[Taça de Portugal] Vitória de Guimarães 0 - 2 FC Porto


Começo por fazer a análise de mais uma eliminatória da Taça de Portugal relembrando a Vitória confortável que o FC Porto conseguiu este ano para a Taça de Portugal. Um jogo em que se viu uma equipa do FC Porto organizada, pragmática e solidária, venceu e dominou com facilidade o Vitória.

Com esse jogo em mente torna-se fácil perceber o processo de retrocesso que se tem verificado ao longo da temporada que não é, a meu ver, atenuado pela exibição e vitória do FC Porto ontem à noite em Guimarães.

Fernando continua em grande e ontem até marcou aquele que será provavelmente o melhor golo da sua carreira. Jackson voltou aos golos após uma exibição esforçada e a relembrar um pouco aquilo de que o avançado é capaz de fazer e tivemos ainda um Lucho que mesmo a passo comandou o meio campo e carregou a equipa com duas assistências. Infelizmente apesar do destaque de algumas individualidades o jogo colectivo da equipa continua a deixar muito a desejar. Alex Sandro parece continuar aquém daquilo que já nos mostrou ser capaz de fazer, a dupla de centrais continua a meter os pés pelas mãos e os extremos ou "extremos" continuam a ser uma miragem.







  • Mangala & Otamendi: Parecem nervos. Não existe tranquilidade no eixo da defesa azul e branca e quase dá vontade de rir para não chorar ao ver o segundo cartão amarelo de Mangala. Este poderia ser um problema menor se a capacidade ofensiva da equipa fosse acima da média. Aliás num passado muito recente foi assim que se construiu o mito de um dito "rolo compressor" de qualidade futebolística acima da média.
  • Perder tempo?!: Compreende-se que Fabiano e Josué percam tempo frente a um Vitória de Guimarães, equipa do meio da tabela do Campeonato Português? Em que nos estamos nós a transformar? 






  • O "Polvo": O próprio nome fala por si. Numa equipa com pouca intensidade, Fernando é um jogador que acaba por se destacar ainda mais. Talvez uma prova que seja hora de Paulo Fonseca voltar a recuar o brasileiro para o deixar fazer o que melhor sabe devolvendo algum conforto e segurança à defesa do Porto. Mais um grande jogo.
  • Defour: Melhor que Herrera, mas diferente de Herrera. Talvez se possa dizer que o mexicano combina melhor com o brasileiro mas restam poucas dúvidas que se existe alguém capaz de "fazer de" Moutinho será certamente Defour. Distribui mais horizontalmente que verticalmente mas mesmo assim é um jogador que acelera a bola quando esta passa por si.
  • Lucho: Sem ser brilhante, não joga mal. É capaz de em poucos toques sacar um coelho da cartola e foi isso mesmo que fez ontem. Eficaz.
  • Jackson e o retorno aos golos: Mais do que o golo que foi tecnicamente de fácil execução, Jackson ontem esteve mais presente na área. Descomplicou e criou diversas oportunidades de forma directa ou indirecta. Ontem foi possível lembrar a razão pela qual o Nápoles estava disposto durante a pré-temporada a gastar mais de 30M com o avançado Colombiano. Espero que esteja de volta e que seja para ficar. À falta da capacidade de criar oportunidades, um avançado com a capacidade de Jackson é simplesmente fundamental.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

0 comentários:

Postar um comentário