogador,Varela ou Cristian)para o meio-campo,ou então,a sua troca com Belluschi ou Guarin(lá mais para a frente).
    Isso e claro,rotinas de jogo,coisa que o Porto ainda não tem.

    Se aqueles 20 minutos não foram mero acaso(não acredito que tenham sido) que haja frescura ou whatever para os prolongar por mais um "bocadinho".

    Para terminar,acho que todos os treinadores deviam ter um esquema alternativo,um plano B...

    Mas,bom,vamos dar mais um pouco de tempo.
    Se no próximo jogo com a Sampdória não se virem melhorias...

    ResponderExcluir
  11. Ah,uma coisa,o Tomas Costa teve ontem a sua derradeira oportunidade de mostrar que merecesse um lugar no plantel.
    Nunca percebi que médio é o Tomas Costa...trinco não é de certeza e ontem provou isso.

    Por isso,sim,que vá com Deus,e depressa.
    Assim como os outros que andam a ser sondados.Se tiverem que ir embora,que vão JÁ!.

    Quanto mais tarde pior,e é toda esta indecisão e todas estas dúvidas que se arrastam com os dias que me estão a dar cabo da paciência.

    ResponderExcluir
  12. Agora é que tocaste num ponto que eu também observei no jogo de ontem.

    Hoje, quando vi o resumo da RTP1 eles escolheram lá um lance de perigo do Ajax que surgiu precisamente por causa dessa situação.

    http://videos.sapo.pt/iZUUECMNy0PzemaaLPwV - Reparem no minuto 1.11 o Fernando a correr no canto inferior direito da imagem, deixando o meio campo TODO aberto. Ele não fez aquilo porque quis de certeza, mas sim porque lhe mandaram fazer..

    Vamos ver com a Sampdoria como corre.

    ResponderExcluir
  13. P.S. - O comentário anterior era em resposta ao último comentário do Pacheco ;)

    ResponderExcluir
  14. O esquema é o mesmo da época passada! Aliás, o que me deixou mais preocupado é que só vi semelhanças com o futebol da época passada. Não vi pressão, não vi posse de bola, vi a mesma falta de qualidade de passe nos mesmos jogadores e fiquei com a impressão (que já levava comigo) que andamos a reforçar a 2ª equipa e não a titular e como não somos campeões... Espero que a defesa não seja desfeita!!

    ResponderExcluir
  15. Caro André como sabes e já discutimos eu sou apologista do 4-4-2 (variantes 4-1-3-2, 4-1-2-1-2 ou 4-2-2-2) pelas mais variadas razões mas tambem acredito que não será a tactica ou sistema tactico determinante para o sucesso ou fracasso de uma equipa mas sim a "ideia" ou concepção de jogo.
    Mais importante que 4-4-2 ou 4-3-3 ou 3-5-2 são os principios ofensivos ou defensivos: Pressão alta; ocupação e redução do espaço;bloco baixo, médio-baixo ou médio,transições rapidas em transporte ou com passe, posse de bola, jogo directo ou apoiado.
    Isto são exemplos de caracteristicas que dão as identidades ás equipas e caracteristicas essas que são determinadas pelos jogadores(para mim são os jogadores que fazem a tactica e não o contrario)
    Apesar de ter a minha ideia(todos temos a nossa propria concepção) admito jogar num sistema ou com ideia diferente, não aceito é que se a ideia n for bem assimilidada se insista (À lá Jesualdo) até ao ponto da ignorancia e não se procure alternativa.
    Eu sou portista e principalmente acredito no trabalho do AVB.Parece me um homem inteligente e terá concerteza a capacidade de se adaptar caso a sua ideia n se imponha.
    Acho que conquistará admiração e o respeito de todos e principalmente fará dele melhor treinador.
    Saudações Portistas

    ResponderExcluir