Ponta-de-lança precisa-se



Lanço o desafio ao leitor: analise o plantel dos 20 melhores clubes da Europa (acredito que possa ver alguma variação mas não muito) e veja em quantos clubes existe apenas um ponta-de-lança no plantel da equipa principal.

Avanço com a resposta, existe apenas um clube: o Barcelona.
Convinhámos que comparar-nos ao Barcelona apenas pode ser feito com muito boa vontade da nossa parte, logo, colocarei a questão de outra maneira.

Aqui vai: caso tivéssemos avançados como David Villa (o único número 9 do plantel que por sinal está lesionado), Lionel Messi e Alexis Sanchez ou médios como Fábregas, Xavi, Iniesta ou Busquets, será que nos incomodaria ter apenas um ponta-de-lança no plantel?

Certamente que não...
Lembrei-me quando estava a ver o último jogo do nosso clube contra o Sporting e a determinada altura da primeira parte o Cristian Rodriguez ganha a “linha de fundo” ao João Pereira centra e não tem um único companheiro dentro da área, sendo que o mais próximo era Hulk que estava na linha da entrada da grande área.
É impossível uma equipa com ambições no campeonato nacional e na Liga Europa estar entregue a Kléber, muito embora acredite, ao contrário de muitos amigos portistas, que Kléber vai ser um bom ponta-de-lança e será titular num espaço de 1-2 anos no FC Porto.

Agora, como diria o Domingos, ainda falta comer alguma Cerelac...

Investimos, no inicio de época, praticamente, 28 M€ (18 de Danilo e 10 de Alex Sandro) num médio/lateral direito e num lateral esquerdo.

Agora, lanço a questão: olhando para o mercado actual, com 28 M€ não haveria muitas e excelentes opções no mercado para a posição de ponta-de-lança, com estas verbas? Lembro-me de um nome que foi lançado no principio de época e que não tenho a minima dúvida que era jogador para fazer, no mínimo, 20 golos em Portugal...Nicklas Bendtner.
Como li, esta semana, era bom que o Benfica se interessasse durante este mês num ponta-de-lança, pois mesmo que fosse caro, de certeza que iríamos ter jogador para o resto da época.
Considero o calendário do mês de Janeiro, (felizmente) menos exigente do que aquele que iremos enfrentar no mês de Fevereiro e Março, o que nos dará tempo suficiente para escolher com calma uma solução ao nível de um clube como o FC Porto.  A ver vamos..

P.S. – Pelos vistos, parece que o nosso Presidente desmentiu esta noite a opção Yannick Djaló. Ocorre-me apenas uma expressão: desta já nos livrámos.



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. Se queremos um avançado para dar lucro numa futura venda, concerteza que não faltarão nomes.

    Se queremos um avançado que:
    - não custe muito, que garanta uns quantos golos até ao final de época;
    - que resolva alguns jogos que não atam nem desatam;
    - que tenha vivências úteis para ensinar ao Kléber:

    Ernesto Farías....

    Tem o defeito de nunca se afirmado como titular no Porto? Sabendo que teve como concorrentes Lisandro "Licha" Lopéz e Radamel "El Tigre" Falcao e que mesmo assim conseguiu ser útil, penso que esta questão da qualidade não se põe.

    ResponderExcluir
  2. Bendtner???!!!! Nem para apanha bolas. E que tal o Rudnevs?

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida, é impensável ter 1 ponta de lança no plantel. Depois é frustrante ver o Benfica a ir buscar o Soriano sem precisar mas que mesmo assim pensa em alternativas e o Porto que precisa de urgentemente de um matador nada. É que o mais engraçado é que nem nos jornais se vê especulação de um possível avançado.

    Quanto a uma possível contratação concordo completamente com Nicklas Bendtner. Para recordar um pouco o Nelson Machado que nem para apanha-bolas o queria, recordo-vos o jogo de Portugal contra a Dinamarca, era um luxo de avançado e com experiência na Liga Inglesa. Era uma boa opção se salvo erro o Sunderland já não activou a opção de compra. Não tenho a certeza, mas senão, era uma excelente contratação.

    Uma coisa é certa, o mercado não trás muitas opções e as poucas que aparecem são caras. Cabe agora à Sad decidir o que fazer com o resto do campeonato. Investir ou não investir...

    ResponderExcluir
  4. Bendtener era óptimo mas não se esqueçam que o FCPorto NÃO PODE dar-se ao luxo de pagar a um recém chegado mais do que paga ao Hulk ou a outros com anos de casa ! O bendtner era uma opção barata mas com um salário elevadíssimo para aquilo que é a realidade do futebol português ! Já sei que o dinheiro da contratação que se poupava (pois se não me engano estava a custo zero) dava para os salários mas já li que Hulk recebe cerca de 2M por ano e também já li que no ano passado Bendtner recebia no Arsenal cerca de 2.5M de libras anuais... Ora é obvio que o P.C. e a SAD não querem correr o risco de deixar jogadores que querem sair insatisfeitos por receberem menos.

    Um bom ponta-de-lança precisa-se e para mim uma boa aposta seria Jackson Martínez mas não sei até que ponto se pode pescar um jogador que entre directamente a titular e que faça esquecer Falcao...

    ResponderExcluir