Perceber os apedrejamentos II

Este post vem na sequência do post que fiz ontem.

Já o disse, e repito, que não sou apologista de qualquer tipo de violência física, principalmente quando o tema é futebol, que é o desporto mais bonito do Mundo e que mais apaixona adeptos por esse Mundo fora.

Violência verbal..ok, aceito, até porque eu gosto muito de insultar o Javi Garcia, o Luisão..coitadas das mães deles..bem, adiante. :)

Uns insultozitos, pronto, OK, agora calhaus, isso não!

Contudo, quanto a mim, mais importante que condenar esta violência é tentar percebe-la. E, para isso, eu tenho as minhas teorias.

Uma delas, curiosamente, vem expressa no Comunicado que o FC Porto ontem fez derivado ao apedrejamento da casa do FCP em Coimbra:





O incidente de Coimbra aconteceu menos de duas horas depois de Rui Gomes da Silva ler um comunicado da Benfica SAD, uma escolha nada inocente, como até o jornal “A Bola” reconhece na página 2 da sua edição de hoje. Que será feito do prolixo porta-voz que até estava presente no incidente da A41, desta vez remetido à subalternidade e substituído pelo administrador que mais tem contribuído para o actual clima de tensão através das suas intervenções e provocações televisivas.

 

Subscrevo. 

Não tenho dúvidas em afirmar que uma ma das maiores razões para este clima de ódio contra o Benfica, a sua equipa, e principalmente o seu Treinador e Dirigentes, resulta das suas declarações que são feitas, da forma como estas são proferidas, e também da forma como alguns jogadores actuam desonestamente dentro do campo.


Todos os fns-de-semana vemos agressões dos jogadores do Benfica a jogadores adversários passarem impunes.

O que podemos fazer? Nada.

Todos os fins-de-semana vemos e ouvimos o Jesus falar de forma arrogante, por vezes com declarações que faltam ao respeito do adversário. 

O que podemos fazer? Nada.

Todas as segundas-feiras vemos e ouvimos o Gomes da Silva dizer barbaridades na televisão, como algumas que citei no outro post.

O que podemos fazer? Nada.

Todos os dias vemos as capas dos jornais desportivos, que com um jornalismo faccioso, com dois pesos e duas medidas, exalta os feitos de uns e branqueia os feitos de outros.

O que podemos fazer? Nada.

Na Luz vemos o Jesus a mandar no quarteto de arbitragem, a ir até à linha final protestar, a entrar dentro do campo para agredir adversários no final dos jogos.


O que podemos fazer?

Podemos fazer de todos estes factores uma motivação ainda maior para vencer ainda mais e ainda melhor, dentro do campo.


E, meus amigos, nisso, nenhum clube dá lições ao FC Porto.

Enquanto se continuar a desrespeitar cegamente o FC Porto e todos os seus adeptos, vai ser difícil parar isto.

Como se costuma dizer: há malucos para tudo.

Quem semeia ventos, colhe tempestades...


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. @ André

    na minha opinião e para quem é administrador de blogues conotados com esse maravilhoso mundo que é bluegosfera, pode-se sempre dar "voz" à nossa revolta - como tu o fizeste (e bem!) neste post.
    é uma forma igualmente válida de se lutar, não contra "moinhos de vento", mas contra certas verdades (muito pouco) desportivas, vindas de quem se julga "virgem", "ofendida", "pudica" e (sobretudo) «vítima de bárbaros».

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

    Miguel (penta1975) | Tomo I

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, juro-te que pensei mesmo em escrever isso, mas como a hora de almoço é curtinha..

    Sem dúvida que a "buegosfera", como dizes, é uma das poucas e poderosas armas que nós temos.

    Nós (eu, tu, e mais umas boas centenas de portistas) perdemos algum tempo nisto, tudo em prol de uma paixão, sem receber nada em troca. Mas, falando por mim, não me arrependo nada!

    Saudações desportivas e um grande abraço para ti!

    ResponderExcluir