De Dragão ao Peito

"De onde vem este chamamento que só o futebol tem? Por que razão, ainda rapaz, atravessava a cidade a pé, com o coração e o passo acelerados, tentando chegar às Antas horas antes de o jogo começar? Por que é que ainda estremeço quando me ocorre o clamor de alegria da multidão a celebrar aquele golo de Duda que nos deu o campeonato que fez iniciar a lenda que não mais parou e que, depois, repetiu a receita no hat-trick contra o Manchester? Por que é que fecho os olhos e ainda vejo tantos golos do Gomes, as fintas do Madjer e os inigualáveis duetos do João Pinto e do Jaime Magalhães que faziam chispar o lado direito? Por que razão sublimo todos os títulos que o FC Porto conquistou cá dentro e lá fora como se fossem coisa minha, ameigada e resguardada, e cujos enredos quero narrar aos meus filhos para que eles possam transmitir aos seus o êxtase incomparável que é ser adepto de um clube que é muito mais do que um clube?

Um fragmento da resposta aconteceu no Dragão, no domingo. Aquele FC Porto interpretou o melhor da sua história mercê da atitude com que prostrou o visitante. Naqueles 90 e poucos minutos percebeu-se que há equipa, treinadores, dirigentes e adeptos, com uma qualidade que não é costume atingir neste país acabrunhado. Que existe uma diferença irrecusável entre este FC Porto, sereno, bem governado, confiante, inteligente e capaz, e o resto do país, abúlico, desnorteado, descrente de si, assolado pela má governação e incapaz de encontrar um rumo.

Gosto de futebol e do FC Porto porque fazem parte do melhor da minha vida, porque me fiz gente com o seu sucesso e me tornei quem sou graças a tantas alegrias que tivemos juntos. O FC Porto ensinou-me a vencer os obstáculos e a ser melhor. O que eu gostava é que o FC Porto não fosse a exceção mas que todo o país, um dia, pudesse vir a ser assim. Que Portugal debelasse as suas aflições com a mesma categoria com que o FC Porto desbaratou o visitante no Dragão. Que o meu país tomasse o exemplo do FC Porto e se assemelhasse menos à equipa arrasada e incompetente que foi goleada."

Autor : Carlos de Abreu Amorim
in Record

De facto um texto que pode perfeitamente ser a "banda sonora" da vida de muitos portistas espalhados pelo país e pelo mundo, que emana sentimento, orgulho e demonstra por linhas fortes o que nos faz ser diferentes de todos os outros, nas vitórias, nos dissabores e nas conquistas.

Entretanto, soube agora da convocatória do nosso Otamendi para a selecção Argentina.
       
Parabéns Ota.
       
E já que falamos em bons centrais e bem cotados...Mano Menezes, conheces o Maicon? Actual 
patrão de uma das defesas menos batidas da europa e em claro ascendente de forma?
Sim, porque gostava de saber o que é que ele terá a menos que um Thiago Silva ou um David Luiz ( sim, aquele rapaz de cabelo farto que parecia uma via verde nos 5-0 ).

PS : Segundo o pasquim aBola o 5LB é o clube nacional mais seguido no Facebook...magnífico, mais um "troféu" moral e ganho fora das quatro linhas para consolar e dar miminho aos lampiões deste país que ainda choram aquela noite fatídica de domingo.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

5 comentários

  1. se eu criar 10 perfis por dia, de quantos dias o porto tem mais amigos q o benfas?ja agora qual terá sido a mensagem no domingo a partir das 22h30?

    ResponderExcluir
  2. É capaz de ter sido: "o Porto teve a sorte do jogo" :))

    ResponderExcluir
  3. Carlos Abreu Amorim CAA: "a celebrar aquele golo de Duda", posso estar enganado, mas o CAA queria referir-se ao Ademir e não ao Duda, CAA ter-se-á equivocado. Ambos - Duda e Ademir - estavam a jogar (1978), mas quem marcou o golo foi o Ademir.

    ResponderExcluir
  4. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=467072583446&set=a.466667438446.256792.512063446&ref=nf#!/pages/Sport-Lisboa-e-Benfica/109157982435185?v=info reparem no numero de fans...acho que alguem se enganou na contagem...ou isso ou vê a dobrar...

    ResponderExcluir
  5. sorry! afinal esse não era o oficial...era o oficioso(tambem nao é o do record nem da bolha...)

    ResponderExcluir