Notas Finais: Genk 0x3 FC Porto



NOTAS COLECTIVAS

- Vitória categórica, que não merece nenhuma contestação;

- O Genk mostrou ser uma equipa bastante frágil, principalmente na linha defensiva;

- Apesar disso, penso que o Villas Boas passou (e bem) á equipa a tal 'desconfiança' que se falou durante a semana;

- Tivemos um início de 2º parte completamente horroroso, que não se deve repetir (!);

- Apresentámos também um ritmo de jogo muito baixo em grandes perídos do jogo, mas penso que também fazia um pouco parte da estratégia;

- Villas Boas já percebeu algo que Jesualdo nunca percebeu durante 4 anos: que para conquistar a Europa não chega o 4-3-3. É preciso alternativas como o 4-4-2 ou mesmo o 4-5-1 que o FC Porto apresentou hoje na 1º parte. Isso deixa-me descansado;

NOTAS INDIVIDUAIS 

- Fernando = MONSTRO. Não tenho palavras. O Mano Menezes está á espera do quê?;

- Helton, fez-lhe bem a braçadeira. Parece-me com mais 'sentido de responsabilidade', pois agora é quase o 'pai da equipa'. Isso faz com que esteja mais concentrado;

- Falcao, fantástico como sempre;

- Ukra, de início algo nervoso, levou um amarelo sem razão, mas o árbitro era pior que os Portugueses. Com o avançar do jogo, foi-se soltando e á beira do intervalo esteve quase a marcar um golaço, depois de ter metido uma 'cueca' deliciosa a um defesa Belga. Por mim, fica no plantel..claramente.

- Maicon e Álvaro Pereira estiveram mal defensivamente. O 1º tem 'desculpa' porque é um jovem em estado de aprendizagem, mas o Álvaro (que também falhou na Figueira) tem de começar a abrir o olho. Hoje os Belgas apareceram 2/3 vezes na cara do Helton, e estes 2 jogadores tiveram responsabilidade directa em pelo menos 1 ou 2 dessas ocasiões;

- Souza, não preciso ver mais nada. Vê-se que tem qualidade, vai-nos ajudar muito esta época. A titularidade é uma questão de tempo. 

- Walter, muuuuuuuuuuuuuuuito pesado, pah! Tratem lá disso porque precisámos dele.

- Ruben, sem ritmo.

A eliminatória está resolvida, agora é só gerir na 2º mão, e quem sabe dar oportunidade a jogadores como Walter, Miguel Lopes, Castro, Rodríguez, Rafa, Ruben e ao próprio Souza de jogar.

Começámos bem. Não tanto pela vitória, mas porque FINALMENTE temos sistema(s) alternativo(s).

Nota final para Hulk, que teve viveu hoje uma tragédia familiar muito grande, com a morte por afogamento da sobrinha, na piscina de casa. Todos os membros deste Blog apresentam as condolências ao próprio Hulk e á sua família, desejando que seja forte para passar esta má fase. Nestas situações, o futebol passa para 2º plano.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

8 comentários

  1. Começo pelo fim e pelo pior.
    Pobre criança,que horror :(
    Envio-lhes daqui os meus sentimentos,é um golpe muito duro!Merda...

    Quanto ao jogo,melhor o resultado que a exibição,sem dúvida.

    Concordo com os destaques que fizeste,não retiro uma vírgula.

    Agrada-me também a "mente aberta" de Villas-Boas e a rotatividade táctica da equipa.Só não está é oleada ainda x)

    Se o 4-3-3 com Hulk já me deixa um pouco de pé atrás,sem ele então é que não deu mesmo.Meio-campo e ataque sem ligação,logo,muitas bolas perdidas e passes errados.
    Curiosamente,quando tínhamos o meio-campo cheio de gente é que gostei mais de ver o jogo x)))
    Sendo que a velocidade a agressividade ficaram cá...

    Mas pronto...eliminatória resolvida e isso é sempre bom.

    Este plantel tem qualidade,muita.Falta é a máquina afinar de vez,quando isso acontecer...

    Vamos lá Villas-Boas,isso nos eixos!

    ResponderExcluir
  2. "Curiosamente,quando tínhamos o meio-campo cheio de gente é que gostei mais de ver o jogo x)))"

    Pois! Eu ia escrever isso, mas também é preciso ver que nessa altura o Genk já estava com 10..

    ResponderExcluir
  3. excelente leitura... só tenho a acrescentar o grande espírito de sacrifício de J.Moutinho. Belluschi quando é pressionado erra muito , quando tem espaços cria desequilíbrios.

    ResponderExcluir
  4. "Belluschi quando é pressionado erra muito , quando tem espaços cria desequilíbrios." - sem dúvida nenhuma! Isso foi bem visível hoje, enquanto esteve pressionado cometeu vários erros, em fintas e passes. Quando teve mais liberdade para jogar, conseguiu alguns bons passes de ruptura, é um jogador de fases! Belo golo!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com toda a tua análise, André.
    Ainda assim prefiro e gostaria de ver Ruben Micael com Joao Moutinho e Fernando. E se o AVB quiser 4-4-2 então ainda meta lá o Souza no meio, que me parece ter ainda mais qualidade que o Fernando. Já o Belluschi apesar dos golos bonitos que marca, faz muitos passes errados e recuperar bolas não é com ele.

    Estou a gostar de ver, mas quero mais. Campeonato e Liga Europa têm que ser nossas.

    FORÇA PORTO

    ResponderExcluir
  6. Uma exibição fraca, abaixo do exigível a um candidato a vencer a Liga Europa.


    Lenta, trapalhona, previsível, irritante, a primeira-parte do F.C.Porto, que apesar de ter controlado o jogo e um adversário só preocupado em defender, nunca foi capaz de ser contundente, encostar o Genk às cordas, marcar uma superioridade que se nota a olho nú.
    Culpa de um meio-campo, que, com a excepção de um excelente Fernando, nunca encontrou as melhores soluções e de um ataque onde Ukra esteve muito mal, Varela abaixo das suas possibilidades e um Falcao desamparado e complicativo, não dando seguimento às jogadas em que se pedia mais rapidez de execução, junto a maior objectividade na decisão.
    O 0-1 de alguma forma era injusto. Fizemos pouco para estar a ganhar.

    A segunda-parte pode-se dividir em duas: antes e depois da expulsão do jogador do Genk. Antes, um Porto sem acertar, incapaz de controlar o jogo, mal posicionado e a dar várias abébias na defesa, que só não tiveram graves consequências, porque Helton está em grande e por duas vezes evitou aquilo que parecia certo, o golo dos belgas. Depois da expulsão, mais facilidades, mais controlo, mais acerto, mas mesmo assim, alguns deslizes na rectaguarda, que mostraram, sem margem para dúvidas, que temos de contratar um central de qualidade - espero que Otamendi não falhe!
    Na parte final e já com os belgas rendidos, dos belíssimos golos, a darem ao marcador uma ideia de facilidades e de uma qualidade de jogo, que nunca existiu.

    Resumindo: ganhamos claramente e com isso cumprimos o nosso objectivo de passar à Fase de Grupos. Temos gente, temos treinador, mas e contrário do que a exibição frente ao Benfica prometeu, ainda estamos longe de sermos uma equipa forte, equilibrada, contundente.

    Até esse momento chegar, três jogos, três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido, ajudam a manter a moral em alta e a dar a tranquilidade necessária para trabalhar à vontade.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Três golos sul-americanos que nos colocam com um (ou dois...) pés na fase de Grupos da Liga Europa.
    Bonito o gesto de Falcao, ao dedicar o golo a Hulk.
    Notam-se alguns erros na equipa (esteve muito mal Maicon; venha o Otamendi pois Maicon ainda não está preparado) mas ainda não está nada fechado visto que, até dia 31 de Agosto, alguém pode sair ou mesmo entrar.
    Uma grande vénia para André Villas Boas que mais uma vez sobe o que fazer.
    No Dragão é para marcar mais golos!

    Um abraço
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou admirado consigo dragao vila pouca..não costuma ser assim tão duro!

    Mas a verdade foi essa, apesar de eu não o ter dito 'claramente' no post.

    Abraço!

    ResponderExcluir