Mais a frio..



Após o rescaldo do jogo de ontem em Barcelos, é hora de avaliarmos a prestação de cada atleta. No cômputo geral, podemos dizer com certeza e alguma indignação à mistura que o desempenho foi mau.
Mau demais para ser verdade. Mau demais para o que estávamos habituados. Mau demais para o nível e a grandeza do FC Porto.

Hélton - adiantado no primeiro golo, quase defendeu o segundo (de pénalti), nem se mexeu no terceiro. Não é nada normal sofrer tantos golos num único jogo. Excesso de confiança, talvez.

A. Pereira - estranhamente apático durante os 90min. Não é este lateral (ou será extremo?) que estamos habituados. Raramente passou do meio campo no segundo tempo.

Otamendi - cada vez se nota mais a sua falta de rapidez. Foi incrivelmente fácil ultrapassá-lo em velocidade. Deve treinar com mais afinco esse seu ponto fraco. Por outro lado, forte e com muita garra na abordagem aos lances.

Rolando - erro grave no terceiro golo da equipa da casa. Deixou o avançado receber a bola, correr, fintar duas vezes e rematar, sem nunca ter feito verdadeira oposição. Para um jogador internacional, isso é inadmissível.

Maicon - é tão defesa direito como o Hélton é ponta de lança! O único ponto a seu favor é a sua composição física. Por outro lado, é lento, não sobe no terreno, não faz cruzamentos... É, sem dúvida nenhuma, um central.

Souza - mais uma vez ficou provado que não é uma alternativa viável e consistente ao Fernando. Lento a decidir e nem sempre com a maior clarividência. É um suplente para "tapar buracos". [saiu ao intervalo]

J. Moutinho - quando ele não está bem, a equipa ressente-se. Foi o caso de ontem. Não mostrou aquela garra que o caracteriza. Errou alguns passes e remates.

Defour - pequenos pormenores dignos de registo mas, tirando isso, mal se deu por ele em campo. Foi vítima de uma agressão dentro da área gilista que o árbitro não marcou (não deve ter visto o nariz a sangrar). [saiu ao intervalo]

Varela - o menos mau da nossa equipa. Sempre com olhos na baliza adversária. transportou o jogo para o ataque e a sua insistência deu frutos no golo que marcou. Infelizmente, já era tarde demais...

Kléber - lá voltamos nós à velha questão do ponta de lança. Jogo simplesmente para esquecer. Não fez uma única jogada/remate digno de registo e, para o "homem golo" do FCP, é muito muito mau. Há um lance com o guarda redes adversário que suscita algumas dúvidas se houve falta ou não. Dou o benefício da dúvida ao árbitro.

James - outro jogo para esquecer. A irregularidade exibicional é fruto da sua tenra idade. Ora faz jogos muito bons, ora passa despercebido. Ontem jogou muito colado à linha e não teve espaço para mostrar de que é capaz.

Danilo - ainda não se sabe em que posição vai jogar. Para já, joga onde é preciso sem comprometer mas, ao mesmo tempo, sem fazer nada de extraordinário. Tem que fazer muito mais para dar rendimento aos milhões investidos nele.

Belluschi - uma equipa de topo precisa de um médio tecnicamente evoluído. Se Belluschi sair, o FCP vai ficar mais fraco. Ontem, teve dois remates perigosos e assistiu Varela para o golo.

C. Rodriguez - teve apenas uma arrancada pela direita em que fintou alguns adversários mas, quando podia ter passado a bola, preferiu seguir com ela e falhar o golo.


O mercado de Inverno está prestes a encerrar e já não há muito tempo para grandes negociações. Boatos há muitos mas certezas há poucas. Muito poucas.
Hoje fala-se insistentemente (em vários jornais) que o Marc Janko está assegurado. Caso se confirme, será uma boa solução para o ataque?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. No FCP falta acima de tudo um lugar para o treinador. Não temos maus jogadores, de todo, até acho que temos uma equipa equilibrada (com excepção da monumental asneirada com os pontas de lança, mas se fosse só isso remediava-se bem).

    Com o VP não vamos a lado nenhum, andamos a penar desde o início do campeonato e só estamos onde estamos precisamente porque temos muitos jogadores acima da média. E depois ainda vem o cretino dizer que há jogadores que não se esforçam. O PC deve estar a ficar meio senil ...

    ResponderExcluir
  2. Dizer que a culpa é do Álvaro por não ter aparecido na segunda parte é burrice... Tal como dizer que o Rolando tem culpa no 3º golo. O trabalho do gajo é magnífico!
    O resto, concordo. Prender James à linha é uma atrocidade incompreensível...

    ResponderExcluir
  3. Discordo em alguns pontos:
    -Alvaro Pereira não esteve apático, moveu-se muito na primeira parte. Na segunda parte o Vítor Pereira modou o sistema tatico, comocando apenas 3 defesas, sendo o Alavaro um deles, não podendo assim subir como o normal.
    -Alvaro Pereira é um LATERAL esquerdo (sobe e ajuda muito o ataque), Maicon jogou a DEFESA direito (sobe pouco).
    -Kléber fez pelo menos um remate de registo. Rematou de cabeça e o guarda-redes fez uma boa defesa.

    ResponderExcluir
  4. Façanhas de escroques e quem não chora não mama!

    E aconteceu assim para a posteridade. Com os dragões a serem espoliados de duas grandes penalidades, um golo validado precedido de fora de jogo e um penalti mais que duvidoso marcado contra o FC Porto!
    Depois de duras críticas ao árbitro que prejudicou o Gil Vicente no jogo da Luz com os encarnados, António Fiúza fez jus ao seu nome ao reclamar um árbitro isento, entenda-se, favorável aos gilistas, para apitar o jogo em Barcelos contra o FC Porto. E o que é certo é que o actual patrão dos árbitros fez-lhe a vontade ao nomear o trafulha do Bruno Paixão sobejamente conhecido pela sua alergia ao azul e branco, para dirigir o jogo com o Gil Vicente. Depois o resultado está-se mesmo a ver, tinha que dar asneira da grossa para o lado dos portistas: foi o penalti duvidoso a favor do Gil marcado contra o FC Porto, por outro lado, fez vista grossa a duas grandes penalidades na área da equipa de Barcelos, que ele deliberadamente não quis ver, mais, validou o segundo golo dos visitados que foi precedido de fora de jogo, já para não falar da dualidade de critérios utilizado na amostragem dos cartões amarelos, intimidando nitidamente os azuis e brancos!
    Quando o presidente do Gil Vicente, António Fiúza, lançou duras críticas ao árbitro Marco Ferreira no final do jogo frente ao Benfica, acusando-o mesmo de ter vacilado perante a pressão dos adeptos encarnados.... já estava a pensar em exigir um árbitro do género, mas agora de modo a inclinar o campo para o seu lado, a fim de ser compensado!
    ... António Fiúza expressou ainda o desejo de «ganhar ao FC Porto» na próxima jornada mas com «um árbitro isento». Claro, isento à boa maneira do Fiúza!

    ResponderExcluir