O clássico visto à distância


Após o jogo do Dragão apetecia-me massacrar o Vítor Pereira. Apetecia-me vir aqui e escrever que há um bom motivo para não se ganhar troféus Europeus todos os anos, que há um bom motivo para alguns treinadores saírem a peso de ouro, e há um bom motivo para uns serem adjuntos de treinadores mais novos, e outros serem chefes de adjuntos mais velhos.

Apetecia-me dizer isto tudo, e por isso achei melhor respirar fundo.

Antes de mais, deixem-me tirar isto do sistema: Vitor, quando se está a ganhar e a controlar o jogo contra uma boa equipa, não se mexe no meio-campo! Nomeadamente, não se tira um dos melhores jogadores em campo (e do plantel), um dos mais fortes e mais agressivos, para colocar um “virtuoso” que apesar de bom jogador, não defende e ainda não percebeu que toques de calcanhar é muito giro, mas tem riscos. Não se tira um ponta-de-lança para colocar um extremo, para a seguir se tirar um extremo para meter um ponta-de-lança. Pára de inventar só para não te colarem ao Libras Boas!

Dito isto, a culpa não é toda do Vitor Pereira. Verdade seja dita, recebeu um presente senão envenenado, um pouco indigesto.

Não só tem a difícil tarefa de fazer esquecer o seu anterior patrão, mas ainda por cima tem de o fazer com uma equipa fragilizada. Não quero dizer com isto que o plantel é fraco, até porque é precisamente o oposto, é fortíssimo, mas o André não apanhou com alguns problemas que têm marcado a era do Vitor:

  • Não lhe faltava um ponta-de-lança já sólido, o Vitor Pereira tem de construir um Kléber.
  • Não teve uma série de novos elementos que não pode apreciar na pré-época (Iturbe, Danillo, Alex Sandro, Defour, Mangala, etc.).
  • Não teve um grupo de vedetas com a cabeça nas nuvens porque ganharam um troféu Europeu e um campeonato sem derrotas. O André apanhou um plantel que tinha caído na real, o Vitor apanhou-os com a cabeça no ar.
  • Não teve uma Copa América, que nos levou uma série de jogadores, e prejudicou (muito) a preparação da época, o que para um treinador que é novo, faz toda a diferença.
  • Não teve Supertaça Europeia e convocatórias às selecções que provocaram um brutal desgaste nalguns jogadores-chave, nomeadamente no Hulk e no A. Pereira.

Em relação ao jogo, a amostragem de amarelos foi uma vergonha, e começou cedo. 9 faltas, 6 amarelos, é obra. O facto do Porto ter acabado sem nenhum expulso, para mim já é uma vitória do Vitor Pereira, pois conseguiu que mantivessem a cabeça fria contra uma arbitragem, vá… tendenciosa…

O que aliás tem sido a toada deste campeonato, com o Benfica a ser levado num andor, caso contrário provavelmente não estaríamos empatados com as papoilas saltitantes.

Dito isto, não jogámos bem, não senhor, queremos mais e melhor, pois claro, mas o Porto foi superior durante a grande parte do jogo, e a haver um vencedor, seria obviamente o Campeão Nacional. Como tal, não vamos já massacrar o rapaz que ele ainda agora começou.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. Mais uma vez digo: VP é dos melhores nacionais.

    Tenham calma.

    Para já estamos em primeiro e já com um título no bolso. Ganhou o que foi obrigado a ganhar e só não ganhou ao Barcelona por infelicidade. Entrou com uma vitoria na Champions.

    Para já, como o PC, tenho um balanço positivo do treinador.

    Eu sei que com ele iremos ser campeões porque ele tem qualidade. Desejem-lhe sorte invés de o massacrar.

    Força VP, Força Porto!

    ResponderExcluir
  2. Eu só fico f*dido por o VP ter cometido os erros básicos que cometeu contra o Benfica e por ter utilizado meia equipa (ou mais) de "não utilizados" contra o Feirense e termos perdidos pontos e não termos ganho nada com isso. Afinal de contas ele poupou titulares para nada ! Enfim.

    Até ao momento não vi nada neste senhor que prove que é um bom treinador. Não o defendo. É fraco comunicador, tem um discurso muito redondo e é raramente capaz de formar uma frase, a não ser que seja para criticar o 5lb e dar lenha aos pasquins vermelhos para se queimar. No meu ponto de vista alguém que não tem perfil de liderança e que até ao momento que assumiu os controlos do plantel não tinha liderado um grupo de Homens (e não putos)dificilmente sabe o que fazer com tanto talento. Acho que não tem timing nem capacidade para perceber quem é o jogador que tem de sair e quem tem de entrar. É muito difícil substituir o AVB, concordo, mas mais difícil é não saber aproveitar esta equipa. No fim do ano vamos perder pedras importantes pois não estou a ver o Porto a ir à final da Champions (até temos qualidade mas sem soluções no ataque é difícil) e vamos ter de fazer algum encaixe financeiro por isso temos que aproveitar estes jogadores e o seu potencial este ano. Deste senhor espero o campeonato e uma taçinha também era bom, o que vier por acréscimo é óptimo!

    P.S: espero no fim da época vir aqui a este post e poder dizer que és o melhor de sempre VP. Até provares que estou errado torço por ti na mesma como sempre e deposito em ti todas as minhas esperanças.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    De acordo com quase todo o texto, mas na minha opinião, o grande problema foi a actuação do mercenário do juiz do apito o cobarde Jorge Sousa, o qual com o seu critério disciplinar beneficiou descaradamente os encarnados.
    Ao Vítor Pereira só lhe atribuo a responsabilidade da falta de eficácia nas substituições: as quais devem ser feitas a tempo e horas e bem estudadas e antecipadamente preparadas.

    ResponderExcluir
  4. Depois do jogo de hoje ainda me dou mais razão a mim próprio. E é muito raro eu ter razão!

    ResponderExcluir