O "Informático"














André Villas-Boas foi apresentado como treinador do Futebol Clube do Porto dia 4 de Junho de 2010, passados cinco meses e meio o inexperiente técnico contribuiu para a conquista de uma Supertaça, para a liderança na Liga, para a liderança do grupo da Liga Europa e mantém-se na Taça de Portugal.

Villas-Boas, foi inicialmente apelidado de informático de forma depreciativa, por tratar da análise estatística dos jogos quando trabalhava com Mourinho e por não ter experiência de “campo”.

O meu conhecimento sobre informática é bastante reduzido, mas quer-me parecer que para um informático o nosso treinador tem tratado bem da máquina

Chegou ao clube assumiu com distinção o papel de admin, executou o setup de uma cultura de vitoriosa e uma filosofia de valorização do clube e entrou num loop de vitórias.

No discurso de apresentação teve a astúcia não prometer o título nacional, contrariamente aos treinadores dos clubes rivais. Se Mourinho foi genial no contexto de 2002 ao garantir publicamente o título, Villas-Boas também o foi em não o assegurar no contexto de 2010, preferiu optar pela utilização de keywords motivacionais e coesivas como, passo a citar, “orgulho enorme”, “compromisso com a vitória”, “sucesso inerente à cultura do Futebol Clube do Porto” e com uma referência histórica própria repleta de portismo ao “Vencer desde 1893”.

Na programação da época foi à cache aproveitar algum do trabalho desenvolvido pelo treinador anterior, fez um upgrade no meio-campo, para o qual muito contribuiu um produto Apple recentemente adquirido (que de podre nada tem) e fez um update ao modelo de jogo com novos princípios que são as tag deste Porto.

Aproveitou os mal intencionados banners dos jornais e em vez de os enviar para o spam transforma-os instrumento motivacional na equipa, utilizando as Conferências de Imprensa como firewall para proteger os “seus” e como vírus para hackar os rivais. Foi sua a ideia de fazer o upload das suas conferências de imprensa na internet de forma integral.

As suas competências como observador de adversários, são uma mais-valia para fazer um scan aos seus adversários e detectar os bugs a serem explorados.

Este “Técnico de Informática” inexperiente desafiou “O Catedrático”. Roubou-lhe o GPS, deixou-os perdidos em campo e aderiu às redes sociais para lhes enviar um Hi5.

Villas Boas tem sido um hit no mercado internacional e esperemos que saiba a password para mais conquistas…


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

9 comentários

  1. Se é Informático, tem um Software de grandíssima qualidade.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. muito boa analogia informática com o nosso AVB César. parabéns. bom post.

    ResponderExcluir
  3. não esquecer que o computador dos rivais está sempre a dar o mesmo erro: ecrã azul...

    ResponderExcluir
  4. porra, nem eu que trabalho na área me conseguia lembrar de tantos termos :)

    parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  5. este é daqueles posts que dá vontade de fazer forward para todos os nossos amigos e conhecidos e cujo reset não está contemplado - nem nos piores cenários ;)

    Muitos Parabéns!

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderExcluir
  6. Para quem não é informatico aplicou muito bem os termos. Os meus parabens.

    Jorge Rocha

    ResponderExcluir