A caminho do abismo?

Quando eu nasci, Pinto da Costa já comandava os destinos do melhor clube do Mundo. E, assim sendo, habituei-me a ver o meu clube a trocar de jogadores e treinadores, mas a manter sempre ao seu serviço o Messi, (ou o Cristiano Ronaldo, para não ferir susceptibilidades), dos dirigentes desportivos.

Deste modo, e embora sempre atento ao meu clube, nunca senti especial necessidade de me preocupar com o seu rumo, o seu futuro em termos desportivos, uma vez que a parte financeira me assusta há já alguns anos. Sabia que este era governado pela pessoa melhor governada para o cargo. Eu sou do tempo em que o Porto estava sempre um passo à frente. Lembro-me do Porto ter contratado o Fernando, precavendo a saída do Paulo "Webster" Assunção. E lembro-me do Porto ter contratado o Paulo Assunção para precaver a saída do Costinha. E estes são só alguns exemplos.

Todavia, desde a saída de André Villas-Boas, a equipa directiva do Futebol Clube do Porto tem tomado um conjunto de decisões que me deixam muitas dúvidas. Falcao demorou um ano a ser substituído, passámos meia temporada com apenas quatro atletas para três lugares no meio campo, Moutinho, Defour, Lucho e Fernando. Contratamos Liedson para fazer número e participar na festa do golo do Kelvin. Estivemos vários meses à espera de um extremo, até chegar Quaresma. Gastámos 11 milhões num atleta para substituir João Moutinho que anda a jogar pela equipa B. Os erros sucedem-se e as suspeitas de crescem a cada dia de que passa. De facto, ano após ano, o Porto tem comprado mais caro, e pago mais comissões a empresas das quais nada se sabe, registadas em países com elevado sigilo e uma fiscalidade mais atractiva. Também tem sido notória a selecção de alguns empresários privilegiados  nos negócios com o clube, independentemente da qualidade dos atletas que representam. Mas esta questão ficará para outro dia.

Neste momento, faltam pouco mais de 48 horas para o fecho do mercado de transferências. Já perdemos Lucho Gonzalez e, à partida perderá também Fernando. Dois símbolos do clube, dois dos capitães. Fernando esteve anos à espera de um contrato condizente com a sua preponderância, o seu esforço e a sua dedicação - já tinham feito o mesmo com Lisandro Lopez. Vai sair, provavelmente, barato, uma vez que termina contrato em Junho. Numa altura difícil da vida desportiva do clube, a SAD abdica de dois dos atletas mais importantes. Mais, abdica também da Liga Europa. Vejamos, o Porto apenas increveu 21 atletas na lista A das competições europeias. Teve de deixar quatro lugares de vago uma vez que não possui no seu plantel um único atleta que seja formado no clube, muito embora o todo-poderoso Antero Henriques tenha dito que "o Porto não vai abdicar de ter a melhor equipa para ter a melhor formação". A UEFA só permite três alterações na lista no mercado de inverno. E estas são, neste momento óbvias: saem o proscrito Fucile, (mais uma asneira da SAD ter apostado no uruguaio), o desaparecido Izmaylov e Lucho Gonzalez. Entrarão três atletas, até ver, Carlos Eduardo, Kelvin e Quaresma. Se Fernando sair também, ficaremos reduzidos a apenas 20 atletas, dos quais 5 são extremos. Fantástico.

A SAD do Futebol Clube do Porto tem pouco mais de 48 horas para limpar o monte de asneiras que tem feito nos últimos anos. Possivelmente serão aproveitadas para meter mais umas comissões ao bolso. Espero é que os portistas e Pinto da Costa estejam de olhos bem abertos.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

11 comentários

  1. falta sangue azul nos balnearios. é trazer os senhores de volta. paulo machado anda na grécia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um facto. Todavia, quanto ao Paulo Machado, quero-o bem longe. Ele não foi embora por ser mau jogador. Foi por comportamentos incorrectos.

      Excluir
  2. e fomos sempre campeoes...que diriam os entendidos se estivessemos como os 2 circos da 2ª circular...tenham calma, a nossa direçao ja deu provas de grande capacidade. e tenho a convicçao que nesta altura a questao da sucessao do presidente ja esta acautelada para que quando se efetivar a alteração, a maquina portista ja nao note essa alteração. isso de sangue azul, amor a camisola....epá esquecam isso que nesta altura ja nao é possivel..hoje em dia tem sim que ser profissionais e dar tudo pelo clube!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O facto de termos sido sempre campeões não pode nunca servir para disfarçar erros. Nos últimos anos temos andado a tapar buracos com remendos e pensos rápidos e, felizmente, tem dado para ganhar o campeonato.

      Os erros existeme estão à vista de todos. Se a direcção já deu mostrar de grande capacidade, a verdade é que também se engana. E eu espero que a sucessão não esteja minimamente acautelada. O clube não é uma monarquia.

      Excluir
    2. Fomos campeões das últimas duas vezes sem saber como se o benfica não escorregavan não seríamos campeões, escorregou, perdeu pontos estou contente por isso, não fico é contente com as exibições do futebol clube do porto, e ainda não ficou bem explicado o fim do basquetebol

      Excluir
  3. É por isso que já não pago as cotas. Sou sócio desde 1995, mas já não pago as cotas faz agora 3 anos porque acho que estão a brincar com dinheiro dos sócios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pago-as. Mas que às vezes custa, custa.

      Excluir
    2. Fazes lá tanta falta como a viola num enterro. Realmente nos últimos 3 anos só ganhamos 3 campeonatos, 1 taça de Portugal, 3 supertaças, 3 campeonatos de andebol, 2 campeonatos de hóquei. Claro que bom era, nos últimos 3 anos ter ganho 4 campeonatos, 3 champions, 3 euroleagues, uns 5 mundiais de clubes e claro pelo menos 3 taças da liga.

      Excluir
    3. Caro/a senhor/a Unknown, em primeiro do que tudo obrigado pelo comentário e por ter partilhado connosco a sua opinião. Em segundo, já que fica tão indignado e defende assim tão acérrimamente a direcção parece-me que não deveria ter problemas em não ser mais um anónimo a dar a sua opinião, penso que estamos todos em família ou comunidade portista e como tal deveriamos conhecer-mo-nos pelos nossos nomes, mas isto não é o mais importante.
      Mas em terceiro e mais importante, permita-me que lhe explique que nem todos temos de ter palas, no que à direcção do nosso clube diz respeito e digo isto porque? Porque, não é razão suficiente que com ela tenhamos conseguido mais títulos do que nunca, expandir a marca e o clube Futebol Clube do Porto além fronteiras, que devemos abanar em sentido de consentimento a tudo que se tem passado e poderá passar daqui para a frente com eles. Devemos respeitar e admirar o trabalho feito até agora, mas devemo-nos preocupar com o futuro e analisando as últimas duas épocas e agora a que decorre não podemos ver um futuro muito risonho.
      Vemos o clube a gastar cada vez mais em atletas de qualidade dúvidosa, vemos o clube a pagar cada vez mais comissões e não vemos a qualidade do futebol praticado a melhorar, não vemos os titulos de campeão folgados (como já aconteceu em épocas anteriores e com orçamentos menores e com os adversários directos muito melhores), e com uma politica de contratações que muitas vezes parecem em cima do joelho, leia-se Janko, Liedson, Ismailov, por exemplo.
      E como tal, acho que como ainda estamos em democracia, ainda podemos todos ter uma opinião e aqui a nossa é de que não estamos a caminhar para melhor e nós só queremos o melhor do clube, tal como o/a senhor/a.

      Excluir
    4. @ João Bastos

      abstive-me de comentar este post por razões que só a mim me assistem.
      no entanto, não resisti a fazê-lo depois de ler a tua resposta ao "Unknown", mormente depois de ter lido esta passagem:
      «Vemos o clube a gastar cada vez mais em atletas de qualidade duvidosa, vemos o clube a pagar cada vez mais comissões e não vemos a qualidade do futebol praticado a melhorar, não vemos os títulos de campeão folgados (como já aconteceu em épocas anteriores e com orçamentos menores e com os adversários directos muito melhores), e com uma política de contratações que muitas vezes parecem em cima do joelho, leia-se Janko, Liedson, Ismaylov, por exemplo.»

      meu caro,

      vais-me desculpar mas a primeira impressão que tive foi a de uma arrogância desmedida que só (re)conheço a alguns clubes da Segunda Circular, ditos «gloriosos». então a passagem dos «títulos de campeão folgados» e peço-te novamente desculpa por ter que o afirmar, mas considero que não é próprio de nós, portistas indefectíveis. Conquistar um título nacional, seja em que modalidade for, dá mesmo muito trabalho (para além de que não jogamos sozinhos, há adversários – muitos deles a jogarem fora das quatro linhas...).

      depois, acho que todos nós andamos bastante amuados e chateados com um F muito maiúsculo com a actual performance da nossa equipa do coração. também andamos muito críticos e a duvidar de (quase) tudo. a crítica é sempre bem-vinda, desde que construtiva. este é, pelo menos, o meu entendimento.
      expostas estas premissas, permite-me que te diga que:
      1)
      a política de contratações do Clube actualmente visa sobretudo a aposta em atletas que vêm sendo seguidos pelo scouting do clube, que possuem uma margem de progressão considerável e que, com cuja venda dos seus direitos desportivos, a SAD prevê realizar mais-valias consideráveis.
      posso referir vários nomes, mas penso que saberás, melhor do que eu, quem tenho em mente. agora, é certo que, como uma posta de risco que é (e assumida pela administração da SAD), por vezes, acontecem percalços. os nomes que citaste são alguns. mas, com o Janko, até tivemos um lucro "simpático" e a aquisição do Liedson foi útil no sentido em que deu o passe para o nosso momento Kelvin :D
      (sobre o Ismaylov não me pronuncio. sei do que se passa, mas é algo do "forno interno" do Clube).

      2)
      aquela política de contratações obviamente que também envolve contrapartidas. uma delas é a questão dos empresários. certamente que custa ainda mais a quem as paga, mas as regras do negócio são estas...
      é certo que são elevadas, não o nego (e eu "leio" os Relatórios&Contas da SAD). mas pergunto-te: o que não sentirias, agora, se Danilo, Alex Sandro e Mangala (para referir só os recentes) estivessem a jogar na agremiação de Carnide? é que estiveram mesmo, mas mesmo a assinar por eles, não tivesse o nosso clube do coração “chegado à frente” e pago as comissões exigidas pelos empresários...

      portanto e assim concluo, neste como em todos os ramos de negócio, “há razões que a própria Razão desconhece”. Somos adeptos, João: só sabemos o que é divulgado nas notícias e, mesmo assim, o que o clube quer que se saiba – pois que é gerido de dentro para fora.

      [desculpa a extensão da resposta]

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Excluir
    5. Miguel, obrigado pelo comentário.

      Quanto à primeira parte, não disse aquilo em tom lampiónico, mas em sim em tom de quem gosta de ganhar e de preferência ganhar sempre (mas isto leva-nos a outras questões que não vale a pena explanar aqui).

      Quanto à politica de contratações, óbvio que também vejo que os milhões gastos agora, são gastos com esperança numa futura rentabilização, mas uma rentabilização que pode não acontecer.
      Agora o que me parece é que há´muitos milhões gastos em jogadores como o Quintero e o Herrera, só como exemplos, que não são (até agora) em nada superiores ao Tozé e ao Pedro Moreira, como exemplo de dois jogadores portugueses e portistas.

      Quanto à segunda parte e em concreto o que se paga em comissões para trazer e ou desviar jogadores de outros clubes acho e continuarei sempre a achar um absurdo o que se paga por elas.
      Quantos craques e estrelas não foram já para a agremiação de carnide e vinham "restos" para nós e depois quem foi vendido ao preço de estrelas foram os nossos "restos"?
      Pois bem, acho que a política de contratações que foi feita em outros tempos (comprar barato e vender caro) deveria voltar, era positivo para todos.
      Mas há que dar apoio também aos que foram baratos e não só as estrelas caras e muito faladas na Comunicação Social.

      E depois quanto ao clube ser gerido de dentro para fora e não o contrário, ainda bem que assim é.

      A extensão da tua resposta é um sinal que te preocupas (como todos nós no Mística) com o que vai acontecendo na actualidade portista e ainda bem que assim é. É sempre bom ler estes teus relatórios.

      Abraço

      Excluir