A entrevista do Presidente: Estamos assim tão bem?


Começo por dizer que ontem a entrevista ao Presidente Pinto da Costa não me agradou muito. Pareceu-me uma entrevista encomendada em grande parte dos tópicos e pareceu-me que o Presidente continua a querer não dar o braço torcer quanto a algumas escolhas que fez na preparação para esta época (também não podia mostrar o contrário agora, mas devia ter dito algumas coisas que não disse).
Quanto a alguns dos assuntos discutidos na entrevista, acho que deveria haver um programa semanal onde pudessem ser falados os temas relacionados com o clube e jogos e assim serem analisados por alguém que veiculasse a opinião dos dirigentes do clube (tópico que desenvolverei mais abaixo).

Começando pelo princípio da entrevista, o Presidente começou e bem por malhar na arbitragem do clássico do passado domingo, nós fizemos isso aqui e tenho de estar de acordo com o que foi dito ontem, mas tirando os erros da arbitragem, a nossa equipa também foi uma miséria dentro de campo.
Não jogamos nada, o Futebol Clube do Porto dos últimos anos nunca foi jogar assim ao galinheiro, nós fomos uma equipa sem ideias, uma equipa sem rigor táctico e sobretudo sem rigor defensivo, mas também já falamos disso aqui.
Mas continuando com a entrevista do Presidente, ele não esteve bem ao desculpar os maus resultados da equipa com a arbitragem e não só no jogo com o benfica, também criticou a arbitragem do jogo com o Estoril e mais uma vez, a arbitragem teve influência, mas a exibição também teve.
Óbvio que o Presidente não podia vir malhar na equipa, é óbvio também que não podia vir criticar as opções do treinador em público, mas meter a culpa dos maus resultados nas arbitragens, não foi ao que me habituou o Presidente, nem o Clube.
Também não faz sentido desculpar as más exibições com azares em bolas aos postes e outras incidências dos jogos, porque isso pode acontecer a qualquer equipa, agora achar normal o FC Porto jogar como uma equipa que neste momento luta para não descer de divisão não é muito bom.

Voltando ao que disse lá cima no 2º parágrafo, o Presidente ontem decidiu falar dos comentadores desportivos que vestem o azul e branco nos programas de comentário nos canais por cabo das estações generalistas. Diz que concorda muitas vezes com o Miguel Guedes, não gosta do que o Manuel Serrão faz no programa em que participa e não percebe como é que o Guilherme Aguiar consegue aturar o que diz e faz no programa em que é comentador. Neste tópico não podia estar mais de acordo, acho que o Miguel Guedes consegue sempre dar a sua opinião e defender bem o clube, o Manuel Serrão leva tudo para a palhaçada e se calhar é o que faz melhor, não se incomoda tanto e leva as coisas muito mais na desportiva, mas há momentos em que deveria conseguir manter a seriedade e ser capaz de discutir as coisas de forma a defender melhor os interesses do clube. Já o Guilherme Aguiar, é como diz o Presidente, está lá para ser politicamente correcto, não consigo perceber como é que ele atura o tarzan e o "jornalista imparcial" que está lá a moderar o debate e portanto não espero grande defesa daqueles lados.
Mas aqui levanta-se outra questão, não seria bom ter um programa feito por alguém do clube ou alguém ligado ao Porto Canal a discutir alguns temas no canal do clube? Por exemplo, o Júlio Magalhães que defende as cores do nosso clube no jornal rascord, não poderia estar lá? O Miguel Guedes também podia dar lá a opinião dele, o Rui Cerqueira director de comunicação do clube, entre tantos outros que me parecem capazes de pelo menos tentar repor a verdade do que se diz do FC Porto nesse imprensa tão virada para a capital do regime.

Seguindo com a entrevista, o presidente diz que se a época acabasse hoje ele renovaria com o treinador Paulo Fonseca. Contudo aqui tenho as minhas dúvidas, o Presidente por mais que apoie um treinador, não pode estar assim tão surdo e não ouvir os sinais que vêm do exterior e também não me parece que o Presidente esteja assim tão convencido com as exibições da equipa ao ponto de renovar com um treinador que em teoria ficaria em 3º lugar.
Mas aqui, continuo a confiar no que faz o Presidente e nas suas opções, afinal é ele e a sua gestão que nos tem levado aos festejos no fim das épocas. Há muitas coisas em que não concordo com ele, mas também ainda bem que é a opinião dele a que conta.
Agora parece-me que o treinador, pelo menos até ao fim da época está de pedra e cal, aconteça o que acontecer. Esperemos que aconteça a renovação do título.

No seguimento da conversa o Presidente falou das tranferências e renovações, falou da renovação do Fernando onde diz que "há um acordo entre a SAD, o jogador e o empresário" , parece-me que é uma forma de ele ir ao Mundial do Brasil e depois disso se fazer um grande negócio com o jogador. Diz que foi proposta a renovação ao "El Comandante" Lucho, mas que este só dirá se aceita ou não no final da época, consoante se sentir fisicamente. Gostei da atitude do jogador e homem Lucho Gonzalez e gostei ainda mais de saber que qual quer que seja a decisão o Comandante ficará sempre no clube, visto ser do "património do FC Porto".
Folguei em saber que neste mercado de tranferências os jogadores só saem pelas cláusulas, portanto não fica fácil alguém sair, pelo menos por transferência. Já por empréstimo, o Presidente deu a entender que ainda podem sair alguns jogadores. Na minha opinião deve-se avaliar bem aquilo que o jogador nos pode dar, mas se for para emprestar, deve-se avaliar ainda melhor o clube para onde o jogador vai.
Gostei também de saber que jogadores como o Tozé Carvalho e o Pedro Moreira ainda têm algumas hipóteses de chegar à equipa A. Acredito nisso? Não muito, mas o tempo dará razão a um de nós. Mas se não houve apostas nestes jogadores e noutros da equipa B para a Taça da Liga, não sei quando haverá.

Na entrevista de ontem, onde o Presidente aproveitou para meter muitas coisas em "pratos limpos", ou pelo menos foi isso que pareceu, foi ainda visivel algo que me desagradou. O Presidente aproveitou a entrevista para malhar em dois potenciais candidatos à sua sucessão. Se por um lado António Oliveira é um nome que não me agrada muito, porque não gostei dele como treinador, não gostei dele como presidente do Penafiel e muito menos gosto dele como comentador, mas não ficou bem ao Presidente vir falar dele só por que ele diz que os jogadores do FC Porto atiraram a toalha ao chão, mas é um facto que nos últimos tempos não se tem visto muito a garra do Dragão nos nossos jogadores.
Já quanto ao Fernando Gomes actual presidente da Federação, gosto do senhor, portanto parece-me que as críticas ao que ele fez na Liga e agora faz na Federação foi mais um lavar de roupa suja por ele ter saído da direcção do clube e não querer estar tão ligado ao clube nesta altura.

Falou-se ainda de Eusébio e da forma como a imprensa e o benfica não quiseram saber o que é que o FC Porto achavava da homenagem ao King, valeu pela atitude da filha em ir agradecer ao intervalo do jogo as bonitas atitudes que o nosso clube e especialmente o Presidente tiveram com ele na década de 80.

Para não me alongar mais, não falo de algumas coisas sem tanta relevância que se falaram na entrevista, mas fica a minha opinião e de outros que escrevem para este blog que esta entrevista pareceu um tanto ou quanto uma encomenda, ao nível daquelas que se fazem no clube do regime.
Este tipo de entrevistas não são o que o Presidente nos habituou.
Ainda ficam algumas coisas por dizer, mas serão ditas num outro post a sair ainda hoje, ou amanhã com uma análise ao que se anda realmente a fazer no clube.

E tu que achaste da entrevista do Presidente? Deixa a tua opinião.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. Tudo estratégia.
    Deixou os recados que quis e como quis.
    Ele com a sua sagacidade e experiencia lá sabe porquê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio que muito passa por estratégia, não podia vir dizer tudo o que pensa, mas também não precisava de tentar vir atirar areia para os olhos dos adeptos e sócios. Algo que também me meteu confusão ao ver o Presidente vir diferenciar em alguns casos, mas ok.

      Excluir
  2. «Por exemplo, o Júlio Magalhães que defende as cores do nosso clube no jornal rascord, não poderia estar lá?»

    o Juca deixou de ser cronista no lixo tóxico do grupo cofina na semana passada

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia Miguel, como não leio aquele pasquim, nem nenhum relacionado com o grupo cofina, não sabia disso. Obrigado pela informação.

      Abraço

      Excluir