Kiev = oitavos de final?

Amanhã o nosso clube desloca-se à Ucrânia para mais um jogo da Liga dos Campeões. Nesta competição, todos os jogos são importantes. Fora de portas, assumem ainda mais um caráter decisivo. Contudo, o próximo encontro terá algumas caraterísticas um pouco atípicas para esta altura do campeonato.

Precisamente a meio da fase de grupos, o FCPorto segue na liderança isolada do grupo com 9 pontos, fruto de 3 vitórias em outros tantos encontros. Apesar de não podermos reclamar, não é de todo normal chegarmos quase à dezena de pontos numa fase tão prematura da competição. É, contudo, um hábito que pretendemos manter no futuro. Portanto, uma vitória em Kiev assegurará a passagem matemática à próxima fase da competição. Um empate poderá ser suficiente mas não podemos facilitar no que ao primeiro lugar do grupo diz respeito. Convém relembrar que, se passarmos em primeiro, vamos encontrar uma equipa teoricamente mais acessível nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Relativamente ao jogo propriamente dito, o último encontro para o campeonato trouxe-nos alguns dissabores. Todas as substituições efetuadas pelo nosso treinador foram alterações forçadas, visto que 3 jogadores se lesionaram com alguma gravidade no decorrer da partida. Infelizmente, 2 desses jogadores não recuperaram e não integraram a convocatória para Kiev. 

Maicon. É, cada vez mais, o patrão da nossa defesa. Está um jogador mais sólido e a acumular experiência em palcos além fronteiras. Só falta mesmo a chamada à seleção canarinha. A sua ausência deixa em aberto duas possibilidades: se por um lado é sempre positivo dar oportunidades aos jovens de jogarem pela equipa principal (como é o caso do Abdoulaye), é mais prudente apostar em Rolando para um jogo fora para a Liga dos Campeões. Contrariamente à minha opinião, é mais provável que o Viítor Pereira aposte no jovem internacional senegalês...

Fernando. Aqui reside, a meu ver, a principal lacuna do nosso clube. Não há um substituto à altura deste médio defensivo. Tem características muito próprias que fazem dele um jogador bastante difícil de substituir. Contudo, o Defour pode suprimir essa ausência nas próximas semanas. O Castro poderá vir a ser utilizado a espaços, uma vez que ainda não tem estofo para ser opção regular. Poderá ainda existir uma surpresa na colocação de Danilo no meio campo ao lado do Lucho, ficando o Moutinho com tarefas mais defensivas.

Para finalizar, aqui vai a minha aposta no 11 titular: Hélton, Danilo, Otamendi, Abdoulaye, Mangala,  Defour, Moutinho, Lucho, Varela, James e J.Martinez,


Qual é a tua opinião? é mais favorável apostar em Abdoulaye e Defour ou tens algum esquema mais "alternativo"?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. caríssimas(os),

    esta noite, num palco onde já fomos muito felizes, a nossa equipa do coração realizou uma exibição com muita personalidade.
    acima de tudo, fomos pragmáticos: jogámos com a contabilidade e com a possibilidade de encaixarmos (pelo menos) 4 milhões de euros - 3.5M€ pela passagem aos oitavos-de-final e os restantes 0.5M€ pelo empate.

    o "objectivo mínimo" foi conseguido, mas com muito mérito, pelo que estamos todos de parabéns!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir