Xistrema em acção


Jogo tradicionalmente dificíl em Guimarães, apesar de nos termos dado bem nos últimos anos, todos sabíamos de ante-mão que iria ser muito dificil. E assim foi. Com Xistra então, muito mais difícil fica.

Apesar de não termos ganho, há que o dizer: este Porto joga muito. Podem dizer mil e uma coisas, mas a realidade é essa.

NOTAS COLECTIVAS

- Excelente entreajuda e solidariedade entre todos os sectores da equipa. É muito bonito ver os extremos (Hulk e Varela) a apoiar o lateral, não deixando-o assim completamente sozinho contra 2 adversários, como acontecia no tempo do Jesualdo.

- Hoje, quanto a mim, jogou actualmente a melhor dupla de centrais que temos (o que não quer dizer que o Otamendi não possa vir a ser titular, como é óbvio), e esteve impecável. Assim de repente, não me lembro de nenhuma falha hoje.

- Villas Boas hoje não mexeu bem na equipa. Trocou todo o meio campo sem necessidade absolutamente nenhuma. Não percebi principalmente a substituição do Belluschi, ainda por cima no momento que foi...

NOTAS INDIVIDUAIS

- Fernando: é simplesmente o melhor jogador da Liga Portuguesa.

- Centrais: tal como já tinha referido acima, estiveram ambos muito bem, sendo que Rolando fez cortes decisivos ("á Fernando) já após a expulsão de Fucile, e Maicon manteve-se sempre sólido e fez dobras excelentes, como de costume. Outra coisa que aprecio na linha defensiva do FC Porto é o facto de saír muitíssimo bem a jogar, sem pontapé para a frente (apesar de que, ás vezes é mesmo necessário).

- Álvaro: até cansa só de ver. É um espectáculo dentro do espectáculo. Um dos melhores defesas-esquerdos da Europa. Álvaro, já sabes: sou tem fan incondicional!

- Hulk: um grande golo e alguns desequilíbrios interessantes. Continua em muitos momentos a faltar-lhe o discernimento para perceber quando deve avançar para a jogada individual (slalom ou remate) ou tabelar. Quando "aprender" a decidir nestes momentos, aí sim, será um jogador de classe mundial. CONTUDO, ATENÇÃO, não vamos crucificar o Hulk só porque o Porto não ganhou hoje! Ele foi o mesmo nos 11 jogos anteriores.

- Belluschi: esteve muito bem tanto a defender como atacar. Como já referi acima, não percebi a razão pela qual foi substituído, pois estava a jogar muito bem, e é um jogador que não se intimida com o ambiente, como todos sabemos. Naquele momento, isso era importante para a equipa.

- Falcao: sempre muito esforçado, com muita qualidade no toque de bola. A verdade é que Falcao hoje falhou um golo que a época passada não falhava. Paciência. Eu acredito em ti Falcao, FORÇA.

- Fucile: levou o primeiro amarelo num lance que fez um corte limpíssimo. Como não sou anjinho, sei que o Xistra sabe, como todos nós sabemos, que o Fucile é um jogador temperamental, e num jogo destes com um amarelo aos 30min, só com um milagre acabaria o jogo. Depois, foi só aguardar por uma falta do para lhe mostrar o 2º amarelo.

- Varela: esteve em campo hoje?

Mas, sim, a culpa não é toda do árbitro. O Fucile é recorrente, e devia saberr controlar-se.

NOTAS SOLTAS

- Mais uma vez assistimos ao espectáculo Valdemar Duarte/João Querido Manha. Começa a ser demais. A brincar a brincar, são estes dois filhos da puta que contaminam a opinião pública, em conjunto com ABOLA e a SIC, por exemplo. Quanto tempo é que o Júlio Magalhães vai demorar mais a tirar estes dois filhos da puta do ar? É que, sinceramente, é demasiado mau. Uma falta de ética profissional completamente inacreditável.

- O Xistrema hoje funcionou. O Carlos assinou uma exibição habilidosa, bem ao seu estilo. Conseguiu, de um momento para o outro destabilizar um jogo que estava a ser perfeitamente normal, e conseguiu até a proeza de tirar Villas Boas do banco. Pelo meio, o fiscal de linha conseguiu arrancar um offside inexistente ao Falcao, quando este se encontrava na cara do guarda-redes.

- Agora, só sobre a expulsão do Villas Boas, tenho umas coisas a dizer:

NA PRIMEIRA VEZ QUE VILLAS BOAS PROTESTA COM UM ÁRBITRO ENQUANTO TREINADOR DO FC PORTO, É EXPULSO DO BANCO.
POR OUTRO LADO, NA LUZ, DESDE A CHEGADA DE JESUS, É-LHE PERMITIDO IR QUASE ATÉ Á BANDEIROLA DE CANTO DAR INSTRUÇÕES AOS SEUS JOGADORES, OU MESMO BERRAR, LITERALMENTE, NA CARA DOS ÁRBITROS. O QUE LHE ACONTECEU ATÉ HOJE? 

ABSOLUTAMENTE NADA.

SABEM PORQUÊ?

PORQUE NÃO HÁ QUILHÕES PARA EXPULSAR O EXPULSAR.

É só.

P.S. - Amanhã vamos fazer uma curiosa reflexão sobre as nomeações para os jogos do FC Porto e do Benfica após "O Comunicado".

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

12 comentários

  1. Já para nao falar nao expulsao perdoada ou joao paulo...
    Entrada por tras no Falcao.

    Mas nós somos maiores que esta corja de filhos da puta...

    ResponderExcluir
  2. - houve essa do Joao Paulo;

    - uma cotovelada do Bruno Teles ao Fucile, que nem falta foi;

    - uma entrada violenta por trás do João Ribeiro sobre o Fucile, que nem amarelo levou.

    ResponderExcluir
  3. nao concordo, o porto mereceu empatar, marcou o golo e adormeceu, andou a "brincar", o AVB deveria ter mais calma, na altura em k a ekipa precisava dele, ele e expulso, resumindo nao gostei do porto hj, mas pronto,espero k o AVB tire lições deste jogo.

    ResponderExcluir
  4. se não estou enganado o penalti que o vilas boas vê é um agarrão ao micael na área...reparem que ele tenta cabeçear a bola e não consegue fazê-lo como deve ser...

    ResponderExcluir
  5. Relativamente a Fernando concordo que é um dos melhores jogadores da Liga. Este sim é o verdadeiro polvo!
    http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/10/o-regresso-do-polvo-portista.html

    ResponderExcluir
  6. Claramente o Xistra não fez uma boa arbitragem, nomeadamente ao nível dos cartões. João Paulo fez uma entrada por trás sobre o Falcao (para mim para vermelho), mas a TVI não me deu o prazer de rever as imagens (supresa...), assim como algumas outras faltas perto da baliza, que não foram assinaladas e não tiveram direito a análise.

    A arbitragem foi tipicamente Xistra, mas a equipa que se prepare para este tipo de jogos, porque vai haver muitos.

    Mas a realidade é que de facto não vi um grande jogo do Porto, ainda que tivesse melhorado com a entrada do Micael e quando o Porto finalmente resolveu trocar a bola. O Hulk resolve, mas também dá cabo do jogo. Tanto finta e chuta que quando resolve passar, ninguém se mexe porque não estão à espera. Devia ser precisamente ao contrário.

    O Porto facilitou e por isso perdeu 2 pontos.

    Já agora, muitos se preocuparam com os nossos centrais, mas os problemas têm vindo é das laterais, onde o Sapu é nesta fase o único lateral que está a defender decentemente.

    ResponderExcluir
  7. Uma última nota, pura e simplesmente não vi o Belluschi em campo hoje e não é a primeira vez.

    Tem rasgos geniais, mas desaparece com frequência. Penso que o Micael traz mais qualidade ao meio-campo, mas é uma opinião minha.

    ResponderExcluir
  8. Espero que este empate concedido por relaxamento lhes faça bem!Para provar que não podem mesmo relaxar em nenhum momento do jogo e que tudo pode mudar a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  9. Não arranjas as imagens do SLB-Braga? Era interessante mostrar os lances de livre para ver o posicionamento dsa barreiras. Era interessante e não muito exaustivo porque a dado momento a Sporttv, quiça incomodada, deixou de o mostrar!!

    A barreira do Braga sempre 2-3 metros para lá do limite e a do SLB dentro da rodinha. Habilidades imperceptiveis, mas só para alguns...

    Já agora, qaunto tempo demorou Xistra a escrever no bloco de apontamentos o amarelo ao Ricardo do Guimaraes, bem perto do jogo?

    Fazer um pequeno filme com as faltas que o Xistra deixou passar sem cartão ao s vimaranenses também não era dispiciendo.

    Espero que tenha servido de lição e agora só relaxemos depois do 2-0...

    ResponderExcluir
  10. Concordo em absoluto com as observações sobre os comentadores da TVI. Aquilo mete nojo. Agora, nós não podemos adormecer daquela maneira. Devíamos ter entrado na segunda parte e acabado logo com o jogo. O Fucile talvez não devesse ter visto o primeiro cartão, mas o segundo até podia ter sido vermelho. E cometeu penalty sobre o Edgar - de resto, se tivesse sido assinalado a equipa era capaz de reagir mais cedo. Claro que, antes, há a falta do João paulo, que devia ter visto o vermelho. E aqui, como eu costumo dizer, o primeiro erro é que é decisivo. Porque tínhamos ficado a jogar contra dez quase todo o segundo tempo. Mas pronto. Que se aprenda com o que esteve mal. Agora é vencer os dois jogos antes do Benfas e depois espetar-lhes dois ou três para ficarmos com 10 pontos de avanço. Já agora, o Xistra é da AF de Castelo Branco, mas é da Covilhã - gosto sempre de referir isto. E é um facto que nos prejudicou muitas vezes, antes do jogo de ontem - estou-me a lembrar, por exemplo, do FCPOrto-Beira Mar no início da era Mourinho em que perdemos por 3 a 2 graças a uma arbitragem de bradar aos céus.

    ResponderExcluir
  11. Bem,
    O Xistra é nosso conhecido. Mas...
    não se zanguém... fomos um pouco passarinhos...
    Sim, é verdade, tem havido jogos, ontem e em Sófia, por ex., marcamos, e por lá andamos... e a desculpa é estamos a resguardamo-nos para a Liga Europa, e lá estamos a guardarmo-nos para o VG.
    Isto é o pior do sistema "prisão de ventre" à la Jesualdo...
    Temos equipe para matar o jogo, pressionar e lá vai disto... Em Sófia ou em Guimaraes...
    A cena do AVB, é o ideal para os nossos adversários... não me lembro duma unica vez, em que de "cabeça perdida" tenhamos conseguido algo. Ao que parece foi enganado pelo Rui Cerqueira, que viu demais... AVB, nunca mais faças isto !!! Conheço a tua familia, tudo gente boa e educada... Tem calma !!!
    E já agora, treinem os cantos!!! Horas e horas no Olival, jogadores de categoria, e raramente sai um pontapé de canto que valha... Vejam os videos do nosso Branco, não vai assim há tantos anos...

    ResponderExcluir