E agora?



Depois de termos feito aquilo que parecia inalcancável nos últimos tempos, chegamos a líderes da classificação à 21ª jornada. Com demérito do adversário e muito mérito nosso, chegamos à nossa posição natural.


Neste momento impõe-se uma questão: e agora? Faltando nove jornadas, o que temos pela frente?

Eu diria, olhando para o calendário, que temos dois ciclos que serão decisivos. O primeiro são os dois jogos fora que teremos após a recepção à Académica, vamos à Madeira jogar com o Nacional e vamos a Paços de Ferreira. Nos próximos 3 jogos (com Académica incluída), é fundamental não perder pontos, pois antes de irmos a Braga joga-se o Benfica-Braga com a possibilidade de as duas equipas perderem pontos.

O segundo ciclo que considero decisivo, inicia-se na 28ªjornada com a deslocação aos Barreiros para jogar com o Marítimo, recebendo o Sporting e indo a Vila do Conde, jogar com o Rio Ave, na última jornada. Considero que dos nove jogos que faltam, temos 6 de grau de dificuldade superior, o que me leva a dizer que não vale a pena embandeirar em arco o que conseguimos, mas continuar a trabalhar para alcançarmos aquilo a que nos propusemos.

Olhando para a equipa-tipo do FC Porto, percebe-se que Vitor Pereira estabilizou um conjunto de 12/13 jogadores que fazem parte das escolhas para o 11 titular. Neste momento só temos o campeonato com que nos preocupar e até podemos dar-nos ao luxo de perspectivar a próxima temporada, nas escolhas para o plantel de 2012/2013, levando em linha de conta as novas regras da UEFA referente aos jogadores nascidos no país de origem do clube.

A vinda de Janko e Lucho, com um perfil diferente daquilo que é norma nas compras que o FC Porto faz, traduziu-se numa melhoria objectiva e clara de qualidade mas, mais importante, em experiência e liderança tão fundamentais em alturas como esta que atravessamos, com o campeonato a resolver-se.

Nota final, para a deslealdade que grande parte da comunicação social fez do jogo da Luz e que tão bem, um conjunto de blogues portistas de referência, desmentiram, com factos, prontamente.

Um grande bem haja a todos os bloggers portistas por fazerem informação de qualidade, quando quem o deveria fazer não o faz.






 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. caro Hugo,

    da minha parte, o meu sentido obrigado! pela referência (e deferência)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir