Ás vezes tenho vergonha do meu clube

Já tinha falado nisto, não necessáriamente neste espaço, e hoje volto a ter o mesmo pensamento: ás vezes, tenho vergonha do meu clube.

Que o Departamento de Comunicação deixa muito a desejar, já todos sabíamos. Só não imaginava que me pudesse surpreender AINDA MAIS, pela má qualidade dos trabalhos gráficos produzidos.

A última pérola, é esta imagem de Natal, com uma montagem feita "á pressão" sobre a imagem do plantel 2010/11.

Riam-se, ou chorem lá..


Ok, é preciso ressalvar que, penso eu, quem produz estas coisas é a SportInvest, que tem os direitos de imagem dos 3 grandes. Não tenho total certeza sobre isto, mas independentemente por quem seja feito, é inadmissível (se alguém me puder esclarecer sobre esta situação, agradeço muito).

Acima de tudo, trata-se de uma questão de respeito. 

Há que haver respeito por um clube que é Bi-Campeão Mundial, Bi-Campeão Europeu e vencedor de 24 Campeonatos Nacionais.

Há que haver respeito por um clube que tem milhões de adeptos por esse Mundo fora, e tende a ter ainda mais. E, para isso, a comunicação do clube é pedra essencial, tal como em qualquer marca que se preze a ter mais clientes.

A pior notícia disto tudo é mesmo o facto de eles não se terem ficado por esta imagem. Também foi feito um vídeo que ainda me envergonha mais que esta imagem

Um miúdo do 5º ano, numa aula de TIC, não faria pior.  

Há mais, mas se for a referir todos os exemplos de mediocridade, nunca mais saio daqui...

Podia também dar aqui outros exemplos de peças gráficas de outros clubes, principalmente brasileiros, mas isso só contribuiria para ficarmos ainda mais 'deprimidos' neste aspecto.

Fica para uma próxima, isso e o site, que também...pronto, já chega.

Por fim, deixo-vos aqui o vídeo de Natal produzido pelo Villarreal CF. Descubram as diferenças..



Não tenho canudo, nem sou o melhor designer do país, mas tenho a certeza que fazia melhor. Se quiserem uma ajudinha aqui do Mística, estejam á vontade..


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

7 comentários

  1. Va... o video ate e aceitavel, agora a imagem de boas festas deu-me um ataque de riso. Nos ultimos anos as imagens tinham vindo a ser de grande qualidade (apesar de ja nao me lembrar como e´ a do ano passado), mas esta e´ mesmo deprimente.
    Enquanto os males do FCP forem assim, dou-me por contente.
    Cumps

    http://fcporto-1893.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. não diria que tenho vergonha mas lá que se podia fazer muito melhor, não tenho dúvida. acima de tudo parece que se perde a ligação com os adeptos e se tenta promover uma imagem corporativa que aparentemente só os sócios de pipoca é que gostam. enfim.

    um abraço,
    Jorge
    http://porta19.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. caro amigo, o meu clube realment as veses consegue envergonharme, mas isto já nem me diz mto, mas por exmplo vender 35%por cento do passe do james por 2,5 milhões...k negocios sao estes??? eu sou lerdo no assunto, mas por amor d deus um jovem km tanto potecial, cujo preço pode ser imensament influeciado..kuando o vendermos temos pra i 20 por cento do passe..sinceramnet nao percebo estes negocios est futeol moderno etá podre!!! outro caso por exmplo temos o hulk..um jogador tao valioso, do kual ja nao possuimos nem metade do passe, isto por causa d ké? d 1 milhao ou 2???? dps vendemos os grandes jugadores , ficamos sem jugadores e sem dinheiro, gostava k fisesses um TOPICO sobre este assunto, pk realment est tipo d negocios sao a coisa mais podre k xegou ao futebol nos ultimos tempos.

    1 abraço d dragão..FC Porto sempre!

    p.s - quando é k será k "o jogo" reformula o seu site?? sou porstista e tou farto d ir abola online ou ao record online ver noticias!!! bastava acrestar akale quadradinho no topo km noticas semp actualisadas..como os outros tenhem..será assim tao dificel??

    ResponderExcluir
  4. Daniel, o vídeo quanto a mim, tal como a imagem, não chega sequer a atingir o estatuto de "aceitável". Está simplesmente deplorável.

    Tens razão quando dizes que, se o maior problema do FCP for esse, é razão para ficarmos contentes. Contudo, e apesar de dentro das 4 linhas as coisas estarem a correr bem, isso não implica que não possamos/devamos criticar o que está mal. Neste caso, muito mal.

    Jorge, tal como disse no post, a comunicação, aliada aos sucessos desportivos, é uma pedra basilar para se atrair jovens adeptos.

    Façamos um exercício simples: imaginem que hoje têm um amigo estrangeiro em casa. Eu estou no computador, ele está ao meu lado porque vamos ver uns vídeos. Antes disso, dou uma espreitadela no mail para ver o que se passa. Abro a Newsletter do Porto e deparo-me com aquela imagem. "Olha, este é o postal de Natal do meu clube..." - com que cara vou dizer isto?! Ele, provavelmente, iria-se rir na minha cara. E muito.

    Não é por fazer críticas destas que me sinto mais ou menos portistas, como alguns querem fazer a entender. Espírito crítico é muito saudável.

    Pelos vistos, Criatividade é algo que escasseia para os lados do Dragão..pelo menos fora das 4 linhas..

    ResponderExcluir
  5. O gabinete de comunicação no seu melhor...

    Enfim, ainda não recuperei do comunicado cretino a seguir ao jogo com o Sporting...

    ResponderExcluir
  6. eu sinceramente achei uma piadola imensa à imagem, mas realmente um clube deste tamanho ter um gabinete de comunicação de um clube da distrital é triste...

    eternomagnifico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Realmente podia ter sido feito algo melhorzito...

    Feliz Natal André, e a todos os colaboradores e fãs da Mistíca do Dragão!

    João Castro
    http://somosporto.forumeiro.com/

    ResponderExcluir