Prontos para a guerra!



Resultado falso, exibição positiva. Um estímulo para o trabalho positivo do grupo, mas não deixa de servir como aviso para desconcentrações defensivas que invalidam boas exibições..

Várias jogadas futebol ofensivo colectivo, algumas jogadas rápidas e com circulação de bola ao primeiro / segundo toque. Muito do que se viu na época passada.

Na primeira parte, tomámos claramente conta da bola e do meio campo do Lyon, apenas sofremos um golo contra a corrente e logo depois do golo mais duas situações de alguma displicência defensiva ao dar demasiado espaço aos avançados do Lyon. No golo do Lyon deu para relembrar outro grande avançado que já tivemos, Licha! Um remate fatal  à Lisandro e a ausência de festejos.

A nossa reacção foi imediata, e praticamente na jogada seguinte, por pouco Ruben Micael não empatou, num excelente remate de fora da área. Esse foi o primeiro aviso do que viria a seguir. Kleber arrancou uma excelente jogada (este vai ser um caso sério, só falta saber quando…), cruzou atrasado e Ruben Micael marcou. Estava feito o 1-1 aos 10min de jogo.

Na segunda parte mais do mesmo, Porto a dominar e se o 1-1 era injusto, no final da partida o 2-1 agravou a injustiça, mas… com os erros aprende-se. Fernando ficou mal na fotografia, é bom que este atleta saiba regressar ao rendimento de sempre, é um jogador fundamental.

Mérito para o Porto que fez uma boa exibição, mas não posso deixar de desvalorizar o nosso domínio com a falta de dinâmica que este Lyon teve ou melhora ou verá o título escapar-lhe outra vez, ganhou sem saber ler nem escrever…



Não esquecer que a locomotiva Álvaro Pereira, o potente Guarín e o infalível Falcao não participaram neste jogo, voltam dia 2, na minha opinião já deviam entrar no 11 inicial do próximo Domingo. Já conhecem os cantos da casa, os princípios de jogo são de continuidade e não acredito que os índices físicos estejam abaixo dos colegas de equipa. 

Destaques individuais:

Rúben Micael - com vontade de ganhar um lugar, apesar de achar que seja pouco provável que aconteça. Não deixa de ser um luxo ter suplentes com este talento.

Souza - a médio defensivo não combina tanto com as suas características, mas tendo em conta os restantes que temos no meio-campo  acabo por concordar com a sua colocação mais atrás, mas se quiser ganhar lugar a Fernando vai ter de ligar o simplificador quando ganha a posse da bola.

Hulk – individualista e muito encostado à zona interior. Precisa de vir mais à zona lateral para abrir espaços e a partir daí fazer as suas habituais diagonais ou as menos frequentes arrancadas para a linha de fundo.

Kléber  - lutador, tem talento, que seja muito útil em 2011/2012, mesmo que seja um “suplente”. Na astúcia e na capacidade de se desmarcar dentro de área ainda terá que observar e aprender com o seu colega Falcao. Ganha o título de jogador da pré-época azul-e-branca.

Fucile - Está a jogar muito bem, e com a vontade "daquele" Fucile que todos nós conhecemos.

Djalma - tem estado muito activo nesta pré-época, tem-me surpreendido pela positiva, vamos ver se consegue dar continuidade. Substitutos com estas características são sempre úteis, mas será que consegue superar a concorrência?

Varela – como sempre útil defensivamente, mas a nível ofensivo ou começa a usar a sua velocidade e concentra-se mais ou um dos nossos extremos que estão neste momento na Colômbia (James na pole position, Iturbe como rookie) vão ter a titularidade como prémio.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Concordo plenamente com o título: estamos prontos.
    Apenas um reparo nesta equipa: ou o Fernando se empenha e mostra atitude, ou temos que o vender sob o perigo de termos um contrariado a enterrar (como hoje). E o Varela assim perde claramente para o James ...

    Já agora, o Fucile está num fulgor impressionante, como já não estava desde 2008.

    ResponderExcluir
  2. O resultado foi um autêntico fait divers (passe o Francês), até porque o 2º golo foi depois da equipa ter sido toda mexida.

    Para memória futura, não falhar tantos golos. Ainda assim, gostei bastante mais desta exibição do que contra o Peñarol. O Porto está em grande forma, e isto sem Falcao, Guarin, A.Pereira, James, etc. Um luxo.

    ResponderExcluir