FC Porto 1-1 Austria Wien

Vergonha
O que se passou hoje no estádio do Dragão foi mais do que se tem visto esta época nos jogos do nosso clube. Mais um jogo de caudal ofensivo, mas um caudal ofensivo sem nexo, mais previsivel do que o comboio das 7h00, onde quem ataca não sabe fazer um cruzamento em condições, onde todos os movimentos ofensivos são para as laterais, mas que resultam em nada. Não é compreensivel que uma equipa que faz 13 remates à baliza, que tem 14 cantos a favor só consiga marcar 1 golo, não pode acontecer, porra, simplesmente não pode. Nós somos a melhor equipa portuguesa, uma das melhores da Europa, somos a segunda equipa com mais participações na Champions e o que aconteceu hoje, simplesmente não pode acontecer. 
Desculpar a fraca exibição pelo golo madrugador também não pode acontecer. Antes deles marcarem tivemos mais do que uma oportunidade para marcar, mas não fomos capazes, não consigo perceber como é que o Jackson continua perdido lá na frente de ataque, mesmo com o Licá ao lado. As bolas para chegarem à área adversária parecia que tinham de passar todas pelo Alex Sandro, ou então tinham de ser cruzamentos dele, sim porque só ele se preocupava em subir e tentar dar alguma profundidade ao jogo.
Desta vez o Paulo Fonseca já não achou que era preciso esperar pelo minuto 70' para fazer uma substituição e ao intervalo mexeu no jogo Fez bem, precisava de marcar, tirou um dos homens do meio-campo e meteu um extremo mas meteu um extremo extremamente fraco, um jogador sem ideias, que faz a mesma finta desde os 20 anos de idade, que não sabe fazer um cruzamento. Depois, ao empatar o jogo logo ao abrir da 2ª parte, o Paulo Fonseca achou que a equipa estava bem e mesmo a ver a equipa atacar sem nexo, só decidiu voltar a mexer ao 65' e para meter o Ricardo (um aparte, não tendo nada contra o Ricardo, não percebo em que é que ele é melhor do que o Kelvin ou Iturbe, quem manda no clube e na equipa lá têm as razões deles, mas que não consigo perceber, não), e ao entrar o Ricardo pouco conseguiu mexer o jogo, aliás não mexeu nada. Entrou numa altura onde os homens de Viena já só queriam segurar o resultado e o nosso ataque continuava inconsequente e sem nexo.
A entrada do Quintero aos 72' também nada veio alterar, foi só mais uma "peça de carne para o assador", mas que nada veio alterar ao jogo.
Não soubemos aproveitar o empate dos adversários diretos e como tal vamos para o último jogo sem depender de nós. Como portista vejo-me obrigado a acreditar até ao fim, mas vejo a coisa negra para os nossos lados na Champions.
Fica também para a história como a pior fase de grupos de sempre do FC Porto em casa, apenas 1 ponto em 9 possíveis. É vergonhoso.
 





Sistema táctico: Chegamos ao fim do 1º terço da época, o treinador resolveu agora mudar o sistema de jogo de duplo-pivot a meio campo, para um sistema com 2 avançados. Oh meu caro Paulo, isso não se muda assim a meio da época. Porra Paulo, no sistema táctico que ganha não se mexe, a nossa equipa joga à muito tempo em 4-3-3, e é em 4-3-3 que eles são bons. Não inventes mais.

Erros defensivos: Mais um jogo com pontos desperdiçados por erros defensivos. Desta vez foi o Danilo a enterrar, mas os centrais que deixam o jogador do Austria rematar também não ficam muito bem na fotografia.

Paulo Fonseca: Simplesmente não dá para isto.

Equipa: Não temos equipa, estamos a jogar de uma forma que parecem 11 gajos que se encontram de vez em quando para uma futebolada e não conseguem ter um fio de jogo, não conseguem ser eficazes, não conseguem ser solução.

Substituições: A solução não estava no banco, aliás esta época só esteve num jogo, mas o menino que nesse jogo fez magia, hoje entrou em modo lento-lentinho e nada fez.








Alex Sandro: Foi o único que quis ganhar o jogo, não se cansou, não cometeu erros defensivos e este disponível o jogo todo para o ataque. 

Defour: Saiu cedo de mais. Estava muito bem no jogo, mas era preciso mais caudal ofensivo. Mas enquanto jogou foi dos melhores em campo.


E bem, nos últimos 5 jogos ganhamos 1. Não sei se a solução ainda passa pelo homem que está no banco.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. caríssimos,

    no fundamental:
    penso que ainda há «muita estrada para andar», muita «mão no queixo», muito por que pensar*

    *
    conferir ao que me refiro aqui

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrada para andar ainda há muita, não sei é se teremos o motorista certo para levar o carro a "bom porto", mas vamos ter de aguardar.

      Abraço

      Excluir