Home
Com sabor a derrota
Com sabor a derrota
escrito por André Oliveira
|
colocado em: sábado, setembro 24, 2011
|
6
comentários
Com a maior frieza que o passar das horas trás, acho que já estou capaz de escrever alguma coisa em condições. Ou pelo menos tentar.
Devo admitir que não consegui ver a 1ª parte por inteiro. Vi e ouvi a espaços, mas pareceu-me que estivemos sempre por cima. Infelizmente não materializámos essa superioridade em golos, e isso, em alta competição, paga-se caro. 1-0 ao intervalo era curto para o que se tinha passado nos primeiros quarenta e cinco minutos.
Fucile, que foi o pior em campo, perdeu um golo feito. Ou melhor, o Artur fez uma defesa impossível. Passa muito por este brasileiro a subida de nível da parte "deles".
Hulk fez uma primeira parte de bom nível, mas só isso. Na segunda, parece-me que rebentou. Aliás, pareceu-me que tanto ele como o Álvaro jogaram com limitações físicas óbvias. Infiltrados, provavelmente...
Kleber fez um golo à ponta de lança, para Mano Menezes ver..
Na segunda-parte foi diferente. Entramos mal e praticamente na primeira jogada de ataque deles, fomos penalizados com o empate. Foi o primeiro 'enterranço' a sério do Fucile...
3 minutos volvidos e voltámos à liderança no jogo. E aqui, quanto a mim, começou a saltar à vista a grande diferença entre o Porto do ano passado e este Porto.
Aquilo cheirou a Jesualdo.
O ano passado marcávamos e íamos para cima deles, ainda com mais força. Este ano, marcámos e..recuámos. Lembro-me de ver, aos 70 minutos, o Helton e o Moutinho a "queimar" tempo. Não se admite. O Porto não é isto, os Portistas não gostam disto..e o Dragão detesta. Já devias saber, Vítor.
Com esse adormecimento, fomos naturalmente penalizados com o empate. Grande golo de Gaitán, um grande jogador.
DESTAQUES INDIVIDUAIS
+ Guarín, Fernando e Otamendi: os melhores do nosso lado. O primeiro acabou por ser inexplicavelmente substituído, mas enquanto esteve em campo foi um autêntico tractor. O Brasileiro limpou praticamente tudo o que lhe foi aparecendo á frente (quando está bem física e psicologicamente, o "Polvo" é imprescindível!) e o Argentino para além de ter marcado um golo, empurrou a equipa para a frente várias vezes.
+ Kleber: fez um bom golo e correu o tempo todo. Até demais, secalhar...
- Fucile: dizer o quê? Completamente desastrado. Não acertou uma. Fartou-se de fazer fitas, mas jogar à bola que é bom, nada. Cardozo bem que tentou agredi-lo, sem sucesso. Quem foi ao Dragão é que saiu de lá com vontade de o agredir, certamente. Quando Sapunaru estiver bem fisicamente, parece-me que o Uruguaio vai sentar.
- Vítor Pereira: tem de ser. Esteve mais uma vez mal na substituições. Aquela do Guarín faz-me lembrar as substituições nas camadas jovens, que já estão pré-feitas antes do jogo começar. X jogador sai, quer jogue mal..quer jogue bem. Foi o que aconteceu hoje com o Freddy, que naquela altura era simplesmente o melhor em campo. O Kleber saiu claramente com limitações físicas, já não dava mais..mas o Freddy estava cheio de pica. Deu para ver na cara dele que saiu 'fudido'.Vítor Pereira não esteve bem hoje, tal como não esteve bem em Aveiro. O próximo jogo em São Petersburgo vai ser muito importante...
- Público: eu não fui ao Dragão. Mas diz-me quem foi que foi vergonhoso ver a debandada de Portistas após o golo do empate deles, que aconteceu aos 82'. É uma mania muito nossa, "saír 5 ou 10 minutos mais cedo para não apanhar a confusão". O que é certo é que, visto lá de dentro, não deve ser muito motivador ver o pessoal a sair antes do apito final...
Penso que acaba por ser um resultado justo. Duas equipas muito equilibradas nesta fase da época.
Jorge Sousa (a par do Proença o melhor árbitro Português) esteve bem. Para mim, o lance do Cardozo vs Fucile (que pelos vistos é o mais polémico) foi bem ajuizado. É certo que a intensidade com que o Cardozo acertou no Fucile é a mesma que o James acertou no Rabiola..mas percebo a decisão do árbitro.
Agora é levantar a cabeça e ganhar na Rússia.
Só.
Mística do Dragão
Comente os nossos artigos e contribua com a sua opinião.
caríssimos:
ResponderExcluiré inacreditável sofrer um golo a partir de um lançamento de linha lateral... a nosso favor!
e poderia relevar este empate se não tivesse ocorrido frente ao nosso maior rival.
assim, acho que foi muito demérito da nossa parte o termos concedido. e que, para mim, tem o sabor amargo da derrota. e que fará com que passe uma noite (pelo menos) em claro.
bom final-de-semana para todas(os).
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)
Miguel | Tomo II
a única coisa que não gostei no treinador foi o discurso mole no final a deixar ir pela ladeínha dos habituais periodistas (como disse o Fucile) que só querem fazer titulos pomposos com os mouros.
ResponderExcluirempatar em casa com o Benfica é mau e ponto final... somos superiores e fomos superiores em quase todo o jogo... vamos mostrar na Luz a eficácia que faltou com um dominio e controlo ainda maior do jogo.
... sem dramas, sem choradinhos... sem alinhar com os desalinhados que querem colocar tudo em causa após os 1ºs 2 pontos desperdiçados!
nisso o Vitor está a pôr-se ajeito. tinha que vir no final bater no árbitro, bater nos jogadores, bater no adversário... mas nunca com discurso de coitadinhos.
tudo o resto foi futebol:
- entrada forte
- dominio e controlo absoluto na 1ª parte
- benfica amedrontado claramente na 1ª parte
- duallida de de critérios de arbitragem e erros pontuais.
- a habitual violencia tolerada de MAxi, Luisão, Javi, Cardoso...
- entrada razoavel na 2ª parte com um golo fortuito...
- a equipa treme mas reage
-depois caimos num excesso de confiança e displicencia...
..algumas habilidades pelo meio, tentativas de toques bonitos, pouco pé nas entradas, espaço a frente dos centrais, o benfica a ficar com as 2ªs bolas, Hulk e Varela a ficar a ver correr
--- e a saida do Guarin que não resulta mas compreende-se
--- as seguintes substituições voltam a não resultar porque foi para repor o ponta de lança na equipa e reequilibrar o ataque depois do cenário da vitória estar posto em causa.
... e 2 golos de PISSSO...
- uma perda de Hulk e Fucile a dormir no primeiro, com ressalto na área e a bola a passar por onde nunca passa... por baixo do hélton, meio embrulhada
- uma xuto para qualquer lado a apanhar o Fucile de surpresa com o adversário rapidissimo nas costas que dá o 2º golo
tenho dito
Boas
ResponderExcluirNão vale a pena dramatizar, até porque ainda somos lideres, mas hoje estou oficialmente preocupado.
O Vítor Pereira dá ideia de estar meio perdido (isso é o que me preocupa), esperemos que ele consiga dar a volta. Os próximos jogos são importantes para o Porto e especialmente para ele.
Colocar os melhores e Inventar o menos possível parece-me ser uma excelente ideia neste momento.
Abraço
http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/
Com muita pena minha sou obrigado a dizer que na temos treinador para esta época.
ResponderExcluirV.P. não tem estofo...
ResponderExcluirMais uma vez digo: VP é um dos melhores treinadores Portugueses. Deem-lhe tempo e verão. Toda a gente aprende com os seus erros.
ResponderExcluirO AVB não ganhou tudo por conta própria no ano passado... Lembrem-se disso...
Lembrem-se também que estamos em 1º lugar e já ganhamos 1 titulo esta época.
Perdemos contra o Barcelona o outro mas ninguém se pode queixar do jogo.