Os "desviados"

Ontem, Danilo e Alex Sandro estavam praticamente garantidos como os 21º e 22º reforços da mais maior grande equipa do Mundo, para a próxima época.

Hoje, pelos vistos, tudo mudou. Estes dois jovens do Santos estarão a caminho do Dragão, 'desviados' por esse monstro que se chama Pinto da Costa.

Pessoalmente, não me dá nenhum gozo especial que o meu clube contrate um jogador no qual um rival nosso estaria, supostamente, interessado.

O que quero é que o meu clube contrate bons jogadores. E, efectivamente, estes dois são bons jogadores. Excelentes, aliás.



Sobre Alex Sandro já falei há 6 meses atrás, e mantenho tudo o que disse. Em 2014, no Mundial do Brasil, este agora menino de 20 anos será o titular na lateral esquerda Canarinha.


Mas 9,5 M€...como se costuma dizer, é muita fruta. Não é hábito do nosso clube pagar tanto por jogadores jovens sul-americanos. Se o negócio se concretizar por este valor, acredito que podemos concluir que Álvaro Pereira estará de saída. Contudo, a minha opinião é que o negócio, a concretizar-se, será por valores um pouco mais baixos, logo, Alex Sandro poderá ser um suplente de luxo do 'Palito' durante a próxima época, e depois então assumir a titularidade, já com um ano de futebol português.

Vamos ver. O valor do jogador não está em causa, porque este é daqueles que não engana. Não é que eu seja a voz da razão, mas acho que todos os portistas podem ficar descansados. A única questão é mesmo a massa...



Quanto ao segundo nome falado, Danilo, vou fazer uma breve descrição como fiz para Alex Sandro e Gio Moreno há uns meses.

Danilo
Idade: 20 anos
Posição: Defesa Direito, Médio Defensivo, Médio Centro, Médio Ala
Nacionalidade: Brasileiro
Altura: 1.84m  - Peso: 73kg
Clube actual: Santos

Como facilmente já terão percebido, a principal arma deste jogador é a sua polivalência. Sim, ok, o Ricardo Costa e o Caneira supostamente também jogam a defesa esquerdo. A diferença é que Danilo consegue ser igualmente bom em todas as posições acima mencionadas. Creio até que também já jogou a defesa-esquerdo, por necessidade do Santos, e não se saiu tão mal quanto isso.

Só para exemplificar, na primeira mão da Final da Libertadores que o Santos venceu sobre o Peñarol, ele jogou a médio-centro. E jogou bem. Na segunda-mão, jogou a defesa direito. E voltou a jogar bem. Até marcou um golo.

É um jogador com boa técnica, bom passe, visão de jogo, e que sabe tomar boas decisões no momento certo. Apesar da tenra idade, nota-se que já é um jogador com bastante maturidade

Dito isto, creio que também seria uma boa contratação. Para o lugar de quem? Não sei. Devido à sua polivalência, Danilo tanto pode jogar no lugar de Fucile, como no de Fernando, como no de Guarín, como no de Moutinho...

Tal como com Alex Sandro, a principal questão é o dinheiro. O valor do jogador, uma vez mais, não está em causa. Pelo contrário. Fala-se em 10 M€ + empréstimo de Walter. Acho muito. Talvez a 'culpa' seja minha, porque o mercado Brasileiro está muito sobre-valorizado, e eu talvez ainda não esteja adaptado aos valores que se praticam actualmente..

P.S. - Isto poderá significar que estes dois negócios vão mesmo avançar.

P.S. II - Nos próximos dias vamos falar sobre os sarrafeiros que vão andar aí à solta na próxima época.


 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

5 comentários

  1. Meu caro, o caro ou barato, só se vê depois. Por exemplo, o Hulk, quando chegou, aqui del-rei, 5,5 milhões por 50% do passe, que caro! Passado uns tempos, porque não compramos atotaliddae do passe? Agora, aposto que se fosse vendido por 45 ou 50, muitos achariam barato.

    Não conheço bem o AS, mas se ele é craque, como já várias pessoas me disseram e com a nossa capacidade de valorizar activos, seguramente que mesmo que venha pelos valores citados, não vai dar prejuízo.

    Quanto ao Danilo, espero que seja verdade.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Isso também é verdade, caro dragao vila pouca. Nem se coloca a questão de estes dois, a serem de facto contratados, darem prejuízo. O facto de custarem já um preço tão alto vai é fazer com que a margem de lucro seja menor.

    Nós estamos mal habituados com Cissokho's..

    ResponderExcluir
  3. Não conheço nenhum dos 2, mas parecem-me valores elevadíssimos.

    O ano passado discutia-se o facto do Porto ter pago isto por um jogador bem menos desconhecido: João Moutinho. Agora vêm 2 brasileiros, que são sempre uma incógnita... não percebo.

    O A.Pereira veio por 4,5 milhões de Euros (80% do passe). O suplente vem por 10 milhões... algo está errado. O Uruguaio pode sair, ok, isso é outra história, mas se for abaixo dos 30 milhões está o caldo entornado...

    O Danilo então não percebo mesmo. É para ser titular? No lugar de quem?

    ResponderExcluir
  4. Não discuto a qualidade dos jogadores, e o subsequente valor dos mesmos, porque nunca os vi jogar e nem nunca tinha ouvido falar neles mas confio a 101% no FC Porto e mormente em Pinto da Costa, por isso, se estes negócios se concretizarem é porque valem a pena.

    Só mais uma coisinha. O post diz a certa altura: "...não me dá nenhum gozo especial que o meu clube contrate um jogador no qual um rival nosso estaria, supostamente, interessado."

    Se a imprensa desportiva nacio... lisboeta anuncia qualquer jogador do mundo como estando sempre "sob a alçada" do mais maior clube do mundo e arredores é impossível que qualquer outro clube não esteja sempre a "roubar" os jogadores referenciados pelo tal clube, ou melhor, pelos jornais oficiosos desse clube.

    Não esqueçamos que até Robinho e Ronaldinho já estiveram para jogar no mais maior clube... de uma qualquer freguesia lisboeta.


    AVIVAR

    ResponderExcluir
  5. Estou com o Nelson Machado nesse ponto.

    Que eu saiba a imprensa já anunciou cerca de 5 ou 6 laterais esquerdo para o Benfica, e o Alex Sandro sem ser conhecido joga pelas selecções brasileiras e num clube grande do Brasil.

    ResponderExcluir