O balão que enche e esvazia, enche e esvazia

Ontem viveu-se uma noite negra no Dragão. Um Porto apático, desinspirado e, acima de tudo, mal dirigido transformou, em 90 minutos, um apuramento quase certo para a fase seguinte da Champions League, numa altamente provável eliminação e passagem para a Liga Europa.

Já é mais que óbvio que Lopetegui tem imensas dificuldades em por o meio-campo a render condignamente, situação que só é disfarçada pela enorme qualidade de André André que, sozinho, ocupa um espaço imenso. De facto, com os extremos totalmente presos à linha e dois médios de caracterísitcas defensivas, sobra sempre André André para acudir à esquerda, à direita, à área e atrás. A verdade é que André vai levando a dele avante e tem sido o nosso jogador mais importante. Mesmo quando joga na ala é ele o único capaz de criar desequilíbrios.

Ontem, Lopetegui, resolveu poupar André. O problema não está aí. O Porto tem sete médios, que custaram muitos milhões e que deviam apresentar uma qualidade de jogo muito superior. Estamos a falar de três internacionais A portugueses (Danilo, Ruben Neves e André) e um mexicano, Herrera e três internacionais pelas camadas jovens dos seus países, Sérgio Oliveira, Imbula e Evandro. E ainda tem Brahimi, internacional argelino ou Corona, internacional mexicano, perfeitamente capazes de desempenhar as funções de médio mais
atacante.  O problema está no facto de se trocar André por um médio de características defensivas, sem qualquer aptidão atacante. Resumindo, actuámos com três médios defensivos e o meio-campo foi um buraco gigantesco.

Depois, as substituições foram todas ao lado. Só André acrescentou algo de relevante à partida, mas tirar Maxi e mexer em 75% da defesa para travar Yarmolenko com um central, quando o problema se resolvia com o apoio de um colega a Layun é patético.

Lopetegui, ontem, foi o pior da partida. Foi pior que o displicente frango de Casillas ou o penalty absurdo de Imbula. Foi por Lopetegui que perdemos o jogo. Mais uma vez, no momento da verdade, baqueamos, algo que já começa a ser normal. Baqueamos no Dragão frente ao Sporting para a Taça, na Luz, na Choupana quando podíamos morder os calcanhares ao Be
nfica, no Restelo em mais uma exibição absurda que garantiu o campeonato ao Benfica. O Porto é um balão que enche com duas, três ou quatro vitórias e depois esvazia rapidamente com desastres como o de ontem. O Porto não é uma equipa consistente, que inspire confiança. Pelo contrário, parece, quase sempre, um desastre prestes a acontecer.

E isto leva-nos a um outro ponto. Lopetegui tem muita culpa, mas não a tem toda. Quem manda, os senhores da SAD, têm de perceber que gastar muito dinheiro não basta para ganhar. Antes de mais é necessário ter atletas que realmente queiram jogar no Porto, que tenham qualidade para jogar no Porto e que não cheguem cá já a pensar no salto para outro lado qualquer. É também necessário que os atletas venham e joguem porque fazem falta e não para fazer o favor ao comissionista A, ao empresário B ou ao administrador C. Para todos os efeitos, da última vez que peguei no meu cartão de sócio, dizia lá que eu era sócio do Futebol Clube do Porto e não do Doyen Futebol Clube ou do Unidos ao Simonian. Andamos há vários anos na palhaçada, a cometer erros atrás de erros, a ter planteis desequilibrados e a esbanjar dinheiro. Não fosse o famoso golo do Kelvin, e muito pior estaríamos.

Nós, os adeptos, só temos é que andar atentos e apoiar a equipa. Seja no estádio ou no pavilhão (e quando falo em ir ao pavilhão pressuponho entrar para ver o jogo e não ficar à porta a vender bilhetes na candonga), na medida das nossas disponibilidades. O que não podemos é fechar os olhos e comer a palha que insistem em dar-nos de comer, como se fôssemos uma manada de burros.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

3 comentários

  1. É sempre um gosto ler os seus posts. Tente, se puder, escrever mais sobre a actualidade azul e branca. ;)

    ResponderExcluir
  2. Grande coragem. Nos dias que correm é muito dificil ler alguém que não esteja doutrinado pela nomenclatura Lopetegui/Doyen/SAD.

    ResponderExcluir