Pimbolim é Scolari


É sabido que o Brasil é o maior viveiro de talentos do Mundo. O futebol está no sangue do povo brasileiro e, todos os anos, dezenas e dezenas de atletas são exportados para todo o planeta, tornando-se muitas vezes, enormes mais-valias para as equipas que representam. Esta aparente facilidade em detectar e formar talentos é, na minha opinião, uma das principais causas dos constantes erros que os responsáveis brasileiros cometem na avaliação de jogadores. 

São inúmeros os casos de atletas que saem do Brasil pela "porta pequena", de clubes modestos e chegam à Europa e revelam todo o seu potencial. Casos como Fernando, Hulk, Pepe, Deco ou Diego Costa são paradigmáticos. Todavia, o pior cego é aquele que não quer ver. Se errar é humano, não reconhecer os erros quando estes estão à vista de todos, revela um orgulho desmedido. Pepe e Deco tiveram que se naturalizar portugueses para poderem jogar por uma selecção. Fernando para lá caminha e Diego Costa prepara-se para fazer o mesmo por Espanha, tendo inclusivamente recusado uma convocatória de Scolari para actuar pela Canarinha, desprezando aquilo que é o sonho de milhões de jovens brasileiros, jogar pela mítica selecção do Brasil, onde brilharam Pelé, Zico ou Ronaldo. Os responsáveis brasileiros precisam, urgentemente, de abrir os olhos e perceber o que se passa à sua volta. 

A propósito de Scolari, todos sabemos o quão duro, teimoso e inflexível é o "Sargentão". Aparenta ser feito de gelo, gelo esse só derretido por Ricardo e a sua sensualíssima voz. Provavelmente ainda recalcado das polémicas com Pinto da Costa, Vítor Baía e o Futebol Clube do Porto, Scolari insiste em preterir os atletas portistas. Alex Sandro fica de fora em detrimento desse portento que é Maxwell e Fernando fica de fora para ser convocado Luiz Gustavo, do poderosíssimo Wolfsburgo. A casmurrice de Scolari, na tentativa de se defender, nem que seja ao murro e ao pontapé, e de mostrar quem manda, já lhe custou caro várias vezes, ao serviço da selecção nacional. Todos nos lembramos dos sucessivos frangos do Ricardo. Por outro lado, ninguém se lembra dos golos do Pauleta no Euro 2004. 

A mesquinhez de Scolari está a impedir atletas de enorme valia de representarem a sua selecção, devido ao clube que representam. Neste caso, Scolari não está a defender os "mininos". Está a fazê-los pagar, pela sua necessidade de vingança pessoal.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário