O logro das contas do Benfica e da BenficaTV

O Benfica apresentou o seu Relatório & Contas da temporada de 2013/2014, onde consta um lucro de de 14,2 milhões de euros. Imediatamente, Luís Filipe Vieira apareceu a dar a cara, gabando-se da grande gestão do Benfica, das espectaculares receitas da BenficaTV, que o Benfica está no bom caminho, etc. No fundo, foi mais um show da bem montada máquina de propaganda vermelha. Imediatamente, a Comunicação Social, limitou-se a fazer eco de todo este paleio, mostrando, mais uma vez, uma tremenda incapacidade para analisar contas de forma crítica. Imediatamente teceram-se comparações com as contas do Porto, que apresentou prejuízos superiores a 40 milhões de euros, tentando demonstrar com isso, a pujança do Benfica.

Mas, o que será que difere entre as contas de Porto e Benfica? Como é visível nas imagens abaixo, a grande diferença entre as contas dos dois clubes foram as mais-valias com passes de jogadores, uma rubrica onde o Benfica conseguiu mais quase 50 milhões de euros do que o Futebol Clube do Porto.


 E o que é que isto implica? Implica que, em primeiro lugar, as contas de ambas as sociedades são miseráveis e deveriam envergonhar quem as apresenta. Depender tanto de mais-valias, (sem elas, o s prejuízos de ambos ascenderiam a, pelo menos, 60 milhões de euros), uma receita absolutamente extraordinária é um acto de gestão arriscadíssimo e que deveria trazer consequências aos seus responsáveis. Em segundo lugar, implica que, descontadas estas mais-valias, o resultado do Benfica seria apenas ligeiramente superior ao do Porto. Ou seja, num ano em que, desportivamente o Porto falhou em toda a linha e o Benfica esteve na luta por inúmeras provas, tendo conquistado a maioria, com as implicações que isso tem a nível de receitas bilheteira e de prémios de participação, o clube dos seis milhões teria resultados muito semelhantes aos do Porto, se não tivesse vendido os anéis e alguns dedos (Matic, Rodrigo, Garay, André Gomes etc.). Portanto, ainda que as contas do Porto sejam péssimas, teria sido de bom tom referir que o resultado do Benfica é totalmente invulgar e, quase irrepetível, uma vez que registou mais-valias de 75 milhões de euros. Mais, se analisarmos o plantel do Benfica, onde, no curto prazo apenas Enzo Perez, Gaitan e Salvio parecem ser capazes de significar vendas milionárias a curto-prazo, percebemos que, mais ano, menos ano, o Benfica vai voltar aos prejuízos.

Explicado o primeiro logro, vamos ao segundo, o da BenficaTV. Mal saíram as conta do Benfica, Luís Filipe Vieira foi a correr dar uma entrevista ao canal do clube, anunciando receitas de 28 milhões de euros com a BenficaTV, anunciando o grande sucesso do canal. O que Vieira se esqueceu de referir foram os 11 milhões de euros de custos associados ao mesmo canal, o que significa um lucro de apenas, 17 milhões. Muito, muito longe dos 22 que a Olivedesportos oferecia e ainda mais longe dos míticos 40 milhões que o Benfica apregoava como sendo o valor de mercado dos seus direitos de transmissão, um número tão mitológico como os 300.000 sócios. Ou seja, a BenficaTV foi um barrete e, pior, o Benfica ainda tentou enfiar um barrete aos seus adeptos para lhes tapar os olhos sobre aquela que parece ser um péssimo acto de gestão. O Benfica este ano perdeu 5 milhões de euros ao não ter renovado com a Olivedesportos, tendo assumido também muito mais risco no negócio.

Mas será que foi assim tão mau negócio? Uma coisa é certa, Vieira não é burro absolutamente nenhum e, por muito recheio que levassem, ninguém enriquece a vender pneus, como ele enriqueceu, se não for inteligente. O que levaria Vieira a fazer um negócio destes que, de certeza foi bem estudado e planeado?

O que aconteceu foi que Vieira percebeu que até poderia perder algum dinheiro, mas que a Olivedesportos iria perder muito mais. E, perdendo (e perdeu mesmo), a Olivedesportos, perdem os outros clubes todos. De facto, a Olivedesportos tem servido de bóia de salvação a diversos clubes, adiantando verbas consideráveis de receitas televisivas, para fazer face a necessidades de tesouraria das diversas SAD e SDUQ. Para além disso, os direitos televisivos são a maior fonte de receita da maioria dos clubes. Se a Olivedesportos cair, ou aparece uma solução milagrosa, ou vamos ver todos os clubes a passar inúmeras dificuldades. Todos, menos o Benfica. 

Fica a questão: se tal chegar a suceder, o que acontecerá à verdade desportiva se a BenficaTV adquirir os direitos de outras equipas e se tornar na maior fonte de receitas da mesma? Já imaginaram como uns "atrasos" nos pagamentos podem resolver mais jogos que Capelas e Paixões?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. Tanto disparate. Se olharmos para os resultados operacionais, que é o mais importante sob um ponto de vista de capacidade de gestão, que se podem comprar retirando os jogadores, o Porto tem -21M e o Benfica -4M.
    Os -21M do Porto em relação aos 49M de proveitos operacionais são -43% enquanto que os -4M do Benfica em relação aos 105M de proveitos são - 3,8%.
    Ainda acha que os resultados são quase iguais? Não acha que -43%, que é quase metade dos proveitos em prejuízo, é um número catastrófico?

    ResponderExcluir
  2. A diferença é que o Benfica, para conseguir competir com o Porto, necessita de ter um nível de endividamento muito mais elevado e pagar um valor pornográfico de juros. Se os juros que o Porto paga já são abusados, imagine-se os do Benfica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se reparar os resultados financeiras verá que actualmente a diferença é de sensivelmente 5Milhões.

      Como o Benfica tem mais receitas e menos custos isso é compensado.

      Excluir