O Pai do Alexandre

Eu sou do tempo em que quando o Presidente do Futebol Clube do Porto falava, o país abanava. Ninguém ficava indiferente às palavras de Pinto da Costa. Ninguém. Pinto da Costa atacava indiscriminadamente quem ousasse beliscar o Porto. Os inimigos do Porto eram seus inimigos. E quem se metia com Pinto da Costa e o Futebol Clube do Porto estava, normalmente, tramado. Quem tiver memória lembra-se de como indivíduos como Luís Filipe Vieira, Dias da Cunha, João Malheiro, Sousa Cintra, Valentim Loureiro e o seu filho João ou Pimenta Machado foram ridicularizados por Pinto da Costa.

Era um tempo em que Pinto da Costa punha o clube à frente de tudo e de todos. Há um dirigente do Porto que é administrador da Cofina? Rua com ele. Há um Dragão de Ouro que se torna empresário de jogadores e é muito próximo do Benfica? Torna-se persona non grata. Esse empresário arrasta o filho do Presidente com ele? Corta-se relações com o próprio filho. Nada mais simples.

Hoje, Pinto da Costa mudou radicalmente. Se antes Pinto da Costa se batia pelos seus até à exaustão, actualmente não se importa de ridicularizar publicamente um atleta do clube, Adrian Lopez, para se salvaguardar do disparate que fez ao contratá-lo. Diz Pinto da Costa que o contratou porque Jorge Mendes e Lopetegui fizeram de Adrian Lopez um novo Maradona e que investiu 11,6 milhões de euros porque Mendes lhe prometeu que se a aposta fosse falhada o Porto recuperava o investimento. E o departamento de scouting, que disse de Adrian Lopez? Não foi ouvido? E que presidente é este que mete 12 milhões de euros nas mãos de um empresário? O único culpado pelo falhanço da contratação de Adrian, para além do próprio, que não mostrou cá um décimo do que fez em Espanha é o próprio Pinto da Costa, que foi comido de cebolada e ainda se faz de vítima.

Hoje, Pinto da Costa é mais o pai do Alexandre do que o Presidente do Futebol Clube do Porto. Hoje o Presidente do Futebol Clube do Porto preocupa-se mais em defender os interesses do filho do que os do clube. Em todas as entrevistas, quando o tema é abordado ainda que ao de leve, Pinto da Costa veste a capa de justiceiro e defende o filho até à exaustão. Defende mais o filho do que o clube, clube do qual é presidente e é nessa qualidade que é entrevistado. Pinto da Costa não se cansa de referir que não tem culpa que o filho seja agente de atletas (a propósito, alguém reparou que Alexandre, o injustiçado, desapareceu da página da Energy Soccer?). Mas foi na condição de agente de atletas, e associado de José Veiga que Alexandre, o mal-amado, levou Drulovic, João Manuel Pinto e Feher do Porto para o Benfica e foi na qualidade de agente de atletas que Alexandre, o homem de bom coração que arranja emprego ao pai de um atleta, festejou um campeonato do Benfica no Bessa em 2005? Entretanto, Alexandre, o desgraçado, lá vai fazendo as suas negociatas, enchendo os bolsos à custa do clube, recebendo comissões ilícitas e para o pai de Alexandre, o empreendedor, está tudo bem. Pergunto eu, e para o presidente do Futebol Clube do Porto está tudo bem? E para o sócio e adepto Jorge Nuno Pinto da Costa?

Por fim, e a propósito da entrevista de ontem ao JN, mais dois assuntos. Primeiro, Pinto da Costa referiu-se aos membros das claques, como os verdadeiros portistas. Em primeiro lugar eu não sou membro de nenhuma claque, mas, pelo menos, não me engano no nome delas, e não admito a ninguém, nem a Pinto da Costa que classifique o meu portismo. Em segundo lugar, que eu saiba Pinto da Costa nunca pertenceu a nenhuma claque... Segundo, Pinto da Costa voltou a referir o provedor do sócio, dizendo que está disponível para atender os associados. Pena é que eu envie um e-mail em agosto com um conjunto de sugestões e receba a resposta três (!) meses depois com um "obrigado, vamos analisar". Fica a questão, quando Alexandre, o orgulhoso associado, tem algum problema com o clube, dirige-se ao provedor e fica três meses à espera ou vai directamente ao pai, como faz quando quer comprar acções da SAD?

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

17 comentários

  1. Pinto da Costa está mesmo no fundo. Só faltou dizer que as Contas são muito boas, e que o Passivo está ainda abaixo daquilo que seria de esperar. Uma anedota esta entrevista.

    ResponderExcluir
  2. entrevista normal, sem reparos, a animosidade que se ve em relaçao ao presidente e estranha. Se porventura apoiam alguem que seja concorrente cheguem se a frente quando houver eleiçoes. De andrades a dragoes, antes de PC eramos andrades e os bimbos do norte depois de PC somos dragoes e esses gajos xatos do norte que nao nos deixam descansados. NO PORTO SEMPRE SE FALOU MUITO, MUITO MAS NUNCA SE FEZ NADA ATE PINTO DA COSTA, isso claro nao e sinonimo de infalibilidade. VOU ME RIR E DO PORTO DEPOIS DE PC VOLTAREMOS A SER ANDRADES????? provavelmente a ver vamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te vais rir se o Porto se afundar não deves ser portista...

      Excluir
  3. Não foi o pai do Alexandre que ganhou ao campeão inglês (vai por aí uma azia). Grande coisa. Os gajos até vieram só com 6 gajos que uns dias depois deu 4 ao City. Pura sorte, com um plantel mal dimensionado por esta ignobil administração, que não tem vergonha de colocar toda a responsabilidade em marcar golos em gaiatos de 20 anos. Onde já se viu isso? Fora com esta SAD, são quase pedófilos. Têm que contratar um homem golo já no mercado de Janeiro.
    Verdadeiro Portista Olarilolé

    ResponderExcluir
  4. Sobe escreves merda. Se não fosse o PdC eras benfiquista. No fim da época vais calar a boca. Nem sabes como funciona o provedor do adepto e tas aí a arrotar. Aliás, o PdC falou de ti, na entrevista, blogs e sites sao m3rd@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem calma, estás muito nervoso e depois escreves asneiras como "sobe escreves merda".

      Se não fosse o PdC eu era portista na mesma. E sabes porquê? Porque não sou adepto de vitórias. Porque sou de uma família de gerações de portistas.

      Quanto ao funcionamento do provedor, ele está espelhado no site do Porto: http://www.fcporto.pt/pt/clube/provedor_do_socio/Pages/default.aspx

      Se não funcionar como diz no site, se calhar é melhor queixares-te ao provedor.

      Ah, parabéns pela boa educação.

      Uga

      Excluir
  5. O filho do vieira é o que tu pareces. Respeito com o Presidente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter um imenso respeito por Pinto da Costa e pelo seu passado é que critico o seu presente. O facto de Pinto da Costa ter posto o Porto no topo do mundo não lhe dá o direito de mandar o Porto para um buraco bem fundo, muito menos lhe dá o direito de por e dispor do clube e dos seus recursos como quer e bem lhe apetece.

      Excluir
  6. Enfim, pior que os idiotas pintistas, é ver em quem se tornou Pinto da Costa.
    As suas entrevistas são cada vez mais motivo de gozo, a começar pelos portistas, porque todos estamos fartos das mentiras e desculpas constantes.
    O PdC fez muito pelo clube, mas a divisão que está a levar entre os adeptos, a sua gestão e as desculpas constantes para os erros sistemáticos tornam-no em tudo aquilo que ele, há +30 anos lutava e apontava como sendo o cancro do clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi há uns tempos que se Pinto da Costa já estava na história do clube pelos melhores motivos, também se arriscava a ficar pelos piores.

      Excluir
  7. Se os pintistas são idiotas, o que dizer dos avençados de carnide que se fazem passar por adeptos do Porto em blogs que tratam pior o clube que todos os crápulas da Bola e Record juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas estás a falar de quem, caro anónimo? Estarás tu a falar de quem escreve em blogs, assinados com nome e apelido, que comparecem em AG, no estádio e no pavilhão, que têm nome e rosto ou dos cobardes que apenas vêm insultar e nem o raio do nome escrevem assinando "anónimo".

      Excluir
  8. A mim, o que me repugna, é que ao ver o que se tem passado nos últimos meses, perceber o manancial de medidas que já foram tomadas, olhar para o desempenho da equipa principal e ver que hoje tem uma qualidade exibicional e uma garra que há anos andavam arredias do Dragão, mesmo assim, há consócios e adeptos que não querem ver isso, recusam-se a ver isso, apenas porque estamos há 3 anos sem ganhar nada e têm como objectivo achincalhar Pinto da Costa. Para nós é uma eternidade e ainda bem que encaramos assim, foi sempre com esta exigência que fomos bem sucedidos e será isto que nos permitirá retornar mais cedo às vitórias do que outros que tiveram que esperar décadas, mas isto não pode toldar a nossa lucidez e disparar sempre contra quem nos deu tudo. Ou será que só porque o Presidente escolhe Lopetégui, Paulo Fonseca ou Peseiro, apaga tudo o resto que está para trás??!!! Apaga que foi ele que apostou - antes de qualquer outro - em Pedroto, António Morais, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, António Oliveira, F.Santos, Mourinho, Adriaanse, Jesualdo, Villas-Boas e Vítor Pereira??!! Claro que foram tomadas opções erradas nos últimos anos, o Presidente assumiu-as e colocou pés ao caminho, deu o peito às balas (como SEMPRE NA SUA VIDA), mas outros houve e existem que não assumem nada, fogem, escondem-se, tentam passar por entre pingos de chuva, quando tiveram, pelo menos, tantas responsabilidades como o Presidente, não vejo o Universo portista a apontar o dedo a essas pessoas??!! Porquê???!! Têm medo??!!Ou são essas pessoas que estão por trás destes valentes blogueiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Csro anónimo, convido-te a ler o que escrevi no post imediatamente anterior a este. Deixo um excerto:

      Num dos meus primeiros posts aqui no Mística do Dragão, em novembro de 2013, escrevi sobre o nosso Presidente, Pinto da Costa. Na altura, Jorge Nuno Pinto da Costa passava um momento complicado com um grave problema de saúde e, ignorando que se estava a falar de um ser humano, em Lisboa já se preparava o espumante para festejar uma eventual morte do Presidente do Futebol Clube do Porto.

      Na altura, como poderão ler, teci os maiores elogios a Pinto da Costa. Elogios que mantenho. Não sou ingrato, e sei que se o Porto é enorme e não apenas grande, o deve a Pinto da Costa. Se o Porto é, ou foi, temido por tudo e todos deve-o a Pinto da Costa. Se hoje achamos inconcebível ir em quarto lugar é a Pinto da Costa que o devemos. Pinto da Costa ficará na história do clube e do futebol mundial como um dirigente ímpar.

      Pinto da Costa é humano e como qualquer humano, erra. E até era conhecido por errar menos que os outros. Vai daí que o erro deve ser tolerado e a Pinto da Costa mais tolerado ainda.

      Mas, a realidade, é que não é o passado que vai apagar o presente e não são os inúmeros sucessos passados que vão compensar o terrível presente. Neste momento, criticar a gestão do Futebol Clube do Porto e Pinto de Costa não é um acto de ingratidão, não é um acto de sobranceria ou de desprezo por quem tanto nos deu. É um acto de valoroso e corajoso portismo, e também de decência, porque nem mesmo o mais fervoroso dos "pintistas" conseguirá ver pontos positivos na gestão dos últimos anos, que deixou o clube sem títulos e sem dinheiro, mas com dívidas e vergonha.

      Excluir