Parabéns André


De há alguns jogos para cá, desde que o Porto apagou a luz, que o ruminante da 2ª circular tem vindo a utilizar os jogadores menos rodados, com os resultados que se tem visto. Futebol pobre, medíocre mesmo, com vários pontos perdidos. Toda a imprensa tem sido simpática em considerar normal, e confesso que eu próprio concordava com essa visão, mas o AVB mais uma vez trocou-me as voltas.

Penso que era mais ou menos ideia assente no início da época que o AVB trazia uma aura “Mourinhesca”, contudo a equipa parecia ainda não responder àquilo que se pedia. Conforme a época foi avançando, a equipa foi solidificando, resistiu à quebra do Falcao e do A. Pereira, assentou ideias e tácticas e é legitimo dizer que é agora das equipas mais consistentes e mais sólidas do futebol Europeu. Contudo, estas coisas são muito bonitas quando se tem o melhor 11 disponível, e normalmente quando se tem lesões, suspensões, crises existenciais e outros, é normal que a qualidade de jogo sofra com isso.

Sendo assim, ao saber que a equipa de ontem ia ter nada menos do que 8 jogadores ditos de banco, preparei-me para perceber o que valem os nossos “outros”, mesmo sabendo que normalmente estes jogos são a chamada granda seca, porque uma coisa é mudar um jogador, outra coisa é mudar uma equipa, e por isso não esperava ópera. Surpresa total.

O jogo foi bom, até bastante bom, com a bola a ser trocada em velocidade, com técnica, mudanças de flanco e boa interacção entre os sectores. Quatro golos e outras tantas oportunidades de golo, com o Setúbal apenas a criar perigo a partir dos 60 minutos de jogos, já depois da saída do Guarin. Se já estava maravilhado com o que o AVB tinha trazido para o Dragão, agora faltam-me adjectivos para classificar o nosso jovem treinador. Mais do que rentabilizar jogadores, existe uma matriz de jogo sólida, com principio, meio e fim. Inclusive fiquei com a ideia que o Hulk prejudica o modelo de jogo.

Não conheço muitos treinadores que tenham conseguido o que o AVB conseguiu esta época (veremos se na próxima se mantém), e acho que o Mourinho não é um deles. Com talento confirmado só me lembro de Arsène Wenger e talvez Pep Guardiola.

A capacidade de construir um sistema onde quem corre é a bola, onde todos defendem e atacam, onde se alia o futebol bonito ao eficaz, não é coisa que se encontre nos cromos das embalagens super-gorila. Parabéns André.

Dito isto, gostaria de escrever alguns pontos por sector:

Baliza
O Beto só apareceu a partir dos 60 minutos e apareceu bem, inclusive defendendo o pénalty. Já o Kieszek…

Defesa
Sem Rolando, tive algum receio pela saúde do Maicon e do Otamendi. Nenhum dos dois me transmite confiança, ainda que ambos tenham pontos que me agradam, também os dois têm pontos fracos que me preocupam.
Fiquei foi impressinado com o Sereno. Não tinha noção da velocidade com bola deste rapaz, por duas ou 3 vezes ganhou vantagem sobre os defesas, subindo à linha para cruzar, e o mesmo fez quando era para defender. Perdeu duas bolas por excesso de confiança, mas talvez valha a pena apostar mais neste rapaz, inclusive para lateral.

Meio-campo
Rendo-me! O Guarin é um fora-de-série. Rápido, atlético, visão de jogo, bom remate, bom cabeceador. Jogador completissimo, que por algum motivo andou duas épocas a enganar-nos a todos. Titularissimo, seja em que lugar for.
A equipa perdeu muito com a sua saída, até porque o Sousa partilha do mesmo problema do Fernando, falha muitos passes. Por falar em Sousa, é rápido, tem técnica, parece um misto entre o Fernando e o Guarin, espero que na próxima época tenha mais minutos.

Ataque
Grande James, grande pé esquerdo. Não é explosivo, não tem finta fácil, não estou seguro que a ala seja o seu lugar natural, mas que o rapaz tem classe, tem. Menos Cristian, mais James, é tudo o que peço.
Espero que esta seja a última época do Mariano, seja porque volta o Ukra, seja porque entra o Iturbe. É bom rapaz, é esforçado, mas não tem nível. Ontem andou lá perdido nas alas, e quando lhe deram 2 golos de bandeja, falhou os dois.
O Walter é das coisas mais estranhas que tenho visto no futebol. Percebe-se que tem técnica, mas é lento e ainda me parece gordo, mas lá fez um golo e por pouco não fez mais 2 ou 3. Venha a próxima época, para se perceber o que vale.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Souza parece um médio como há muitos brasileiros. É mais um. Parece-me um médio tipo o Rafael Carioca do Spartak. Tem qualidade no toque de bola mas nunca pode jogar como médio mais recuado. Não é um recuperador/destruidor, é um médio que tem toque de bola e que pode fazer coisas boas mas não tão recuado.

    Walter deu-me excelentes indicações. É um ponta de lança. Como ele domina a bola de costas prá baliza, gosto! Visão de jogo, sabe tabelar, boas ideias. Não é obviamente o Falcao mas é uma boa solução. Marcou alguns golos comparativamente ao tempo que jogou...

    Guarin e Falcão, que venha o Arsenal com um pack de 50 milhões e leva os dois :)
    Assentam que nem uma luva na estratégia do Arsenal que não tem um único jogador no meio campo com meia distância e não tem um ponta de lança mortífero para cruzamentos tanto dos laterais como de Nasri e Walcott, Van Persie e companhia.

    James a 10 já!

    ResponderExcluir
  2. 50 Milhões e leva os 2???? tu deves pensar que esta merda é o benfica...!!!

    ResponderExcluir