Breve olhar sobre a nova época - Meio-campo

No inicio da época passada as soluções que o treinador possuía para o meio-campo eram muitas e variadas para as diferentes posições.

Contudo, no mercado de Janeiro "dispensámos" Guarín, Belluschi e Souza, para além de Castro que já tinha saído no inicio da temporada. Para cobrir estas saídas, entrou Lucho para “capitanear” esta zona do terreno.  

E, para esta época, o que podemos esperar? Estamos provavelmente na zona do terreno onde temos mais carência de opções, tendo isso mesmo sido visível na parte final da época passada.

Depois de um Europeu fantástico, Moutinho só ficará se os milhões não começarem a "rodar" no mercado, Lucho não aguenta realizar 50 jogos numa época a titular indiscutível, Fernando é absolutamente insubstítuivel e Defour terá de mostrar uma regularidade maior para fazer de Moutinho.

Aos quatro médios que temos actualmente disponíveis, some-se Castro que, na minha modesta opinião, deve ficar no plantel pela vontade, garra, empenho que demonstra e pela versatilidade que oferece. 

Cinco médios é suficiente (podem ser 4, caso Moutinho saía)? Considero que não, principalmente numa equipa que joga em 4-3-3, e que irá encontrar pela frente várias equipas com equipas com mais jogadores nessa zona do campo. O desgaste será imenso e na minha opinião não serial mal visto a contratação de mais 2 soluções de valor: um 8/10 e um 6 que possibilite ao Fernando descansar.

Faz-nos falta um médio que não tenha medo de “ter bola”. Nos últimos tempos tem-se falado de Ganso. Se se adaptar ao ritmo europeu, poderá ser uma excelente solução. Para substituto do Fernando, sou favor de uma opção nacional e com margem de progressão. Sei que posso escandalizar algumas pessoas mas gosto do Danilo da seleção nacional de sub20, tem margem de progressão, não ganhou nada na carreira e vem com vontade. 

 P.S. – Na hipótese do Miguel Lopes vingar, o Danilo (o brasileiro, que já é nosso) pode subir para o meio-campo que é, na minha opinião, a posição onde rende mais.



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

6 comentários

  1. Concordo. Apenas acrescentaria uma coisa:

    "(...) Castro que, na minha modesta opinião, deve ficar no plantel pela vontade, garra, empenho que demonstra e pela versatilidade que oferece."

    E qualidade... Não sei porquê eu gosto daquele gajo. Sabe o que fazer com a bola, tem uma visão extraordinária, excelente toque de bola.

    ResponderExcluir
  2. Hugo, não escandaliza nada, muito pelo contrário.
    O Danilo, pelo que vi no Mundial sub-20, seria uma excelente contratação.

    ResponderExcluir
  3. João concordo inteiramente, mas muitas vezes parece desconfiar-se de um miúdo que joga na equipa B do Milan mas já se acha normal contratar um argentino que, muitas vezes, nem se percebe donde chegou!

    ResponderExcluir
  4. Mas nós temos isso tudo...

    Meio-Campo temos Bellushi ali ao lado a treinar sozinho... e ainda temos o Pedro Moreira, que pode ser uma opção interessante se o Deixarem ser.

    Para a Direita, não precisamos que o Miguel Lopes se afirme, pois temos o Sapunaru que foi que nos ajudou e muito no Bi, e está também vergonhosamente a treinar ali ao lado.

    A única posição que verdadeiramente não temos opção é a de Fernando, mas só se ele sair em definitivo, porque de resto, temos o Deffour, que desenrasca e mesmo o Mikel, que pode dar uma perninha, com algum tempo de desenvolvimento da B.

    http://fcpsempredragao.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. João, concordo contigo numa parte do teu comentário, quando dizes (e bem, no meu entender)que Sapunaru podia ser uma alternativa ao Miguel, subindo, por exemplo, o Danilo para o meio-campo. Inteiramente de acordo!

    Quanto ao resto, não tenho a mesma opinião, não acho que Belluschi seja o médio que precisamos, é demasiado irregular numa época e mesmo num jogo. O Pedro Moreira penso que não seja uma opção válida...

    Quanto ao Mikel, vi alguns jogos da equipa sub-19 e pareceu-me demasiado verde embora com potencial. Após uma época na 2ªliga ficará mais maduro...

    ResponderExcluir
  6. Concordo que o Bellushi é um jogador irregular, mas e também um jogador de rasgos.

    Se o temos no plantel e estamos a pagar ordenados, mais o valor que já pagamos por ele, não é para andar a treinar sozinho.

    Se ele for vendido, a coisa é diferente, assim é falta de respeito e falta de aproveitamento dos recursos existentes em casa.

    O Mikel seria sempre uma última opção de recurso, como é óbvio. Para já, não tem estaleca.

    O Pedro Moreira, pode ser uma supresa, se o deixarem ser. Bons pes, boa visão de jogo, sem medo de vir buscar a bola e assumir o jogo. Falta-lhe intensidade ~, essencialmente isso, mas num meio-campo como o nosso, seria sempre apenas mais 1 opção

    ResponderExcluir