O conflito de interesses da Benfica TV



"Acho interessante que um clube esteja a fazer negócios com outros clubes para transmitir jogos desses clubes. Será interessante ver o relacionamento e o conflito de interesses que daí advém. Mas, se a Liga e os intelectuais analistas dos jornais ainda não levantaram qualquer problema é porque, se calhar, está correto que amanhã o canal de um clube transmita até os jogos todos do campeonato. Se calhar está mesmo bem", insistiu Pinto da Costa em jeito de crítica e numa entrevista hoje ao jornal O Jogo.

De facto é curioso que, com tantos comentadores desportivos e com tantos jornalistas com artigos de opinião em jornais da área, ainda ninguém tenha sequer posto em causa o conflito de interesses que existe na compra de jogos da primeira liga pela Benfica TV. Mais: durante as transmissões dos jogos do benfica efectuadas no passado era notório (e normal?) a parcialidade e inclinação dos comentadores. Isso irá continuar? E será que existirá acesso àqueles lances polémicos em que não convêm absolutamente nada mostrar vários ângulos de visão? E com isto não me refiro apenas a foras de jogo ou penalties - refiro-me a agressões, situações de tensão e sobretudo entradas para os túneis! Nesses casos a comissão disciplinar da liga decidirá com base em imagens fornecidas pela televisão afeta a um dos clubes... mas será que ninguém vê todos os problemas que isso acarreta?

Fica posta em causa a distância, a equanimidade e a imparcialidade da análise e provavelmente o recurso a imagens televisivas para julgar casos disciplinares ficará também suspenso.

PS - Nos jogos da Taça de Honra foram visíveis banners de publicidade ao canal em causa - vamos ter isto ao longo do campeonato, taça de portugal e taça da liga? Sem qualquer restrição?

PS 2 - Graças a um comentário a este post fiquei a saber de um artigo de opinião no site maisfutebol (pode ser encontrado aqui). O Luís Sobral levanta questões bastante pertinentes e comuns a este post pelo que recomendo a sua leitura.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

9 comentários

  1. De facto uma questão pertinente! veremos como será,mas os "malabarismos" de imagens/comentadores deverão ser uma realidade!

    ResponderExcluir
  2. O Luis Sobral no maisfutebol tem um desce sobre este assunto a mais de uma semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela referência. Faço um Mea Culpa, não tinha conhecimento do texto (que procurei agora no google) e não sou um frequentador assíduo do site pelo que me escapou este pormenor.

      De qualquer forma o artigo está bastante interessante e foca alguns pontos importantes e comuns ao meu post. Saliento as seguintes partes:

      "Estamos a um mês de começar o campeonato e agora é evidente que 15 jogos serão transmitidos pela televisão de um clube. Esta é uma situação nova, em Portugal e num mundo civilizado do futebol. Esperava que a Liga, a Federação, os árbitros e os treinadores tivessem uma opinião sobre isto. Aparentemente não têm."

      e

      "Vamos imaginar este exemplo. Num canto, um jogador do Benfica cospe de forma ostensiva num adversário. O árbitro não vê, os auxiliares não vêem, o quarto árbitro não vê. Se o Benfica estiver a jogar fora e as câmaras tiverem captado o momento, ele será emitido. E levará a um sumaríssimo. Se acontecer em casa, a Benfica TV passá-lo-á? O leitor não sei, mas eu gostava de ter resposta a isto. Não estou a colocar em causa a integridade de quem assegurará as transmissões, o relato, os comentários ou a reportagem. O que existia até agora era mau, muito mau. A mais rasteira interpretação do que é ser de um clube, sem sombra de grandeza. Tudo se passava numa esquina pouco frequentada, era relativamente indolor, quase folclórico. Agora a responsabilidade aumenta."

      Provavelmente este assunto ainda vai dar que falar mas já demasiado tarde quando o processo de subscrições já for avançado e contratos e protocolos já estiverem assinados com outros clubes!

      Excluir
  3. Também ainda se está para perceber como irão ser utilizadas ou não as imagens captadas pelo canal dos vermelhos e se poderão ser utilizadas para fins punitivos.
    Também haverá a discussão se as imagens não irão ser alteradas a bel-prazer do clube do regime.
    Mas seja, os intelectuais do nosso país não estão p'raí virados, visto que a serventia aos vermelhos continua.
    E mesmo o bruninho valentão anda tão falador, mas no que interessa não diz nada.

    ResponderExcluir
  4. É assustadora a falta de resposta por parte da SPORT TV. Como deixam perder um campeonato como a Premier League? Os Milhões que poupam com os direitos do da Premier não pagariam a Premier League?

    O Benfica está a tentar comprar direitos de outros clubes e mantêm-se impávidos e serenos? Está tudo a ser muito fácil...

    ResponderExcluir
  5. A sport tv adormeceu mas acordou a tempo...a benfica tv tem os direitos mas só consegue passar um jogo de cada vez...os restantes passam na sport tv...aliás,a mesma,vai abrir um novo canal com o mesmo preço da benfica tv(9.90 eur...acho eu)...O CANAL DOS VERMELHOS TEM OS DIAS CONTADOS...

    ResponderExcluir
  6. Este ano não acho que vão haver jogos da premier a passar na sporttv, vão passar no canal dos vermelhos em diferido, mas não tenho a certeza.
    Mas de facto, foi muito estúpido por parte da Sporttv terem ficado a dormir e terem perdido a premier.

    ResponderExcluir
  7. O que me preocupa é a passividade e o silencio do Presidente da Liga! Parece que tudo isto é normal... mas também tudo é permitido ao clube do regime!!!...fosse o contrário e era um escândalo a nível nacional! Por isso o F.C.Porto só tem que continuar a lutar e seguir o seu caminho...o das vitorias!!!

    Abraço

    http://somosdragoesinvictos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Enquanto não houver uma regulamentação séria e rígida, iremos assistir a episódios desta estirpe.

    Há que denunciar esta rábula à UEFA ou FIFA! Só em Portugal é que se passa esta vergonha.



    ...Caguei na mata...

    ResponderExcluir