Lopetegui, sim ou não?

Desde a desgraça de Munique e o empate na Luz, que o treinador do Futebol Clube do Porto, Julen Lopetegui anda nas bocas do Mundo. Por um lado, há portistas a defender a sua continuidade. Por outro, há outros portistas a defender a sua saída. A comunicação social lisboeta parece empenhada em vê-lo pelas costas, bem como um número considerável de adeptos do Benfica, o que não deixa de ser estranho, tendo em conta que o Porto de Lopetegui caminha a passos largos para ficar sem ganhar um único titulo.

Eu, aqui no Mística do Dragão, resolvi fazer um resumo de alguns factos e de algumas opiniões pessoais que se traduzem numa vontade de ver Lopetegui aos comandos da equipa na temporada 2015/2016.

É evidente que Lopetegui cometeu erros. Estou convicto que o treinador portista tinha pouca experiência de treinar um grande clube. O impacto mediático de treinar a equipa B do Real Madrid ou os sub-21 espanhóis não tem nada a ver com fazê-lo no Porto. Paulo Fonseca, passou pelo mesmo. Vítor Pereira, mesmo conhecendo os cantos à casa, idem. E, para além de ter pouca experiência, parece-me que não estava minimamente preparado para a função. Não conhecia o clube, não conhecia o campeonato, não conhecia os adversários, desvalorizando-os. Só assim se explica que tenha rodado meia equipa numa eliminatória da Taça contra um rival, por exemplo. Estou convicto que Lopetegui achou que a qualidade individual dos jogadores que tinha à disposição (nunca, em Portugal, houve tantos jogadores "famosos" num mesmo plantel) seria suficiente para limpar as provas internas com toda a tranquilidade. E estes erros custaram-nos a Taça de Portugal e alguns pontinhos preciosos no campeonato.

No entanto, Lopetegui aprendeu. Acabou com a vertiginosa rotação do plantel, definiu um onze base e a equipa melhorou drasticamente. Mesmo errando, e toda a gente erra, fez um campeonato mais do que suficiente para o conquistar, não houvesse factores externos a segurar o Benfica, por pinças, no primeiro lugar. E a equipa melhorou. Chegámos aos quartos-de-final da Champions League, pela segunda vez desde 2004, ano em que a conquistámos, lutámos pelo campeonato até ao fim, mesmo com a pressão de estar atrás e de ter de recuperar terreno.

Tardou, mas Lopetegui percebeu como funciona o futebol nacional
Mais, Lopetegui defendeu com unhas e dentes o Futebol Clube do Porto. Os dirigentes na SAD permitiram que Lopetegui fosse gozado, insultado e ridicularizado. Deixaram que o seu nome fosse propositadamente trocado pelo treinador rival, permitiram que fosse vítima de xenofobia por parte do director de comunicação do Benfica, largaram-no num mar infestado de tubarões, sem lhe atirarem uma bóia de salvação, enquanto Lopetegui denunciava a farsa deste campeonato. E Lopetegui aguentou-se. Lopetegui mostrou ter um valente para de cojones. Lopetegui nunca deixou de se manifestar. Respondeu, atacou, denunciou, sempre de cabeça bem erguida. Mesmo quando o clube tem nos seus quadros um ex-jornalista do JN, um ex-jornalista da RTP e um ex-director d'OJogo e do JN e mesmo assim é incapaz de prevenir que atletas seus digam barbaridades como André Silva disse, e cito, "Não falo em mantos protetores. Acredito que isto ainda não acabou, tenho esperança que o FC Porto ainda possa ganhar, mas quem fica em primeiro é sinal que foi melhor.", Lopetegui não desiste de ser o melhor defensor do clube.  Lopetegui já percebeu, um pouco tarde de mais, é certo, o que é o Futebol Clube do Porto. Lopetegui é Porto e sente o Porto.

E este sentimento é, com a percepção do que é o futebol português e as capacidades técnicas de Lopetegui (nenhuma equipa mal preparada ganha como o Porto ganhou ao Bayern no Dragão com um treinador incompetente), um dos pilares basilares para que Lopetegui possa vir a ter muito sucesso no Dragão.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

8 comentários

  1. Há uma coisa que eu nem ninguém pode admitir, que se tente censurar um miúdo, o André Silva, que pensa pela sua cabeça e não pode ser acusado de dizer barbaridades apenas porque não é lavado ao cérebro e não tem medo de dizer o que pensa. Querer formatar o pensamento dos outros, de um miúdo que se mostra mais inteligente e lúcido do que muitos adultos pelo que se vai lendo por essa net fora, é absolutamente inaceitável. E para quem ainda não anda a dormir, Lopetegui diz apenas aquilo que lhe mandaram dizer depois de andar a ser educado durante meses. Nem toda a gente come a palha que nos tentam dar. Mais respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anónimo, o André Silva, enquanto funcionário do clube tem todo o direito à sua opinião. Não pode é queimar o treinador desta forma. Se não concorda, di-lo internamente e recusa-se a tecer comentários em público. Mas o problema não é dele, que é um miúdo. É de quem é incapaz de o alertar para estas situações.

      Com isto, só se deu mais um argumento aos rivais.

      Excluir
  2. Eu espero que Lopetegui fique.

    É verdade que errou. Verdade. Quem não erra?
    Mas também é verdade que aprendeu com os erros corrigindo jád alguns deles(Rotatividade excessiva foi um deles).^
    Também é verdade que fez uma época fenomenal na Champions e também é verdade que fez o suficiente para em terreno igual, ganhar o campeonato.
    Também é verdade que foi um dos únicos esta época a SER PORTO. Foi dos poucos a vestir a camisola todos os dias desde que cá chegou.

    A verdade é esta: Ele tem que continuar.
    Disse o mesmo do Vítor Pereira e viu-se o que aconteceu após ele sair...

    ResponderExcluir
  3. Meu caro João Ferreira, que muito aprecio ler,

    Quero começar por dizer que subscrevo quase inteiramente o post.

    Ressalvo no entanto a questão da Taça. Não acho que Lopetegui tenha desvalorizado ninguém. Teve foi uma escolha muito difícil para fazer. A seguir ao zbordem, tinham de ir a Bilbao. E o jogo de Bilbao acabou por ser vital, e tenho a certeza que se vai verificar não tarda, para o grande objectivo de Lopetegui este ano - projectar o FC Porto europeu para se equilibrar as contas e valorizar activos, depois da miserável época anterior.

    Essa não é uma perspectiva glamourosa, mas é uma perspectiva de futuro. E, ainda assim, todos nós sabemos que, em condições normais, teríamos ganho este campeonato também.

    Este ano foi uma vergonha.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que foi vergonha maior que os últimos 30 anos? ;)
      Fica a pergunta.

      Pedro F.

      Excluir
    2. Olá Jorge. Obrigado pelas simpáticas palavras. Sucede que não se pode poupar tantos jogadores num jogo a eliminar contra o Sporting. Não dá. É um risco desmesurado.

      Excluir
  4. Será que se te chamar portista estou a ser xenófobo? ;)
    Fica a pergunta.

    Pedro F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu te chamar António estou a ser basquetebolista? Não, pois não?

      Excluir