Mais do mesmo...

No passado fim de semana, o FCPorto deslocou-se à capital para mais um jogo da Liga ZON Sagres. Não foi, de todo, um jogo normal, no sentido em que, em disputa, estava bem mais do que uns meros 3 pontos...


Pois bem. Começando pelo mais importante: a equipa do FCPorto.
Apresentou-se de uma forma expectável, com o Defour no lugar do James, mais encostado à ala. Foi uma solução, de certa forma, básica e que todos estavam à espera. O fator surpresa não imperou. Convém referir que, mesmo que a nossa equipa técnica estivesse disposta a inovar, não tinha muitas soluções alternativas no plantel. 
Com o belga a jogar como médio interior/ala/extremo direito, o era plausível e natural que o futebol praticado pela nossa equipa fosse previsível e fácil de anular. Mas, contra todas as expectativas, não foi isso que se sucedeu.
O FCPorto comportou-se como uma equipa madura e experiente, que soube quase sempre controlar as investidas do adversário. Impôs o ritmo de jogo e, sempre que era necessário, criava calafrios à frágil defesa dos anfitriões. 

A defesa esteve bem, nomeadamente nas alas. Os nossos laterais jogaram a um grande nível. Ambos foram contratações bastante arriscadas, devido aos valores envolvidos, mas estão a "dar conta do recado". Já ninguém se lembra, por exemplo, de um tal de Álvaro Pereira... Contudo, não nos podemos esquecer que sofremos 2 golos. Mesmo jogando fora de casa, é algo que não se deve repetir. 

O meio campo esteve irrepreensível! O trio composto por Fernando, Lucho e Moutinho foi do melhor que já se viu. O Fernando recuperou muitas bolas. O Lucho, embora muito marcado, deu um ar da sua graça com passes magistrais. O Moutinho esteve em todo lado. Por vezes, dava a impressão que havia 2 ou 3 Moutinhos em campo, tal era a sua disponibilidade para aparecer em várias zonas do terreno. Ao nível do meio campo, arrisco-me a dizer que foi a melhor exibição que vi esta época. 

O ataque foi muito bom e muito mau. Passo a explicar. Alguém viu o Varela durante o tempo que esteve em campo? O Drogba da Caparica perdeu o fulgor dos primeiros 2 anos com a camisola do FCP ao peito. Precisamos urgentemente se alternativas! A meu ver, não é com jovens/miúdos para a equipa B que vamos lá. Necessitamos de alguém que possa jogar de imediato na equipa principal. Ismaylov? A ver vamos...
No reverso da medalha, Jackson Martinez foi inigualável. Falcao? Quem é o Falcao?! Atacou, defendeu, correu, fez correr, passou, fintou, rematou, marcou, enfim... É definitivamente um avançado de elite, que muita falta nos fez durante a época transata.


     
MAIS:
  • Claque  e adeptos do FCPorto: É de louvar fazer 300km para ir apoiar a equipa, mesmo sabendo que tudo estava contra eles. Deslocaram-se a um estádio grande, com uma boa assistência e, mesmo assim, foram incansáveis de apoiar o FCPorto. No meio de cerca de 63.000 espectadores, fizeram-se ouvir bem alto. 
  • Vítor Pereira: Confesso que, nos primeiros tempos, não era grande apreciador deste treinador. Consciencializei-me do equívoco e, agora, sou seu acérrimo defensor. Taticamente pode não ser perfeito mas uma coisa é certa. Tem a garra e a ambição que um portista deve ter. Este sim, acredito mesmo que está na cadeira de sonho.  

MENOS:
  • Arbitragem: Algo previsível de acontecer. Depois de andarem 1 ano inteiro a falar do golo em fora de jogo do Maicon (que nos deu o título de bi campeões em casa dos rivais), o árbitro nomeado para este jogo sentiu-se, consciente ou inconscientemente, pressionado para fazer uma exibição daquelas. A ver vamos se, nos próximos tempos, vão voltar à baila os tão aclamados sumaríssimos.
  • Mau perder do clube da casa: Não é nada que também não estejamos habituados. Quando algo corre mal, arranjam sempre desculpas. Nunca jogam mal, o adversário nunca foi superior, eles é que são exemplo para as restantes equipas, etc. Cada vez mais acredito que têm um complexo de inferioridade e têm necessidade de se mostrarem para serem falados, embora sempre pelos piores motivos. 



Em suma, o nosso clube exibiu-se a grande nível na casa de um dos nossos maiores rivais. Nada de anormal, portanto. :)

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. Off the topic:

    19/01/2013 - Aos dois minutos da segunda parte Alex Sandro desbloqueou uma situação que podia ter ficado complicada. Não fora o seu momento de inspiração, ao conseguir surpreender Cássio com um magistral chapéu, quando toda a defesa do Paços esperava o cruzamento da esquerda, e os portistas poderiam ter passado um mau bocado. O problema é que os Dragões entraram a trocar a bola em ritmo tão lento, jogando a passo, que o meio-campo e extrema defesa do Paços, uma equipa muito bem organizada, a alardear grande atitude, com futebolistas rápidos e que tratam bem o esférico, conseguiam com mais ou menos esforço, ir anulando todas as tentativas de ataque dos portistas!
    É claro que o resultado (2-0) assenta bem à equipa do FC Porto, mas quando é que os craques portistas se convencem que têm de passar a respeitar as equipas consideradas em teoria pequenas, mas que actualmente já revelam um nível futebolístico bastante assinalável, e, entrar no início dos jogos como fizeram oito dias antes no estádio da Luz?!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. "A Culpa e do Hassan", um blogue novo criado por 6 estudantes onde todos os clubes estão representados e o projecto e a imparcialidade.

    Pedimos para nos adicionar ao blogroll, uma vez que sou seguidora desta blogue à algum tempo.

    Obrigada

    aculpaedohassan.blogspot.com

    ResponderExcluir