Sobre a Taça da Anti-hegemonia



Realiza-se neste fim de semana a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), uma competição entre clubes da região da capital e que, nas palavras do presidente da AFL Nuno Lobo, promete ser "a verdadeira festa da família, dos clubes e do futebol”.

Nuno Lobo, o grande impulsionador da reedição desta competição é alíás um fervoroso adepto do centralismo e quer aplicá-lo ao futebol português. Para os mais distraídos, Nuno Lobo foi o senhor que há uns tempos teve as declarações infelizes e triunfalistas relativamente à subida de divisão do Belenenses. Disse na altura: "Estou convicto que é a rutura do futebol português, que vai impor um fim no apogeu das equipas do norte e centro do país que aconteceu nos últimos 30 anos" e ainda "Com a subida do Belenenses, Lisboa assume maior preponderância e poder, não só a nível desportivo e competitivo, mas também a nível dos fóruns e palcos principais de discussão do futebol português"

Não só não faz qualquer sentido usar uma vitória na segunda divisão como bandeira de propaganda como chega a ser desconcertante que o actual Presidente de uma Associação de Futebol tenha tamanho desdém pelos clubes que não fazem parte do seu círculo de poder e que têm elevado a reputação do futebol português internacionalmente. Para além disso as declarações acabaram por se tornar ridículas tendo em conta que o Futebol Clube do Porto se sagrou tricampeão e o Arouca subiu também de divisão. Mas se calhar Nuno Lobo não estaria à espera que isso acontecesse...

Estamos perante alguém que não só se coloca numa posição de confronto relativamente às "equipas do norte e centro do país" como também demonstra grande respeito pelos clubes que representa:


É de facto estranho que Bruno de Carvalho, tão ansioso e esfomeado por polémicas, não tenha ainda tomado qualquer posição relativamente a este aspecto, que aliás é público e está à distância de uma pesquisa no Google. Como é também estranho que não se tenha pronunciado sobre os jogadores desviados pelo benfica (Pizzi é a última novidade) mas seja tão lesto a comentar Ghilas e Josué... mas isso é assunto para outro artigo.

Note-se que não quero pôr em causa a imparcialidade clubística do presidente da Associação de Futebol de Lisboa mas apenas perceber o que o move. E o que o move parece-me bastante claro e deixo a interpretação ao critério de quem nos lê:



Voltando agora à competição em si. Quer-me parecer que os grandes objetivos que ela encerrava já ficaram pelo caminho. A "festa da família" foi ontem manchada por adeptos do benfica e do sporting que, alheios ao facto de estarem inseridos numa sociedade, se comportaram como ser irracionais e quais hooligans desataram a lançar tochas e pedras acertando em tudo o que estava no seu raio de acção: desde carros a pessoas, nada escapou à sua fúria. Percebe-se o entusiasmo levado ao extremo.. era um jogo amigável em que absolutamente nada estava em disputa:


Por outro lado, o Sporting alinhou com a equipa B visto que está em estágio no Canadá. No adversário, o destaque era para a estreia de Silvio, o qual fez questão de "entrar a pés juntos" no jogo. No meio disto tudo muitas segundas opções e pouca espectacularidade o que acaba por desprestigiar a competição.

Por último, um comentário à RTP: é de interesse público transmitir a taça de honra da af lisboa? Mas a liga dos campeões já não é? Critérios...

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. É absolutamente surreal a forma como um responsável de uma federação distrital de futebol apresenta tal parcialidade mesmo dentro do seu próprio domínio, para não falar do discurso fascista que apresenta contra todos aqueles fora das suas muralhas.

    Excelente descoberta!

    ResponderExcluir
  2. Espalha isto por favor. Vamos fazer isto chegar à CS. Vamos embaraçar este animal e o presidente do Sporting, o novo lacaio do clube pocilgueiro.

    ResponderExcluir
  3. A RTP usou cerca de 300 mil euros dos contribuintes para comprar os direitos destes jogos estapafúrdios. Centralismo ao mais baixo nível... Só em Portugal, mesmo.

    Caguei na mata, a obrar desde 1981.

    ResponderExcluir
  4. A verdadeira festa das famílias como disse o
    Nuno lobo;

    http://youtu.be/Lv3w1lAoaqU

    Cumprimentos António sa

    ResponderExcluir