O "stress" oriundo da acalmia do defeso

Vejo alguns adeptos do nosso clube inquietos porque o clube não contrata "jogadores". Uma agitação porque os rivais compram este e aquele, desembolsam isto e aquilo e o mundo azul parece estar parado. Não me parece que existam razões para haver qualquer tipo de ansiedade...

1 - Pode não parecer, mas já foram feitas quatro contratações:

Bracali / Custo: zero 

O melhor guarda-redes a actuar em Portugal exceptuando os 4 grandes. Já demonstrou ao longo de várias épocas qualidade para chegar a um grande. Beto é um bom guarda-redes português e que merece um lugar na selecção, não é no banco do FCP que vai conquistar esse lugar. Entre os dois, o brasileiro dá-me mais segurança.


Iturbe / Custo: 1,5 milhões €

Jovem promessa argentina, foi contratado quando era um desconhecido. O timing foi perfeito, depois disso o jogador valorizou-se e está aqui um enorme jogador de futuro. Quando vejo um plantel com Hulk, Varela e James tenho dificuldades em ver o Iturbe com muitos minutos nas pernas na próxima época, mas não existem muitas dúvidas que a longo prazo tornar-se-à influente. É por isso que as grandes contratações do FCP para a época seguinte não são feitas neste defeso, já foram feitas anteriormente...



Kelvin / Custo: 2 milhões 

Internacional pelas selecções jovens do Brasil, jogava no modesto Paraná. E virá para o Porto evoluir. Não conheço muito deste jogador, esperar para ver...



Djalma / Custo: zero 

Jogador com alguma qualidade, mas que na minha opinião não terá muitas hipóteses. Foi lançada uma farpa ao Marítimo, o clube madeirense foi atingido, o FCP acabou por garantir ou bom valor a jogar em Portugal é importante ter alternativas válidas, mas e sem querer estar a subestimar o extremo angolano, mas parece-me que não haverá grande probabilidade para se impôr na equipa.





2 - Na segunda circular já se gastou 20 milhões de euros (7,5 SCP + 12,5 SLB), o Sporting renascerá o Benfica vai voltar à carga, é o ambiente normal de pré-época, o período de mais alegria para os que não costumam ter um destino feliz.
Comprar um vedeta de qualidade pseudo-elevada e por vários milhões de euros podia ser uma coisa bonita, alegre e galvanizadora para os adeptos ficarem mais entusiasmados com a equipa (comprar kits, camisolas, jornais, etc.), mas insensata desportivamente. Como é hábito, não caberá ao Futebol Clube do Porto o papel de insensato.  

3 - Para entrar é haver uma vaga. O plantel que venceu Liga Europa, Campeonato, Supertaça e Taça mantém-se praticamente intacto, não saiu nenhum atleta influente. Só este facto é razão suficiente para os adeptos portistas manterem confiança a sua confiança na equipa e detrimento da desmoralização por não contratação de craques.

Para a inevitabilidade de sair um Rolando, ou um Fernando ou um Moutinho, ou um Hulk ou um Falcao. Obviamente que estará uma alternativa para o substituir, quer esteja num outro clube, quer no próprio plantel. Uma hora depois de ter recebido a oficialização da transferência do nosso ex-treinador para o Chelsea, estava a ser apresentado no auditório José Maria Pedroto o novo treinador do FCP, o novo treinador era alguém que estava na sombra de quem brilhou na época passada...

Obviamente que não se gastaram muito milhões, naturalmente as entradas não são todas pomposas e mediáticas como em outros clubes, o clube mantém-se fiel ao perfil de reforços adoptado nos últimos anos. 


Parece estar desenhada a nova equipa técnica:

Treinador - Vítor Pereira
Braço direito - Rui Quinta 
Senhor da preparação física - Filipe Almeida 
Homem da casa - José Semedo 
Chefe dos guardas - Wil Coort



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. A imagem que puseste no canto inferior direito do teu post e que está no banner deste Fantástico Blog mostra que qualquer preocupação que possa existir na cabeça de alguns adeptos é infundada!
    Nós temos "Rigor, Competência, Ambição e Paixão".
    É assim que esta estrutura (tão falada e cobiçada ultimamente) trabalha e tem vindo a trabalhar e não há razões de queixa dos resultados obtidos!
    Mais um ano, mais uma ano à Porto!

    ResponderExcluir
  2. Os reforços não ficam por aqui e só mostra o quão cirúrgicos são. Kléber já está praticamente garantido e outros virão se for o caso.
    Quanto ao Kelvin, se for disciplinado a nível táctico (que é o que mais precisa) pode vir a ser um diamante em bruto. Gostei muito dele.
    Se o Fernando sair é a oportunidade de dar minutos ao Castro, mas o Vítor é que sabe e há que lhe dar confiança.

    ResponderExcluir
  3. A minha preocupação não é a pomposidade das contratações nem se vem esta ou aquela vedeta ... O que me preocupa é que a época de transferências esteja mesmo para fechar e comecem a chover propostas "irrecusáveis" e que não dê tempo para fazer uma boa contratação para tapar buracos. Sinceramente na iminência de sair Falcao não vejo em Walter um bom substituo. Sei que a estrutura de avaliação/contratação de jogadores não é feita de um dia para o outro (no nosso clube) mas também sei que para "roubar" um bom jogador é preciso perder algum tempo com negociações para não se correr o risco de fazer um grande investimento sem retorno!

    Enfim, enquanto não sair ninguém estou tranquilíssimo.

    ResponderExcluir
  4. Penso que até agora o Porto está a reforçar-se bem. Não há de facto necessidade de grandes contratações ou grandes loucuras.

    Estou com o MisterPYU, a grande preocupação não é quem entra, e sim quem sai.

    Uma vez que já vendeu o André Vidas Boas, e desta forma cobrindo os 12 milhões que tinha realizar de mais valias, o Porto não tem qualquer necessidade de vender jogadores (ou comprar). Tirando obviamente os dispensáveis (sendo o Rodriguez o mais evidente), espero que não haja vendas abaixo das cláusulas.

    ResponderExcluir