Uns furos abaixo

O Porto este ano está efectivamente muito, muito forte, e penso que é legítimo dizer que começamos também a acreditar que a equipa técnica tem capacidade para levar esta campanha a bom Porto.

Com jogadores como Hulk, James, Moutinho, Helton, Rolando, A. Pereira, Guarin, Fernando, etc., o nosso 11 é fortíssimo, talvez não ao nível de um Barcelona ou um Real, mas ao nível de muitas das grandes equipas mundiais.

O banco também é forte, com nomes como Varela, Defour, Belluschi, Fucile ou Rodriguez, sem esquecer as expectativa criadas pelo puto Iturbe – aparentemente a levar o mesmo tratamento que o James levou o ano passado – e pelos caríssimos Alex Sandro e Danilo, e sem esquecer Mangala, até porque um central internacional Francês normalmente é sinal de alguma qualidade.

Provavelmente por esta altura estarão a pensar que não concordam com jogadores que eu considero 11 ou banco, mas isso apenas demonstra a força do plantel.

Ainda assim, há jogadores que na minha opinião estão uns furos abaixo dos restantes, e que sinceramente não acho que tenham lugar num Porto Europeu.

E passo a nomear:

  1. Rafa – É um jogador simpático, e um dos poucos Portugueses do plantel. Teve azar de se ter lesionado com muita gravidade quando finalmente teve espaço no plantel, mas ainda assim do que vi não me pareceu uma alternativa credível ao Álvaro Pereira.
  2. Souza – O ano passado até começou bem, mostrou bons pormenores e muito pouca cultura táctica. O Fernando tem defeitos, mas ainda assim é demasiado superior ao Souza.
  3. Walter – Falta de habituação, excesso de peso e agora problemas familiares. Os motivos vão variando, mas a consequência é a mesma, não é uma aposta. E se não é uma aposta, porque raio está no plantel?
  4. Djalma – O novo Alan. Não acrescenta nada a um plantel que tem Hulk, James, Varela, Rodriguez e Iturbe.
  5. Bracalli – Não está ao nível de Beto, muito menos ao nível de Helton. Dúvido muito que este ano exista rotatividade na baliza.
  6. Maicon – O melhor para último. Sinceramente, durante quanto mais tempo vamos continuar a acreditar que o Maicon ainda chega lá? Ele tem tudo, capacidade física, altura, velocidade, etc., mas posicionalmente é péssimo! Os erros são muitos, mas há 2 que repetidos à exaustão: Falha de marcação nos cruzamentos vindos de bolas paradas e deixar-se antecipar por algum jogador que aparece pelas costas sempre que a bola pinga à frente dele. Já chega, não?


Há casos que aparentemente estão resolvidos, tais como Rafa e Souza, que com a chegada de Alex Sandro e Danilo deverão perder o pouco espaço que tinham na equipa. O mesmo se passa com Djalma, que aos poucos será substituído por Iturbe. As situações mais graves estarão na baliza, onde Bracalli não é suplente credível, na defesa, caso Mangala não se afirme e, obviamente, no ataque, onde Kléber ainda está tenrinho e o Walter não conta.

Ainda assim, não posso deixar de pensar que é um luxo achar que o único problema da equipa é termos uns suplentes uns furos abaixo.

.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

7 comentários

  1. Não concordo com a avaliação do Maicon mas parece que é um mal comum entre nós, portistas.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, só concordo contigo no caso do Maicon e a 200% !!!

    Os outros, acho que ainda merecem o benefício da dúvida, uns mais que outros obviamente.

    Abraço portista,
    Mestre

    ResponderExcluir
  3. O Maicon tem velocidade?

    O Walter com um rácio de tempo/golos muito bom está abaixo de quem? De quem joga, certo? É que sem jogar não pode mostrar nada. Isto faz lembrar as conversas sobre Guarin há uns tempos atrás.

    O Souza também faz lembrar Guarin. Querem um médio criador de jogo a médio desfazedor de jogo?
    Quem dera que o emprestem para jogar regularmente pois no FC Porto está tapadíssimo e de preferência para uma equipa como Braga. Aí depois, se jogar na posição certa para ele, se verá a "máquina" que ali está.

    Quanto aos outros concordo que são realmente jogadores abaixo do nível da equipa em que estão, principalmente o Rafa.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com o Maicon e o Souza. Com o primeiro sou dos que ainda acredita que ele chega "lá". Com o segundo, acho uma injustiça depois das boas exibições que ele tem feito. Para rotatividade é muito bom, se jogar, podemos estar tranquilos que há qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Dizer que o Souza não é bom para a equipa é das coisas mais parvas que já ouvi. Se virem o jogo da pré-época do Porto frente ao Lyon ele recuperou para aí 10 bolas e fez cortes fantásticos. Ainda está a acusar a pressão, para a próxima época está no 'ponto'.

    ResponderExcluir
  6. O Souza parece-me que com um oleosinho será um grande médio. Nota-se qualidade. Tem que complicar menos.

    O Rafa teve azar...

    O Walter tem uns certos problemas mas ninguém se pode queixar dele. Sempre que entra, marca. No fundo faz o papel de ponta de lança melhor que muitos. E "gordo"! Imaginem se não tivesse...

    Djalma, bater no Marítimo, nada mais.

    Bracalli, aquela compra que nunca percebi... Mesmo com a desculpa de que o Beto precisava de sair por algum tempo. Hugo Ventura? Para mim, dos melhores Portugueses da actualidade.

    Maicon... Ai Maicon, Maicon... Bom defesa, com alguns problemas, GRAVES, que se teem que tratar. Estamos sempre com o coração nas mãos quando joga. Não é seguro.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo,

    Todos nós temos as nossas preocupações, umas que podem ser trabalhadas, outras que a meu ver não terão solução (uma). Desta tua lista, apenas concordo com o X no Maicon. Agora vamos por partes:

    Emídio Rafael - No início vinha acanhado, começou a integrar-se, teve o apoio de André Vilas-Boas e...apareceu-lhe uma lesão que lhe lixou o ano. Estava a subir de forma, a mostrar raça e qualidade e teve um tremendo azar. Alex Sandro é uma solução á frente dele mas mesmo assim tê-lo no plantel poderá ser uma mais valia.

    Souza - É claramente um sinal mais deste plantel. Supreendeu-me muito pela positiva, tem jogado muito bem e acima de tudo é muito novo. O Fernando se não amuar e se for profissional é o titular, devido á sua experiência e qualidade mas ter o Souza neste banco pode-se dizer que é excelente!
    Não esquecer que o Fernando não irá durar para sempre e assim temos este Souza, e ainda um Soares (emp-Huelva) que poderá chegar á equipa principal no futuro.

    Walter - É verdade que não é o melhor avançado do Mundo, ainda para mais quando vinha com vários rótulos de qualidade...mas ele vai lá com o tempo. Viveu umas situações familiares difíceis, engordou e começou a ser descartado mas a verdade tem de ser dita...sempre que entra marca. O esforço ainda o vai compensar. Tal como acredito na capacidade goleadora de Kéber, acredito numa revelação de Walter.

    Djalma - É claramente um jogador de banco. Hulk, James, Varela, C. Rodríguez, Iturbe...é sempre mais uma opção e veio a custo zero. Acima de tudo é esforçado e tem força de vontade. Sem esquecer ainda a sua idade.

    Bracalli - Sempre sonhei ver este brasileiro no Porto. É um dos melhores guardiões da Liga e se tiver as oportunidades mostra serviço. É claro que vai jogar muito pouco, pois no posto principal está o MELHOR! O que interessa é que veio a custo zero e como o Beto não está, é um suplente de luxo!

    Maicon - Sinceramente estou cansado dele. É dos que mais tem oportunidades e mesmo assim "deixa passar". Pouco raçudo, parece sem vontade, muito nervoso e apesar de novo, os anos vão passando. Rolando é patrão, Otamendi vai ser, Mangala precisa de oportunidades...por este andar, no final do ano ruma mesmo a outras paragens. *Talvez um empréstimo lhe fizesse bem.

    Na minha opinião temos um plantel que dá garantias, apenas precisávamos de mais um ponta-de-lança mas pensando bem, o Kléber vai crescendo e o Walter não custou o que custou para sair assim. O Leandro Damião teria sido EXCELENTE! Mas sabia-se que com isso, o Kléber iria ficar sem jogar e o Walter teria que ser emprestado. Neste momento estamos bem e eu acredito que com este plantel vamos longe.

    Cumprimentos,
    Nuno Oliveira

    ResponderExcluir