A arte de jogar em dois campos (ou três!)



Já não é de hoje a discussão sobre as expulsões e suspensões que vêm beneficiando o Benfica na época 2014/2015. Até Rui Santos, no programa Tempo Extra, já mostrou a sua indignação face àquilo que ele chamou de "Campeão forjado". A história da última jornada é isso mesmo, história. Nada pode alterar os acontecimentos do Moreirense - Benfica, cujo MVP da equipa da Luz transformou um pontapé de baliza em canto, um insulto numa expulsão e um penalty numa falta ofensiva. Finda a jornada, o Benfica mantém 4 pontos de avanço sobre o segundo classificado.

                                                                                                              

Tempo Extra relativo à 22º jornada

No entanto, esses 4 pontos de avanço podem transformar-se numa distância bastante mais segura na jornada deste fim de semana. O Porto e o Sporting defrontam-se e a verdade é que o terceiro classificado já roubou pontos ao Benfica por duas vezes esta época e empatou com os Dragões na primeira volta do campeonato. Avizinha-se um jogo complicado para aquela que é a principal ameaça da equipa da Luz na revalidação do título de Campeão Nacional.

Talvez por isso a jornada 23 já esteja a ser preparada desde a jornada 22, em manobras de bastidores que são visíveis até para míopes. O Benfica recebe na Luz uma das boas equipas deste campeonato, que já esta época empatou com o Porto e segurou o Benfica a um empate - mesmo após ter estado a perder 0-2 com golos madrugadores - até se ter dado a nada surpreendente expulsão de um jogador canarinho. Mas, afinal, qual é a diferença entre o Estoril que recebeu o Porto e o Benfica e o Estoril que se vai deslocar à Luz? Existem duas diferenças. A primeira chama-se Rúben Fernandes e a segunda Yhoan Tavares. Estes dois nomes formam a dupla de centrais titulares do Estoril e foram os dois suspensos na última jornada, num jogo em que os Benfiquistas assistiram confortavelmente no sofá após a vitória "suada" em Moreira de Cónegos.

Como se não bastasse uma defesa completamente reformulada no jogo deste Sábado, a equipa do Estoril Praia vai ter ainda que jogar contra João Capela. O árbitro da AF de Lisboa é uma cara conhecida nos lados da Luz, não tivesse ele arbitrado o Sporting - Benfica à 26ª jornada da época
2012/2013.


Análise ao Sporting - Benfica de 12/13 no Tempo Extra.

Para relembrar o ponto de situação dessa época, na altura deste jogo, o Benfica levava 4 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o FC Porto. Ainda na primeira parte, foram espoliados 2 penalties ao Sporting e perdoada uma expulsão ao Matic, tudo com o jogo ainda empatado. O Benfica conseguiu vencer por 0-2 e manter a distância de 4 pontos num fim de época que se previa difícil. Nas jornadas seguintes o Benfica teria que se deslocar à Madeira e ao Dragão e receber o Estoril Praia, antes do último jogo da época contra o Moreirense.


Voltando ao presente, parece-me sensato concluir que enquanto o segundo classificado terá pela frente um dos jogos mais complicados do que resta da época, a equipa da Luz irá tranquilamente defrontar um adversário desfalcado e esperar que não seja preciso o Capela "entrar em campo" para decidir o jogo. No entanto, se tal for necessário, já deu provas que consegue ser o elemento mais decisivo da equipa encarnada.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Com onze jornadas pela frente, ainda há muito por discutir... Deslocações difíceis para ambos os lados e tudo pode acontecer. O Benfica terá a "vantagem" de já estar fora da europa, mas 4 pontos não são impossíveis de recuperar, portanto siga FCP!

    ResponderExcluir