Entradas e saídas: balanço



O mês de Janeiro terminou, e com ele "levou" o chamado "Mercado de Inverno". O nosso clube esteve particularmente activo nos últimos dias, é portanto a altura certa para uma análise fria às entradas e saídas que houve no plantel. 


Mourinho disse, um dia, que o Mercado de Inverno apenas serve para colmatar falhas na preparação da época no inicio da mesma. Eu possuo exactamente a mesma opinião e isso torna-se particularmente evidente se olharmos para as nossas aquisições. 


Apenas penso que existe uma excepção, no caso de estarmos perante uma boa oportunidade de negócio.

Ora, vendo as aquisições que fizemos durante o último mês constata-se rapidamente três notas:

  • A falta de capacidade financeira da SAD para atacar o mercado em busca de soluções de mais-valia reconhecida e imediata. O exemplo da posição de ponta-de-lança é particularmente óbvia, pois sem colocar em causa o valor do Janko (apenas tenho referências dele da época que realizou no Twente onde era mais que a imagem que se está a fazer dele de “jogador de último toque”), haveria outras soluções mais dispendiosas que teriam mais “nome”.
  • Não havendo Liga dos Campeões, a necessidade que houve de valorizar os activos, nomeadamente, através de empréstimos que poderão resultar em opções de compra (p.e. Bellushi, Guarín e Fucile).
  • Considero importante a vinda de Lucho, não apenas pelo jogador que é mas muito também por aquilo que representa no clube, na estrutura e nos colegas. Acredito que naqueles momentos em que não saí nada, ter um jogador como Lucho ajuda a equipa e, principalmente, ajuda os colegas.
Falando em detalhe das opções, colocaria os dois últimos reforços em patamares distintos: bem sei que é uma opinião discutível mas considero Lucho (actualmente) uma solução mais concreta para o 11 inicial do que Guarín e/ou Belluschi. 


Apesar da idade, Guarín estava claramente em défice desde o final da temporada passada e Belluschi é demasiado intermitente para uma equipa da grandeza da nossa.


Quanto a Janko, considero que vai ter de ter sorte e saber aprender rapidamente, pois jogar com Hulk e James, dois alas que procuram a zona interior do campo para a tabela ou remate, vai pedir aos defesas-laterais que ataquem com frequência e qualidade (Álvaro e Danilo). Poderá ser uma excelente opção se encontrarmos forma de potenciar as qualidades do Janko, que acredito estão no pé esquerdo e no jogo aéreo.



Para terminar deixar este “esboço” daquilo que poderá ser o nosso 11: Helton; Danilo, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira; Fernando, Moutinho, Lucho; James, Hulk e Janko (tanto pode ser um 4-4-2 losango como um 4-3-3). 



Destes 11 jogadores, apenas um não é internacional - Fernando - e que dispensa apresentações, tal a forma que tem vindo a demonstrar.

Diz bem da qualidade da nossa equipa para a segunda metade da época..há que acreditar! 




 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Esse seria o meu 11, só uma diferença: Mangala no lugar do Otamendi. Eu gostei muito dos jogos dele, e de repente foi afastado da equipa. Tirando isso, é 11 mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo aqui com o Diogo. De facto, o melhor onze está à mostra de qualquer um (vamos a ver se também do VP). Prefiro o Mangala que só pecou pela "boca grande2, mas é melhor que o Otamendi (um pouco lento e baixo). Esperemos que dê para salvar o resto da época e que não seja tarde para evitar o "colinho" dos mouros e dê para tentar a 1ª Taça da Liga. Quanto à Liga Europa, acho muito difícil, ainda para mais que não dá para usar o Janko.

    ResponderExcluir