Walter, Bruno e o Alemão portista


Walter, menino analfabeto mas que "é muito bom de bola"

Avançado tem que comprovar todas as despesas que efectua ao seu empresário

A novela Walter-Internacional de Porto Alegre-FC Porto continua e a cada dia que passa parece haver um novo episódio. O clube brasileiro quer mais dinheiro pela transferência, verba essa que o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, está disposto a pagar. Já os empresários e Walter pretendem o FC Porto. E não é só por razões desportivas, bem pelo contrário. É que se os dragões contratarem o avançado de 20 anos terão pelas mãos o trabalho de lapidar "um diamante em bruto", mas também de o educar. É que Walter é praticamente analfabeto, tem muitas dificuldades em ler e escrever.

"É praticamente analfabeto, lê pouco e escreve mal. Em Portugal será mais fácil ajudá-lo, por tudo isto ele prefere Portugal, onde poderá aprender, não só no aspecto desportivo", disse ao DN Chico Noveletto, um dos seus empresários.

Mas são mais os problemas que afectam Walter. Ainda no início deste ano o jovem internacional sub-20 desapareceu durante várias semanas, nunca comunicando o seu paradeiro ao Internacional de Porto Alegre. A crise, essa, iniciou-se ainda em 2009. Durante o torneio sul-americano de sub-20 Walter destacou-se, mas logo em seguida sofreu uma lesão que o afastou dos relvados durante um tempo. Como não treinava, fazia só tratamentos, pelo que passava o resto do dia "a esbanjar dinheiro, sem saber que tinha a conta em valores negativos", conta ao DN fonte próxima do atleta.

Walter ganha perto de seis mil euros/mês, verba essa que, no Brasil, "deveria ser suficiente", diz a mesma fonte. Mas há mais factores a desestabilizar "o menino, que é muito bom de bola". "A mãe é também um problema. Gasta muito e deixa dívidas por onde passa. Tem ainda dois irmãos, um que não trabalha e outro que ganha o salário mínimo. É claro que uma pessoa assim não pode ter a cabeça apenas no futebol", salientam ao DN .

Para endireitar a sua carreira, Walter, sabe o DN, colocou a sua situação financeira nas mãos de um dos seus empresários, Téo Constantin. Consciente da pérola que o jovem avançado é, o agente definiu com o goleador "um plano de gastos".

Quando quiser comprar alguma coisa, Walter tem de informar o empresário do valor que necessita. Depois disso, Constantin coloca-lhe na conta o respectivo dinheiro. Mas depois exige também ver o recibo do artigo comprado. Desde Março/Abril que este plano está em vigor e "com sucesso". Tudo em prol do jogador.

in DN

----------------------------------

Bem, esta notícia tem muito que se lhe diga..a parte do "desaparecimento" eu já conhecia, mas a parte do descontrolo financeiro e do analfabetismo, obviamente que não..

Desportivamente, já aqui dei a minha opinião: é um jogador com um forte remate, não tem problemas em pressionar os defesas, aparece bem na área..enfim, é um jogador muito interessante, mas, vindo para a Europa é sempre uma incógnita..tanto pode fazer uma época boa como ser emprestado no fim da mesma..mas eu acredito nele.

Acrescento que quanto a mim o FC Porto tem aqui, um desafio muito grande que vai muito para além do lado desportivo. Pelo que dá a entender, Walter é um caso específico, que vai necessitar de acompanhamento financeiro e até "escolar", para aprender a ler e a escrever..


Zenit e City lutam por Bruno

É cada vez mais certo que Bruno Alves irá continuar a sua carreira longe do Dragão. Com 28 anos, o central está a ser seguido atentamente por Zenit (Rússia) e Manchester City (Inglaterra), que já fizeram as primeiras abordagens junto dos azuis-e-brancos, soube o DN.

Os russos, onde já militam os portugueses Fernando Meira e Danny, já fizeram saber que estão dispostos a pagar 15 milhões de euros pela transferência do internacional português, ao passo que o Manchester City só procurou saber da disponibilidade do FC Porto em vender o seu capitão.

O futebolista, esse, sabe o DN, vê com melhores olhos uma transferência para o campeonato inglês, mas do ponto de vista financeiro não sairá a perder se aceitar a proposta do Zenit de São Petersburgo, que é orientado pelo italiano Luciano Spalletti.

Bruno Alves, 28 anos, continua de férias, depois da participação no Mundial, mas regressará aos trabalhos na próxima semana, altura em que deverá ficar definido o seu futuro na Invicta. O FC Porto, no entanto, parece decidido em não deixar sair o seu capitão por uma verba inferior a 20 milhões de euros.

in DN

----------------------------------

Parece que o Zenit oferece 15 milhões..mais uma vez, já todos sabem a minha opinião. Eu gostava de "mais" milhões, mas se 15 for o máximo das propostas, não me importo. Prefiro 15 milhões em caixa que um jogador contrariado e arrastar-se em campo como o Bruno Alves da época passada. O mesmo se aplica ao Raúl Meireles (já agora, para mim ficou claro que estes 2 jogadores se andaram a poupar a época toda para o Mundial, para dar nas vistas e serem vendidos, aliás, referi-o logo após o 1º ou 2º jogo de Portugal, aqui ).

Contudo, não me parece nada que o Bruno queira ir para a Rússia, jogar num campeonato com pouca visibilidade e num país bastante diferente de Portugal, que implicaria uma mudança de vida radical, para o Bruno e para a sua família..ainda por cima ele tem duas filhas pequenas. 

No entanto, se a abordagem do City for mesmo real, tenho a certeza que ele não pensa duas vezes.

Por fim, uma curiosidade:


Alemão portista por influência de Jardel

Em qualquer parte do mundo, há sempre alguém que tem um fraquinho muito especial por uma equipa estrangeira. É o que se passa com Marius Giese, de 24 anos, um alemão residente em Gütersloh, adepto do Borússia de Dortmund e apaixonado pelo FC Porto. Um amor ajudado a construir muito por força de um jogador que deixou uma marca no clube e no futebol português. "Adorava Jardel", conta.

Quando tinha 10 anos, Marius foi pela primeira vez de férias para o Algarve com o pai e o irmão. Apaixonou-se pelo país, pelo sol, pelas pessoas e também pelos portistas. Aliás, foi precisamente nessa altura, em 1996, que o avançado brasileiro chegou a Portugal para se tornar num dos melhores goleadores de sempre do nosso campeonato. Nos anos seguintes voltou ao Algarve e continuou a seguir a carreira dos dragões. "Tinham os melhores jogadores, eram a melhor equipa e ganhavam tudo. Era incrível", recorda.

Por isso, a paixão pelo FC Porto foi crescendo. Comprou três camisolas, uma com o 16 e o nome de Mário Jardel orgulhosamente estampado nas costas. Mas o irmão levou-a para Portugal, onde está de férias... no Algarve. "Esta foi a primeira camisola que comprei", diz mostrando-a. "Comprei-a quando era miúdo, só tinham o tamanho XL que me dava quase pelos joelhos. No Algarve, jogava com ela, enquanto as crianças inglesas, alemãs e portuguesas andavam com camisolas do Benfica ou do Sporting".

Ainda agora Marius Giese tenta acompanhar a vida do FC Porto, mas não é fácil. Primeiro porque há muito que não vem de férias a Portugal, depois porque os jogos da Liga nunca passam na televisão alemã. Mas sabe que a equipa está a estagiar em Marienfeld. "Aonde está a jogar Jardel?", questiona. "Na Bulgária? Não acredito". É verdade, no Cherno MoreVarna.

in DN

----------------------------------

 Somos grandes..MÍTICO JARDEL!

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

8 comentários

  1. O City está a fazer uma equipa fantástica. Tem um dos 4 melhores planteis do mundo, na minha opinião. Falta é o resto, ter uma equipa.

    ResponderExcluir
  2. E um treinador, acrescento eu que não gosto nada do Mancini .. :)

    ResponderExcluir
  3. Companheiros,

    Pinto da Costa passou mais uma vez a perna ao Orelhas.

    Sei que amanhã Ramires será apresentado nas Antas. Ele está neste momento em La Corunha e deve dirigir-se para o Porto na tarde de Domingo.

    A negociação que o idiota do presidente dos galináceos fez com Kia Joorabchian abriu portas a uma saída por 15 milhões para qq clube. Essa foi uma das condições que Kia impôs para o negócio.

    O Kadafhy dos Pneus aceitou porque nunca pensou que o FCP fosse capaz de bater os 15 milhões por 50% do passe e nem pensou que Kia tivesse feito o negócio com o acordo já feito com Pinto da Costa.

    O Porto compra para já 50% do jogador e compromete-se a comprar os outros 50% em parcelas por 10 milhões até ao final da época de 2011/2012.

    Tanto Kia como PdC esperam que o jogador valorize e creça, podendo ser vendido em 2 ou 3 anos por 40 a 50 milhões de euros.

    PdC arrisca muito mas rouba os melhores jogadores ao Benfica e Sporting, garantindo um meio-campo de luxo.

    Seremos campeões contra tudo e contra todos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Jorge, de certeza?

    Que bomba... grande Presidente!!!

    Um bocado caro, mas roubar o Ramires aos milhafres compensa os 15 milhões.

    Que jogadorzão, que meio-campo. Moutinho, Ramirez, R. Micael e Raul Meireles... puta que o pariu!

    Estou em pulgar para ver isso!!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho dúvidas que o Walter vai ser muito bem acarinhado e apoiado no F.C.Porto.Está no clube certo para evoluir,a todos os níveis!

    ResponderExcluir
  6. Jorge, peço desculpa mas custa-me imenso acreditar que isso que disse seja verdade. Consegue fundamentar isso de uma melhor forma e convencer-me do contrário?

    ResponderExcluir