Carta aberta aos verdadeiros Portistas


Caro verdadeiros Portista,

Sim, tu, é mesmo a ti que eu estou a escrever. Se amas o Porto, se sentes o Porto, tu és um verdadeiro Portista e és tu o destinatário deste texto que escrevo. Porque, o Portismo não se mede, não se pesa. O Portismo sente-se e, que eu saiba os campeonatos que interessam são o de futebol, o de hóquei, o de andebol e o de basquetebol e não o do Portismo. Não há prémio para o maior Portista do Mundo e, nenhum Portista tem o direito de julgar o Portismo dos outros. Porque o Portismo sente-se e, andar nos cafés, no estádio ou na internet a julgar e a quantificar o Portismo de outrém, é relegar esse nobre sentimento para o nível de uma infantil medição de pilinhas.

O que tu, verdadeiro Portista, tens de perceber e aceitar é que há inúmeras formas de viver o Portismo. Há aqueles que estão calados e há os que não se calam. Há quem nunca se levante e há quem nunca se sente. Há quem prefira ir ao estádio e há quem prefira ficar sentado no sofá de casa, a ver. Enquanto não prejudicares o Porto, tu serás sempre um verdadeiro Portista. Há quem viva o Porto, no Porto, ou no Algarve, em Gaia, ou em Paris, em Matosinhos ou no Brasil. E todos são verdadeiros Portistas. Porque cada verdadeiro Portista sente o Porto à sua maneira. Não há regras, não há estatutos, não há leis que regulem o Portismo e, portanto, enquanto tu fizeres o que podes pelo Porto, não podes tolerar que te acusem de não seres um verdadeiro Portista, ou até um infiltrado. Isso, verdadeiro Portista, é conversa de quem não tem argumentos, é conversa de quem não é cego mas também não quer ver e é conversa de quem se acha superior aos outros. Porque, verdadeiro Portista, tu és tão Portista na vitória como na derrota, na alegria como na tristeza. E isso é que importa.

Portanto, verdadeiro Portista, nunca te acanhes. Não te cales quando achares que a equipa joga mal, que o treinador errou, que a SAD meteu água ou que a relva apresenta uma tonalidade diferente do normal. Desde que o faças construtivamente, educadamente e de forma justificada, o Porto só tem a ganhar com o teu contributo. Porque só com massa crítica, só com o contributo de todos os verdadeiros Portistas, só com a tua ajuda é que o melhor Clube do Mundo manterá esse estatuto. Não cedas a pressões, não ignores, não comas e cales, não assobies para o lado. Manifesta-te. Mesmo que isso custe. Porque, como diz o nosso Presidente Pinto da Costa, teremos de lutar "contra tudo, contra todos e (principalmente) contra os tolos".

Força verdadeiro Portista.

Um abraço,
De outro verdadeiro Portista

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários



  1. caríssimos,

    votos sinceros de um Feliz Natal!, na companhia dos que vos são mais queridos.

    no fundamental:
    que a vontade de Triunfar seja a melhor prenda que o Pai Natal deposite no sapatinho da nossa equipa de Sempre e do nosso Amor comum :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Feliz Natal para ti e para os teus Miguel.
      E que esta quadra traga aquilo que nós precisamos para que o ano que se aproxima, seja bem melhor do que foi o que agora finda. Agora a vontade de Triunfar nunca foi a lugar algum.

      Abraços

      Excluir

  2. Caro amigo lançava-lhe este desafio: em Aljustrel, no Alentejo, um grupo de amigos portistas juntou-se e criou uma dinâmica que toda a gente achava imaginável...e deu nisto http://portocanal.sapo.pt/um_video/H3UOYKgp8EQBcNZRZNL1 Publicava um post sobre esta maneira de ser portista..Saudações

    ResponderExcluir