As faltas de Jorge Jesus

"Esses factos são verdadeiros... O Benfica tem uma forma de jogar que para o parar os adversários fazem faltas consecutivas. A partir disto, durante os 90 minutos do jogo essas equipas têm de ser penalizadas por pararem o Benfica
com faltas. Essas expulsões já foram analisadas e nenhuma delas foge ao que era o critério dos árbitros nos jogo. Não havia outra solução. Esse facto só demonstra a qualidade do jogo do Benfica e essas expulsões vão ter de acontecer mais vezes. Parar o Benfica com faltas é normal, não vejo nenhuma anormalidade aí"

"Não vejo nada de anormal. Quando o Benfica está em situações ofensivas é parado, constantemente, em faltas e essas equipas têm de ser penalizadas. Esse é um comentário de pressão e o que o Benfica faz é um jogo qualidade".

Estas são palavras de Jorge Jesus em resposta a Julen Lopetegui após este ter, mas uma vez, chamado a atenção para o facto de o Benfica estar a beneficiar de um grande número de jogos em que o adversário é reduzido a 10 jogadores.

De forma a perceber até que ponto aquilo que Jorge Jesus disse é verdade - e apesar de já sabermos a resposta - o Mística do Dragão decidiu analisar o número de faltas que os dois primeiros classificados sofreram e comparar com o número de vermelhos que cada um levou. As estatísticas foram recolhidas neste site.


Em 25 jornadas o Porto sofreu 382 faltas, tendo os seus adversários visto o cartão vermelho por 3 vezes. No total, os adversário do Porto foram expulsos a cada 128 faltas cometidas.

Em 25 jornadas o Benfica sofreu 435 faltas, tendo os seus adversários visto o cartão vermelho por 11 vezes. No total, os adversários do Benfica foram expulsos a cada 40 faltas cometidas.

No entanto, para dar ainda mais certezas a Jorge Jesus que aquilo que ele diz não faz grande sentido, o Mística do Dragão procurou perceber, para os mesmos clubes, quantas faltas foram cometidas e qual o número de cartões vermelhos com que cada um deles foi penalizado.

Em 25 jornadas o Porto cometeu 342 faltas, tendo os seus jogadores visto cartão vermelho por 3 vezes. No total, os jogadores do Porto foram expulsos a cada 114 faltas.

Em 25 jornadas o Benfica cometeu 399 faltas, tendo os seus jogadores visto cartão vermelho por 1 vez. No total, os jogadores do Benfica foram expulsos a cada 399 faltas.

Se o rácio de cartões/faltas fosse igual para o Porto e os seus adversários o Porto tinha menos uma expulsão.
Se o rácio de cartões/faltas fosse igual para o Benfica e os seus adversários, o Benfica tinha mais 9 expulsões ou, se preferirem, os seus adversários tinham menos 10.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

4 comentários

  1. A interpretação das estatísticas que mostras estão completamente erradas.

    (By José Ribeiro, Editor-Chefe Record)

    UMA PERGUNTA A LOPETEGUI
    Algum jogador foi mal expulso quando defrontou o Benfica?

    Esta é a questão que gostava de ver respondida pelo treinador do FC Porto. Lopetegui refere-se a este dado estatístico quase todas as semanas mas limita-se a sublinhar o facto, deixando no ar a ideia de que o Benfica está a ser beneficiado, mas sem concretizar.

    Qual o jogador? Ou quais os jogadores mal expulsos?, repito. Atirar com números para a discussão de qualquer situação sem os contextualizar, sem os interpretar, vale… nada.

    É o que o espanhol está a fazer. Mesmo que visse os lances com lentes azuis, era preferível enumerar os erros do que deixar no ar a ideia de que todas as expulsões foram erradas e decididas apenas para favorecer o Benfica.

    Porque, na verdade, não foram, como ele muito bem sabe. Pelo menos até ao Benfica-FC Porto, aposto, este será o "prato do dia".

    Serve de desgaste e, no limite, pode condicionar um ou outro árbitro (o tempo em que os condicionava a todos, felizmente, ficou lá atrás, no século 20).

    E Jesus, com alguma ingenuidade, está a entrar neste jogo quando destaca que determinada expulsão sucedeu quando a equipa já ganhava por um ou por dois ou por três.

    Neste ponto, os "mind games" de Lopetegui estão a resultar porque já mexeram com a cabeça do treinador do Benfica, que hoje deverá voltar a ser confrontado com as declarações do homólogo portista.

    Infelizmente as coisas são assim: discutem-se mais as questões ligadas com a arbitragem do que o futebol jogado. E o pior é que muita gente (a maioria?) até acredita que os campeonatos (ainda) se resolvem por favores ou erros dos árbitros.

    No geral, ouvimos isso aos nossos pais e passamos a mesma ideia aos nossos filhos.
    Desgraçadamente. Desportivamente, tudo se resume a isto: a desvantagem que o FC Porto tem para o Benfica é significativa.

    Por muito que se queira dar a entender o contrário. A pressão que se pretende atribuir ao líder está, isso sim, em cima do 2.º classificado.

    Porque não depende apenas dos seus resultados para chegar ao título e porque terá ainda de deslocar-se à Luz.

    Ao invés, o Benfica ainda entra em cada campo com uma certeza: pode perder que mesmo assim sai de lá sem ver ninguém à sua frente.


    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, a interpretação não pode estar errada porque não foi feita interpretação nenhuma. São estatísticas cruas, cada um faz com elas aquilo que bem entender.
    No entanto, parece-me difícil que uma equipa com quase o mesmo número de faltas sofridas e cometidas tenha uma diferença de 10 cartões vermelhos entre os recebidos pelos seus jogadores e pelos adversários. Já o Porto, tem sensivelmente as mesmas faltas cometidas e sofridas e o exacto mesmo número de cartões vermelhos recebidos pelos seus jogadores e os seus adversários. O que o Lopetegui diz é problema dele, não meu. Limitei-me a usar a desculpa dada pelo Jorge Jesus e converte-la em números. Para ele o número de faltas é desculpa, está a resposta dada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu percebo. Ir buscar uns números estatísticos e dar-lhes uma correlação que não existe neste caso, está errado.
      Porque nas amostragens de cartões amarelos e vermelhos não é a quantidade mas a QUALIDADE que conta, como em muitas outras coisas na vida.
      Por isso, afirmo que a interpretação das estatísticas feita através de uma tentativa de correlação entre o número de faltas e o número de cartões não está correta.
      Estaria certo se o futebol fosse uma coisa mecânica mas é uma atividade interpretada por humanos.

      "Em 25 jornadas o Porto sofreu 382 faltas, tendo os seus adversários visto o cartão vermelho por 3 vezes. No total, os adversário do Porto foram expulsos a cada 128 faltas cometidas.

      Em 25 jornadas o Benfica sofreu 435 faltas, tendo os seus adversários visto o cartão vermelho por 11 vezes. No total, os adversários do Benfica foram expulsos a cada 40 faltas cometidas."

      Por outro lado os números mostram que o Benfica sofre mais faltas (53, mais de duas por jogo) do que o Porto o que fala a favor da amostragem de mais cartões, que poderão ter a cor do 2º amarelo ou vermelho. As estatísticas dão por isso razão a JJ.

      Excluir
    2. A maior parte das expulsões que falas foi feita por acumulação de amarelos. E grande parte dos primeiros amarelos foi dado por acumulação de faltas. Os jogadores do Benfica fazem quantas faltas querem sem levar amarelo, já os que jogam contra eles.. Enfim. O Benfica fez 27 faltas no Dragão. Contra o Estoril ganharam 6-0 e a diferença de faltas foi de 21 para o Benfica (!!) e 13 para o Estoril. É bater em quem se quer sem ter qualquer tipo de punição por isso. E digo mais uma vez, já que não percebeste à primeira nem à segunda, o Jorge Jesus desculpou a amostragem de cartões vermelhos pela QUANTIDADE das faltas, não pela "qualidade". Acho que está escrito em vários locais que este post é uma resposta ao Jorge Jesus. Já dei demais para este peditório. Cumprimentos.

      Excluir