À procura da percentagem perdida

O clube presidido pelo arauto da transparência e da legalidade, mas que já foi condenado em tribunal por roubo, Luís Filipe Vieira, estará, a fazer fé nas últimas notícias saídas a público (e não desmentidas por ninguém), prestes a vender o passe do guarda-redes Jan Oblak pelo valor da cláusula de rescisão, 20 milhões de euros. Todavia, e fazendo fé nessas mesmas notícias, o Benfica irá receber apenas 16 milhões de euros, valor proporcional à percentagem que deterá do passe do atleta esloveno, ou seja, 80%.

Sucede que, ou a comunicação social está toda errada, até mesmo o jornal oficial do clube, vulgo ABola, ou há aqui algo de muito, muito estranho. Vejamos, no Relatório & Contas referente ao 1º semestre da temporada 13/14, findo a 31-12-2013, surge o seguinte quadro:


Da análise ao mesmo conclui-se que, a 31 de dezembro de 2013, o Benfica possuía a totalidade do passe do atleta. Isto significa que, a ter sucedido, o Benfica alienou os 20% do passe de Oblak já em 2014. O Mística do Dragão foi à procura de respostas no local mais óbvio, o Relatório & Contas referente aos primeiros nove meses da temporada. Surpresa das surpresas, o quadro não existe. Vejamos, o plantel do Benfica tinha, a 31-03-2014, um valor líquido de cerca de 88 milhões de euros, de acordo com o referido relatório. O Benfica, o clube que, da boca para fora, pugna incessantemente pela transparência e pela verdade desportiva, achou que não era relevante explicar, nas suas contas, a que se devem esses 88 milhões, verba que, a título de curiosidade, dava para pagar 14 Garays e ainda sobravam uns trocos para contratar um ou outro Funes Mori. Obviamente que, os R&C de Porto e Sporting divulgam toda esta informação.

Importa também referir que Oblak renovou contrato no início da temporada transacta. O Benfica divulga essa informação nas suas contas, sem qualquer menção a uma cedência ao atleta ou aos seus representantes de qualquer verba numa futura transferência.

Portanto, o Benfica terá vendido, cedido, oferecido, ou o que seja, 20% do passe de Oblak, nos últimos meses. Ninguém sabe quando, a quem, e por que quantia. O clube da transparência é o mais opaco. Tão opaco como um pneu. Para que ninguém consiga ver o que está lá dentro.



 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. e, claro está, já se sabe que é comummente aceite e do conhecimento geral, que os pneus são como as bananas do Lidl®...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir