O estranho caso da formação no FC Porto e Jackson Martínez



 Esta semana começou com mais um caso no nosso clube, Castro um jogador da nossa formação, portista como se calhar mais nenhum dentro do plantel ia ser emprestado. Até podia ser tudo normal, se o rapaz não estivesse a entrar no último ano de contracto, não tivesse 25 anos, não fosse ser emprestado para esse grande colosso que é o Kasimpasa da grande liga Turca .
Pelo amor ao clube o jovem Castro acedeu a renovar com o nosso clube, mas mesmo assim só renovou por mais um ano.
Mas as questões a por são, porque é que ele renovou? Porque é que não deixam o rapaz sair em definitivo visto que ele não conta para o clube? E porque é que o Fernando merece fica no plantel, sem renovar e sempre a dizer que não quer ficar? E se o Fernando sair a alternativa não podia passar pelo Castro?
Este é mais um caso em que não se aposta em gente da nossa formação para o plantel principal, e porque? Porque não há dinheiro em comissões? Não sentem o clube como as camionetas de sul-americanos de qualidade dúvidosa? Não se entregam em campo como eles?
Pelo menos no caso do Castro isso não pode ser dito, sempre que lhe foram dadas oportunidades o rapaz entregou-se ao jogo como poucos e tinha mais do que condições para se manter no plantel e talvez ser titular.

E o caso do Castro não é único no nosso clube, jogadores como Bruno Gama, Vieirinha, Paulo Machado não teriam condições para ter jogado no nosso clube?

O Josué, por exemplo, é um jogador da nossa formação, mas que só está agora no nosso plantel porque é nitidamente um jogador de aposta do mister Paulo Fonseca. Óbvio que qualidade não lhe falta, mas é assim tão superior ao Castro, para merecer ficar no plantel e o outro não?

É claro que nem todos os jogadores da nossa formação tinham qualidade para integrar o nosso plantel, mas há alguns casos que nitidamente eram superiores a gajos que vieram da América do Sul, mas continuo a achar que há outros interesses que infelizmente se sobrepõem ao portisto, à raça, à mística e até à qualidade e enquanto assim for, por muitos jogadores que o clube venda, por muitos milhões que entrem, enquanto não houver aposta no formação, em vez da comissão parece-me que o nosso clube vai ver o passivo aumentar a cada dia que passa.

Já agora aproveito para deixar um abraço ao Castro e desejar-lhe a melhor das sortes lá na Turquia e em toda a carreira.
Jackson Martínez

Quanto ao caso do Jackson, ainda bem que não sou dirigente do nosso clube, a sério, ia ser mau, não ia aguentar com estes vedetismos, estas birras, estes empresários e os outros clubes que prometem mundos e fundos aos nossos jogadores. 
Mas parece-me que o Jackson não esteve nada bem nas declarações que proferiu ao dizer que ou renova ou sai. Para mim este era mais um caso em que já nem renovava, e a sair tinham de lhe bater a cláusula a pronto, isto porque aquando da assinatura do contracto com o nosso clube ninguém tinha uma arma apontada à cabeça para assinar e como tal, ele tem de respeitar o contracto ou então se tiver quem o venha buscar tem de lhe dizer que por agora são 40M/€ a pronto. 
Agora diz que quer renovar, a mim parece-me mais do que óbvio que queira renovar, com jeito vai dobrar o salário, por isso, é mais do que justo que ele queira renovar.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

9 comentários

  1. Com mais apostas em jogadores como o Castro e Josué, isto não acontecia. Eles sentem o clube, os Sul-americanos só nos querem como porta de entrada para a Europa, mais nada.
    Estas politicas já não tem nada a ver com a filosofia do nosso Presidente, infelizmente o nosso Porto está aos poucos a ser tomado de assalto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem sabemos que devíamos ter mais Castros e Josués e as políticas estão mais do que mudadas e isso não é nada bom. Mas vamos ganhando muito e isso vai chegando, infelizmente...

      Excluir
  2. Não me parece que Castro tenha estofo para ser jogador do Porto. Ser portista e muita vontade não é condição para se ser jogador do porto

    Sócio 21807

    cumpr,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento em discordar. Na minha opinião o Castro tem muito mais do que vontade e portismo e mostrou-o sempre ou quase sempre que lhe foram dadas oportunidades, só nos 1os jogos com a nossa camisola é que se notava algum nervosismo e o peso da mesma.

      Excluir
  3. Este blogue ainda é mantido por quem o fundou?

    The Blue Factory of Dreams

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, desde o início de Julho que quem escreve e dirige o blog mudou.

      Excluir
    2. Mas a Mística é a mesma, Blue ;)

      Um abraço

      Excluir
  4. Ser Portista e ter raça, por si só, não chega. O Castro não tinha qualidade para jogar no NGC, estava tapado e, como queria jogar mais, saiu para outras paragens. Só acho que devia ter saído em definitivo. A formação não tem de ser uma obsessão mas sim sim um complemento.Talento, independentemente de onde venha.

    João - Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sei que a formação não tem de ser obsessão, mas acho que este era um caso que tinha qualidade para se poder afirmar na nossa equipa. E já disse no texto que ele devia ter pedido para sair em definitivo e nunca para aquele clube

      Excluir