Apitos que definem Épocas

Nota Prévia: O Título deste post é "Apitos que definem Épocas", mas podia perfeitamente ser "Para Além do Túnel"... :))

Agora que o Campeonato está está a terminar, e os 3 primeiros lugares estão (quanto a mim) definidos, é altura de olhar para trás e ver o que se passou. 

Como os maiores Expert's do Futebol gostam de dizer, os Campeonatos não se ganham nos Derby's nem nos Clássicos, mas sim nos jogos com as equipas consideradas "pequenas".

Dentro desta ideia, acompanhem-me na análise de alguns jogos (por ordem cronológica) do FC Porto e do Clube do Regime desta temporada, que foram ganhos, ou não, por 1 golo de diferença.

23 Agosto 09 - 2º Jornada - V. Guimarães 0x1 Clube do Regime


89' - Golo de Ramires, que resulta de um livre inexistente.

20 Setembro 09 - 5º Jornada - U. Leiria 1x2 Clube do Regime
(mesma jornada do Sp. Braga - FC Porto)


78' - Penalty inexistente assinalado e convertido por Cardozo.

30 Outubro 09 - 9º Jornada - FC Porto 1x1 Belenenses


25' - Golo anulado a Farías por fora-de-jogo inexistente. É o jogador do Belenenses que toca na bola, portanto é impossível existir irregularidades. Como todos sabemos, nestes jogos é importantíssimo marcar cedo, e, geralmente, quando isso acontece, os jogos são ganhos com maior ou menor facilidade pelas equipas grandes.

O Maisfutebol disse:
"Em nota rodapé, importa referir que o golo anulado a Ernesto Farías, aos 25 minutos, nos pareceu legal, pois a bola chega ao argentino encaminhada por um toque de Gavílan. De qualquer forma, será mais sensato reapreciar o lance através das imagens televisivas. "

09 Novembro 09 - 10º Jornada - Clube do Regime 1x0 Naval


89' - Golo de Javi Garcia, resultante de um mergulho do Di Maria, perfeitamente correspondido pelo Amigo Lucílio.

20 Dezembro 09 - 14º Jornada - Clube do Regime 1x0 FC Porto


21' - Golo de Saviola, a concluír uma jogada na qual existe um fora de jogo de 2 metros, no  início da mesma, perfeitamente correspondido pelo Amigo Lucílio.

16 Janeiro 10 - 16º Jornada - FC Porto 1x1 Paços de Ferreira


25' - Golo anulado a Falcao por fora-de-jogo inexistente. Curiosamente, no mesmo minuto do golo anulado ao Farías, no FC Porto - Belenenses. O que referi acima, serve para este jogo também.

O Maisfutebol disse:
"O guião desenrolou-se com normalidade até ao minuto 25, quando Falcao voltou a ser injustiçado pela história. Partindo entre os centrais pacenses, o colombiano aproveitou um passe magistral de Raul Meireles para inaugural a contagem. Em vão. O lance foi anulado por fora-de-jogo inexistente. . "
 
06 Fevereiro 10 - 18º Jornada - V. Setúbal 1x1 Clube do Regime


60' - Golo anulado a Keita, por alegado fora de jogo. Inexistente.
70' (?) - Fora de jogo inexistente assinalado a Neca, quando este seguia completamente isolado para a baliza. O resumo não mostra, mas a minha (nossa, espero) memória não me atraiçoa.

13 Fevereiro 10 - 19º Jornada - Leixões 0x0 FC Porto


60' (?) - Penalty DO MAIS CLARO QUE ME LEMBRO não assinalado a favor do FC Porto, a punir falta de Nuno Silva sobre Ruben Micael. Bruninho Paixão, a 3 metros do lance, mandou seguir, imagine-se.

__________________________________________________________________________________

De referir ainda que não se falou de:

- Castigos do Ricardo Costa ao Hulk e ao Vandinho..

- Mergulho do Aimar aos 27 minutos do jogo Clube do Regime - Leixões, que custou o 2º amarelo ao jogador do Leixões, Pouga. O jogo estava 0-0...

- Mergulho do Aimar aos 3 minutos da 2º parte do jogo Clube do Regime - Nacional, quando o placar se fixava em 2-1, e o jogo não estava nada fácil para o CR.


- Cartão vermelho directo a Olberdam aos 31 minutos da 1º parte, por supostas "palavras" quando o jogo Marítimo - Clube do Regime estava 0-1. Normal, pois o homem do apito era o "João < O João pode ser > Ferreira".


- Decorria o 2º minuto de descontos da 1º parte, com o jogo Clube do Regime - V. Guimarães  empatado 1x1 quando Javi Garcia faz isto:


- No 1º minuto de jogo do SC Braga - Clube do Regime..


- No 5º minuto da 2ª parte do jogo Clube do Regime - Sporting, quando o jogo estava 0x0, Luisão "escorrega"...


- Entre outros..










EDIT: Após ler alguns dos comentários, sinto-me na obrigação de fazer um esclarecimento. Este post não tem por objectivo justificar a má época do FC Porto ou a boa época do Clube do Regime. Como algúem falou nos comentários, é ÓBVIO que o FC Porto tem obrigação de ganhar ao Paços e ao Belenenses em casa, mas o facto é que não foi suficientemente compentente para o fazer, mas também é verdade que foi prejudicado DIRECTAMENTE  (2 golos anulados) nestes 4 pontos perdidos. O FC Porto tem de assumir as SUAS responsabilidades, o que não pode nem deve é assumir as responsabilidades dos OUTROS.

Mas enfim, é a sina do FCP..para ganhar, tem de ser sempre muito superior aos adversários, caso contrário perde ou empata. Por outro lado, um dos crónicos concorrentes na luta pelo título, o Clube do Regime, sempre que necessita (exemplo óbvio aquele jogo com a Naval..) lá aparece um empurrãozinho..

Em suma, o resumo deste Campeonato é simples: o Clube do Regime tem uma boa equipa, jogou melhor e 70% das vezes mereceu vencer, (secalhar) NÃO PRECISAVA ERA DE TANTOS "EMPURRÕES"...

Isto agora é como diz o outro.. "é só fazer as contas".

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

32 comentários

  1. Não me parece correcto dizer que o FC Porto perdeu por causa das trafulhices do Benfica. O FC Porto perdeu por culpa própria. Quanto mais cedo perceber isto, mais cedo voltará a ganhar. Se o FC Porto estiver a 100%, as trafulhices dos outros são irrelevantes, e se se estiver a auto-destruir (como foi o caso), depois não vale a pena sacudir a água do capote.

    Agora vamos às trafulhices do Benfica, que foram de facto muitas… até lhes perdi a conta.
    O tal penalty em Leiria… depois, antes do Benfica-FC Porto, no Olhanense-Benfica, o David Luiz tem uma entrada sobre o Miguel Garcia e o árbitro não dá nada… uns minutos depois o Miguel Garcia tem a mesma entrada sobre o David Luiz e é expulso. O Benfica perdia por 2-1 e ainda empatou o jogo, indo jogar com o FCP com um ponto de avanço em vez de em igualdade pontual.
    No Benfica-FC Porto, o Benfica ganha 1-0 com um golo irregular- irregular em tantos instantes que basta escolher um. O árbitro era o Lucílio, o mesmo Lucílio que este fim-de-semana aos 3 minutos já tinha dado um penalty ao Benfica contra a Olhanense, e aos 8 já tinha posto o Benfica a jogar 11 contra 10.

    Por falar em Lucílio, na Taça Lucílio, meias finais com o Sporting, o Benfica também jogou 11 contra 10 logo desde início, expulsão do João Pereira. Como o Sporting se queixou, quando foi ao contrário, para o campeonato, já não se expulsou o jogador do Benfica.

    Depois também houve aquele golo anulado ao Setúbal, etc… A roubalheira foi tanta que até lhe perdi a conta!

    Até na Liga Europa contra o Liverpool foi uma roubalheira escandalosa- o Liverpool vencia por 1-0, marcou um 2º golo limpo que foi anulado, depois o Babel foi expulso por tocar no queixo do Luisão, e para fechar com chave de ouro o árbitro deu dois penalties ao Benfica, e assim o Benfica ganhou por 2-1 um jogo que deveria ter perdido se não fosse esta roubalheira.


    Eu acho que o FC Porto não pode usar isto como desculpa para a sua má temporada! Não é culpa do Benfica o facto do Jesualdo ter metido o Nuno André Coelho em Londres, não é culpa do Benfica o FC Porto ter contratado o Belixo e tê-lo posto a jogar jogo após jogo, apesar de ele não fazendo nada de útil… Não é culpa do Benfica o FC Porto não ter ido logo buscar o Rúben Micael no primeiro dia de Janeiro, e ter ficado à espera de perder mais dois pontos com o Paços (e quando o jogo seguinte era precisamente com o Nacional) para só então o ir contratar, etc.

    E também é errado contar a história do campeonato só com os momentos em que o FC Porto foi prejudicado. O FC Porto também foi beneficiado algumas vezes, estou-me a lembrar por exemplo de dois jogos em casa em que cabeças ou peitos foram transformados em mãos.

    O FC Porto perdeu este campeonato por causa do Belixo… e o Jesualdo ou foi muito estúpido para se aperceber disto durante a época, ou então é teimoso, apercebeu-se e continuou a teimar. De uma maneira ou de outra, deve ser despedido… e o Belixo deve ser escorraçado.

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim João Diogo Reis. O objectivo deste post não é transmitir a ideia que o FC Porto perdeu SÓ por causa disto, porque isso não é verdade. O FC Porto perdeu TAMBÉM por causa disto. E também não tenho dúvidas em afirmar que o Clube do Regime vai ganhar em GRANDE PARTE por causa disto. Basta ver alguns dos jogos que foram ganhos por 1-0.

    Não podemos nem ser muito radicais nem muito levianos. Dou um exemplo: o jogo contra o Leixões, o FC Porto teve praí 10 oportunidades de golo, e não marcou..falta de eficácia na finalização. Apesar de tudo, tem razões de queixa de um penalty que todo o Mundo viu que não foi marcado pelo Paixão.

    Conclusão desse jogo, e desta época: houve demérito do FCP, mas a verdade é que tem MUITAS razões de queixa da arbitragem. Basta ver os 2 golos anulados nos jogos em casa com o Paços e com o Belenenses.

    ResponderExcluir
  3. André,

    Eu acho que o FC Porto tem a obrigação de ganhar ao Leixões, Belenenses, Paços, etc. E não se pode desculpar com um penalty por assinalar, ou um golo mal anulado, para explicar o porquê de não ter vencido estes jogos.
    São “só” o Leixões, Belenenses e Paços, não são propriamente o Liverpool, Barcelona e Bayern.
    Se o FC Porto é prejudicado num instante (golo anulado, por exemplo), tem de continuar a tentar e marcar outroS.

    Nesses quatro empates (Paços X 2, Belenenses e Leixões), o FC Porto começou por se prejudicar ao entrar com o Belixo na equipa.

    ResponderExcluir
  4. Se estes 4 empates tivessem sido 4 vitórias, o FC Porto estaria agora a apenas 3 pontos do Benfica, e uma vitória no próximo jogo seria suficiente para passar para o primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  5. Exacto. Mas diz-me uma coisa, o Benfica também não tem obrigação de ganhar á Naval em casa? E ao Leiria? Se não fossem as faltas e os penaltys inventados também perdiam pontos com essas equipas.

    Essa é a grande diferença..o FCP para ganhar campeonatos e jogos tem de ser sempre MUITO melhor que os outros, se não o for, perde ou empata. O Benfica, por outro lado, basta ter uma equipa razoável, que o resto tratam os Srs. do Apito.

    ResponderExcluir
  6. André,
    Mas as obrigações do Benfica e os jogos do Benfica, francamente não me interessam.

    Eu sou adepto do FC Porto, a mim o que me interessa é o FC Porto. Se o FC Porto ganhar os 30 jogos do campeonato, não tem de estar a pensar nos outros.

    Estar o tempo inteiro a pensar nos outros e a fazer queixinhas da arbitragem é o papel do Sporting.

    ResponderExcluir
  7. João Diogo Reis, gostei muito desse teu ultimo comentário. É de uma pessoa que sabe ver futebol.

    Como tal deixo aqui a minha opinião espaçada da equipa do FCP desta época.

    O futebol joga-se em 90 min, e não apenas em 10 segundos quando acontece um determinado lance. E acho que se é para arranjar desculpas com lances, eu consigo dar logo 10 em que o FCP foi beneficiado esta época. Mas não vou por aí porque só vou falar de futebol.

    Vi o Porto a fazer bons jogos esta época (Braga, Arsenal, e Sporting em casa), mas também o via a fazer jogos mediocres/paupérrimos, sem fio de jogo, sem garra, sem a vontade que lhe é caracteristica, porque lhe faltou uma coisa que não se arranja do dia para a noite: qualidade.

    O FCP jogou duas vezes esta época contra o Benfica e não teve uma oportunidade de golo em 180 min.
    O FCP foi massacrado pelo pior Sporting dos ultimos 5 anos.

    Um equipa que tem jogadores como Valeri, Prediguer, Belushi, Tomás costa, Guarin e Rodriguez que não mostram nada jogo após jogo não pode ser campeã.
    Meireles tornou-se num 'sr' jogador, e quando falo em 'sr', não é porque ele tenha ficado melhor.
    Ele anda a passear-se em campo, faz-me lembrar o Katsouranis no Benfica o ano passado. Fernando não consegue ser uma mais valia nas dobras e ajudas defensivas, Helton não consegue dar tranquilidade á defesa, não ha um construtor de jogo que entregue a bola aos avançados com qualidade, não há nenhum jogador que resolva jogos de bola parada... os problemas são tantos, que assim não há equipa que resista.

    ResponderExcluir
  8. È assim a unica coiza que eu tanho para dizer é que esta época foi uma VERGONHA!
    os benfiquistas tao todos orgulhozos da época do benfica! se eu foçe banfiquista eu tinha vergonha porque eu acho que o o vieira ja aprendeu uns (truques) com o pintinho da costa!
    pk o benfica pareçe o porto a duas épocas, é so roubar!
    esta época o porto so reclama mas naquelas que foi beneficiado nem falavam nada!
    e depois dicam a dizer que o sporting so reclama e voçes nao???
    esta época foi para esquecer tanto para o porto como para o sporting!
    o benfica vai ser champ! bom para eles porque a roubalhaira não acabou porque agora no dragão vai ser a festa! o benfica vai ser campião no dragão com ajuda do arbitro porque isso ja ta tudo planiado para que isso aconteça!

    ResponderExcluir
  9. Isto é triste de mais para ser verdade. Os Imoralistas a pregar a moral. Enfim...já chegamos a isto.

    ResponderExcluir
  10. É uma lógica interessante: Marcar um livre, mesmo por suposta falta não existente, repito suposta falta não existente, não garante automataticamente um golo, assim como marcar uma grande penalidade. Eu já vi amarelos mostrados a jogadores que jogaram a bola com o ombro (maxi pereira) em vésperas de receber o Zbordem. E vi um amarelo do "amigo" lucílio ao aimar por suposta mão jogada com a cabeça. Se formos dissecar jogada a jogada não saímos disto pois no fundo, meu caro, um tal de Lisandro mergulhou o ano passado para uma grande penalidade não existente, mas isso já não convém lembrar, não é? os regimes próprios, os champanhes, isso mais vale não ver.

    ResponderExcluir
  11. Sr.Henrik

    O Lisandro ficou suspenso por 2 jogos......

    E o aimar ficou por ter feito o mesmo??? R: Não...

    Pagou uma multa de 750€, pode-se dizer então que comprou um penalti por 750€.

    ResponderExcluir
  12. Rearviewmirror,

    Não concordo que falte qualidade ao FC Porto. O FC Porto tem o melhor plantel de Portugal e um dos melhores da Europa (e do Mundo).

    Essa mania de se culpar o Valeri é inacreditável! O Valeri jogou 183 minutos no campeonato… é pouco mais de dois jogos completos. Um jogador que apenas jogou cerca de 7% do tempo total do campeonato não pode ser responsabilizado pelo que aconteceu (de bom ou de mau).

    Prediguer é outro como o Valeri, acho que nem sequer um minuto jogou. Se ele nem sequer jogou, como pode ser ele o culpado pelos maus resultados?

    Belluschi (Belixo), esse sim, jogou 1703 minutos no campeonato, cerca de 68% do tempo total do campeonato. Este foi o grande culpado pela má época, não sabe passar, não sabe rematar, não defende, não ataca… enfim, é um jogador inútil. Se este traste, em vez de ter jogado 68% do tempo total, tivesse jogado apenas 7% como o Valeri, provavelmente agora o FC Porto estaria a celebrar o Penta.

    O Tomás Costa, Guarín e Cristián Rodríguez são diferentes destes 3 jogadores acima, porque estão na 2ª época, e já demonstraram que têm qualidade para jogar no FC Porto.
    O Tomás Costa nunca será titular, mas é um jogador útil para ter no plantel- pode jogar no meio-campo, a defesa lateral, até a extremo. Jogou 556 minutos neste campeonato, cerca de 22% do tempo total.
    O Guarín é um jogador excelente, deveria ter sido ele o titular no trio do meio-campo, em vez do Belixo. Jogou apenas 711 minutos no campeonato, cerca de 28% do tempo total.
    Nos últimos 8 jogos em que participou, marcou 5 golos e fez 3 assistências, ou seja, fez bem mais nestes 8 jogos que o Belixo na época inteira.
    O Cristián Rodríguez fez uma má época, esteve frequentemente lesionado ou em má forma. Jogou apenas 915 minutos no campeonato, cerca de 36% do tempo total. Apesar de ter feito uma má época, considero-o um excelente jogador, do “melhor 11” do FC Porto, ou pelo menos dos melhores 15-16 porque uma equipa não pode ser só 11 jogadores, tem de ter várias alternativas (Varela, Mariano, Farías, etc.)

    Quanto ao Raul Meireles, ele nunca aguentou 90 minutos… Na época passada, com o Fernando e o Lucho a acompanhá-lo no meio-campo, normalmente aguentava 60 minutos e depois era substituido. Esta época, com o Belixo ao lado dele, em vez do Lucho, em vez de aguentar 60, nem 40 aguentava.
    Por mim saiam os dois no fim da época, o Raul Meireles por 15 a 20 milhões, e o Belixo até pagava para o levarem!

    ResponderExcluir
  13. LOL?
    vais me dizer que o benfica nao anda a "ser levado ao colo" esta época??
    de facto o jesuz é um grande treinador mas o benfica tem sido beneficiado demais!
    Os defesas centrais mais pauleiros da liga sao o david luiz e o luizao mas muito dos paus que nao sao para amarelo so akele do sporting minha nossa!Escorregou??? vesse logo que anda algum por trás disso! Eu sou do sporting e quando o porto ganha com beneficio tando sportingistas tando como benfiquistas dizes-mos " tem um dedo do pinto da costa nisso..." mas agora nos nao podemos falar do benfica que já é dor de cotovelo né!
    Se muitos das agreçoes de jogadores benfiquistas( luizao, david luiz, maxi, cardozo, etc) levassem vermelho esta época era do braga!Contra o olhanense so akela do maxi até me arrepiou mas tb deve ter "escorregado" como o seu colega luizao!

    ResponderExcluir
  14. eu nem me importo q o benfique seja campeão, é preciso q eles ganhem de vez em quando para não acontecer como no hoquei em patins q querem desistir.
    eu só quero q os adeptos deixem de ser cegos e vejam q as vezes os arbitros os favorecem, se é de forma premeditada ou não isso é outra questão.

    ResponderExcluir
  15. É A VERGOLHA DO NOSSO FUTEBOL 09/2010, ENTRE MUITOS OUTROS CASOS, ESTES FORAM APENAS MAIS ALGUMAS FLORES DO ANDOR.. JÁ ELE BEM COMPOSTO DD A PRIMEIRA JORNADA!
    ENFIM... É O PREÇO A PAGAR DE MUITA SUPERIORIDADE AO LONGO DO NOVO MILÉNIO E NÃO SÓ!!

    SUPER DRAGÕES DE SEIA.. LÁ ESTARÁ DOMINGO A APOIAR O MÁGICO PORTO, E A ESCREVER DIREITO........ POR LINHAS TORTAS

    ResponderExcluir
  16. O Porto vai perder este campeonato por culpa propria. É certo que os erros da arbitragem ajudaram na maior parte o Benfica, mas todas as equipas tiveram os seus beneficios como e normal pois os arbitros sao humanos.
    Tambem e verdade que o Porto tem um plantel de caca pois so pensa no mercado sul-americano em vez de arriscar usar jogadores da formaçao como o Castro ou o Ukra entre outros.
    Ja agora Henrik lembras-te do mergulho do Lisandro mas nao te lembras do penalti sobre o Lucho, ele seguiu e verdade mas nos penalties nao ha lei da vantagem.

    ResponderExcluir
  17. excelente, a verdade tem que ser dita e repetida vezes sem conta, como tal, copiei o artigo para o meu blog - oimensovoododragao.blogspot.com - desde ja peço desculpa ao autor e todo o staff do blog por nao ter pedido autorização, mas achei que o mais interessante é divulgar tudo o que o clube do regime andou a fazer esta epoca, as coisas por outro lado...

    ResponderExcluir
  18. Artur Guedes, não tem de pedir desculpa, bem pelo contrário, nós só agradecemos. Agora que se aproxima a festa e eles andam ofuscados, talvez, pelo cabelo do Jesus, só lhes faz bem avivar a memória.. :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Isto é uma comédia enorme... aqueles lances em que o FcPorto é levado ao colo, não comentas, Porto-Leiria, o Djuricic do Leiria foi expulso, por ter jogado a bola com a cabeça fora da área, o jogo com a Académica no Dragão, em que houve 2 golos de fora de jogo...
    no jogo contra o Paços de Ferreira, o Ozeia é expulso por uma alegada mão na bola, e a bola apenas lhe bate no peito. No Porto-Rio Ave, o Belluschi marca grande golo de livre, numa falta que so dá vontade de rir... Este fim de semana passado, contra o Setubal, ficaram 2 penaltis por assinalar a favor do Setubal, e eu como benfiquista so estou a falar de lançes mesmos escandalosos, e não de livres que vão resultar em golos e de cantos mal assinalados. Não quero faltar ao respeito a ninguem, a pelo trabalho que tiveste aqui no blog, os meus parabens, mas apenas estas a criar um sonho, para te iludires...
    cumprimentos

    ResponderExcluir
  20. Safiras, o Djuricic foi mal expulso. Na altura da expulsão o FC Porto já tinha tido um golo mal anulado (mais um). Depois disso, o Leiria ainda falhou um penalty.

    Esse jogo da Académica, não deves estar a falar no jogo desta época, porque se estás, é melhor relembrares essa memória, porque os 2 golos da Académica foram "marcados" com a mão..ora vê lá:

    http://videos.sapo.pt/clobi8sjt6NFmlJyQKlg

    http://videos.sapo.pt/haAEmpf5RPQI4suaSOST

    O jogo com o Paços, de facto o Ozeia é mal expulso, mas mais uma vez, antes disso, o FC Porto já tinha tido (MAIS UM) golo mal anulado, limpinho.

    O Porto-Rio Ave é da Taça da Liga, portanto não vale a pena comentar, caso contrário teria de falar da escandalosa arbitragem do Benfica - Nacional, do golo mal anulado ao Roberto no Guimarães - Benfica, ou mesmo da também vergonhosa arbitragem do Benfica - Liverpool.

    Vamos só falar da Liga dos Túneis, é melhor.

    O jogo em Setúbal já não conta para a nada, o mal já está feito.

    ResponderExcluir
  21. "O jogo em Setúbal já não conta para a nada, o mal já está feito."- LOL esta frase é elucidativa.

    mas meus amigos, sejamos sérios, livres de faltas inexistentes todos os clubes têm. se eu me desse ao trabalho, de certeza que encontraria livres laterais marcados a favor do fcporto por faltas inexistentes; o problema (para o porto) é que são incompetentes a marcá-los, por isso não resultam em golo, por isso não dão nas vistas. é como um canto mal assinalado...se não dá nada, ninguém se lembra, mas se dá golo já é um escândalo, um roubo?

    sejamos sérios.

    ResponderExcluir
  22. Não Miguel.

    É normal uma equipa ter 2/3 livres mal marcados (resultante de mergulhos) num jogo.

    O que não é normal é haver 15 livres desses por jogo. Com bons executantes e com jogadores altos como o Benfica tem, é óbvio que nesses 15 alguns irão dar golo.

    E, já agora que falas, essa é a outra discussão: a forma como os árbitros dominam o jogo a meio-campo, e empurram o Benfica para a frente. Disso ninguém fala.

    O caso mais escandaloso foi o Benfica - FC Porto, em que a partir dos 70 minutos o Lucílio controlou o jogo a meio campo de tal forma, que o jogo praticamente acabou nesse minuto.

    Mas eu sei que tu não viste nem vês nada disso. Nem tu nem a Imprensa vermelha.

    Estão todos com o cabelo do Jesus á frente dos olhos, deve ser isso.

    ResponderExcluir
  23. Cá nada.. estes vídeos, são todos montagens... AHHAHA "verdade desportiva" acima de tudo.

    ResponderExcluir
  24. Imoralistas ? mas quem?
    Meu caro, desde que há futebol em Portugal a corrupção tem 1 sigla = SLB
    O menino deve ser uma criança ainda...porque não sabe o q foram 48 anos de imoralidade. Só uma piquena nota sobre o clube de todos os regimes: Em pleno Estado Novo um treinador adjunto (Valdivieso) dos "Encornados" foi para o banco do Torrense tentar impedir a vitória do FCP, para que os "moralistas" de hoje, mas corruptos de sempre, pudessem ganhar mais um campeonato. Isto apesar de no terreno estar o corrupto Calabote que foi irradiado sem que o corruptor (SLB) tivesse qualquer punição! é OBRA .
    A Batota está no vosso ADN, ontem, como hj, não vos chega terem o Vitor Pereira comprado, juntam-lhe do Ricardo Papoila dos Túnéis o Evangelista e o Hermínio!
    compram o PACK completo A bem da Nação! QUE NOJO!

    ResponderExcluir
  25. Pessoal! nao vale a pena dizer mais nada!
    isso nao lhes entra na cabeça!
    eu sou do sporting e tanho de dizer que desta vez (mas so mesmo nesta) eu tou com os adeptos do
    porto, eu nao sei porque mas deste que o Rui Costa meteu os pés no benfica, o benfica tem sido beneficiado de uma forma escandaloza, ele diz k o sonho dele é ver o benfica campeao nacional, axo k ele ta farto de ver o benfica a fazer épocas de ( desculpem as espreção ) merda que agora teve de reccorer ao "jogo sujo"!
    Mas prontos, é isto k se vive no futebol portugues!

    ResponderExcluir
  26. O mais trágico é que o FCP foi completamente invadido por jogadores medíocres que não são contratações falhadas, uma vez que Jesualdo Ferreira nunca deixou de ver, nesses jogadores, as qualidades que o levou a dar o aval para a sua contratação!

    ResponderExcluir
  27. Antes que apaguem, MAIS UM, comentário digam-me lá onde está o offside de 2m no jogo SLB x fcp ? É que eu não vejo, só mesmo "vocês" para o verem!

    E lances que bola está fora e dá em golo; com o Setúbal este f-d-s dois penaltys claros a favor dos mesmos, também não vejo nada aí citado no enorme e trabalhoso post criado por "vocês", porque será ? Não convém, pois...
    Já para não falar em N jogos (da época actual) e nem citar muitos dos anos, que vocês tanto se orgulham de vencerem isto e aquilo.
    Querem meter areia nos olhos do pessoal, marotoooosss!

    Benfica praticou o melhor futebol do país e ponto. Mais que justo ser campeão!

    Deixem de ser mesquinhos e aprendam a ver futebol. Se querem comentar futebol façam-no imparcialmente.

    ResponderExcluir
  28. Não vês o fora de jogo no ínicio da jogada q dá o golo no slb - FC Porto?

    Então nem vale a pena ler o resto do teu comentário..

    ResponderExcluir
  29. e alguem quer falar do ano passado? muito mais escandaloso...

    mas este ano...

    e no jogo benfica-porto, sem duvida que o urreta esta fora de jogo, a unica hipotese (e bastante discutivel) é o toque ter sido considerado ressalto (na minha opiniao nao é ressalto) mas e a mao CLARISSIMA do rodriguez dentro de area? nao conta?

    falas do setubal-benfica, entao comenta isto:

    "Pior nota da época para Jorge Sousa
    TEVE 2,2 NO V. SETÚBAL-BENFICA

    A atuação de Jorge Sousa no Vitória de Setúbal-Benfica (disputado a 6 de fevereiro) mereceu a nota mais baixa atribuída até ao momento a um árbitro na Liga Sagres: 2,2 (numa escala de 1 a 5). A avaliação é mesmo equivalente a um "insatisfatório" e foi nesse patamar que o observador da Liga, António Marques, situou a prestação de Jorge Sousa no Bonfim.

    Nesse jogo ficaram por assinalar duas grandes penalidades a favor dos encarnados (falta de Collin sobre Di María e mão de Zoro na área) e ainda foi mal invalidado um golo aos sadinos, embora aí com penalização para a nota do árbitro assistente José Ramalho.

    " ou seja num jogo em que dizes que o SLB foi beneficiado por um anularem mal um golo ao setubal, ficaram 2 penaltys por assinalar a favor do benfica...

    porto-paços de ferreira, ha um golo mal anulado ao falcao mas o golo que ele marca é com a mão e o ozeia é mal expulso

    ate vais buscar o slb-scp, e nem referes que o chorão moutinho tambem devia ser expulso...

    ja para nao falar que as faltas que referes nos jogos com o guimaraes e naval sao claramente falta...
    o penalty em leiria é que realmente nao parece ser, quanto muito um livre indirecto por jogo perigoso
    haja um bocadinho de bom senso

    ResponderExcluir
  30. "E, já agora que falas, essa é a outra discussão: a forma como os árbitros dominam o jogo a meio-campo, e empurram o Benfica para a frente. Disso ninguém fala."

    Para mim, esta é a questão chave deste campeonato.

    O FC Porto em praticamente todos os jogos desta época ficou confinado a manobras minuciosas dos árbitros neste afinco e árduo trabalho de conseguir travar os contra-ataques dos azuis-e-brancos.

    Ja em lances contrários, foi muito de "deixar jogar", apanhando muitas vezes o Porto em contra-pe, numa época em que medios defensivos e defesas estiveram longe do seu melhor.

    Mais lances-chave sao bolas paradas em zonas delicadas, e nao as confino às grande áreas...

    Exemplo:

    Vou demonstrar um jogo, nao da Liga dos Túneis, mas da final da Taça da Liga.
    O primeiro golo surge numa falta sobre o Fernando muito perto da área.. mas "vamos deixar jogar", assim como no seguimento desse lance o Nuno tambem "deixou" jogar. Já o lance que deu o livre-golaço do Carlos Martins é exactamente igual e aí o senhor do apito nao teve qualquer dúvida em marcar falta e numa zona extramente delicada...

    Enfim.. estes sao os lances que ninguem vê, bem mais que os penaltys e livres, que de facto, ressaltam mais á vista.

    Mas, pessoalmente, os lances a meio campo e à entrada da área sao os que mais me irritam no futebol português, pois ditam os resultados dos jogos, e a Imprensa nao os vê.

    E o Benfica, teve disto a favor o ano inteiro... Já o Porto, não. Um não, bem redondinho.

    Todavia, uma coisa é certa: campeões no Dragão nao o são! Mesmo assim esperam pela última jornada se querem! =)

    ResponderExcluir
  31. Antes de mais os meus parabéns para o blog, fizeram um excelente trabalho até sou leitor assíduo.
    De facto enerva-me como portista a maneira como o benfica é levado ao colo e só gostava que este post passa-se em alguma reportagem na tv para que toda a gente possa ver a vergonha do país.
    Mas também quem é do FC Porto já está habituado a jogar contra 11 + árbitros que fazem questão de anular golos e expulsar jogadores ao Porto para que seja mais complicado ganhar. E digo mais complicado, porque a verdade é que mesmo com 10 contra 14 e com golos mal anulados nós fomos ganhando jogos! Um lugar que nós portistas não gostamos e não estamos habituados mas dou mérito ao jogadores do fcp por nunca terem desistido apesar de toda a injuria e desrespeito que foi dado ao clube nesta época. Prova disso, alguns dos nossos jogadores ainda vão à selecção e vão ser importantissimos. De resto só me resta esperar para que para o ano consigamos ser campeões.
    Mais uma vez parabéns pelo blog e continuem o bom trabalho (:

    ResponderExcluir
  32. Boas, antes de mais parabéns pelo blog...

    Muita coisa foi dita aqui, coisas importantes e nem por isso... Falou-se de faltas por marcar, penaltis mal assinalados, foras de jogo mal tiradas entre outras coisas...

    Muitas dessas situações são complicadas de ajuizar, pois nós temos recurso a imagens de tv para ver se realmente era falta/penalti/fora de jogo ou não... Os arbitros não tem essa fonte de pesquisa... e isso só vai mudar quando a FIFA intender que o recurso a imagens vai ajudar a trazer a verdade desportiva ao Futebol...

    Quanto a mim a vergonha não se viu dentro de campo, mas sim fora dele...

    Vamos lá ver uma coisa... Alguem se lembra do jogador Benny McCarthy?
    Aquele mesmo jogador que estava constantemente a ser suspenso pela liga devido a lances transmitidos na tv que o arbitro nao assinalava... Muito bem... Quantos jogadores do SLB foram merecedores este ano de suspensão se fossem usados os mesmo argumentos?

    Resposta: 0

    Analizado casos por alto...
    Luisão - Umas quantas agressões ao longo da temporada (0 jogos suspenso)
    Di Maria - Um jogador exemplar que até cuspiu a um treinador (Domingos Paciência) diante das cameras e nada lhe aconteceu, sem falar de outras entradas (0 jogos suspenso)
    André Luiz - um Luisão em crescimento!!! (0 jogos suspenso)
    Xavier Garcia - (0 jogos suspenso)
    Estes são apenas alguns jogadores com casos que passaram impunes, mas que no recurso a imagens em campeonatos normais teriam sido suspensos, muitas vezes mais que uma vez... Mas como não se chamam Benny McCarthy e jogam com uma camisola Vermelha não podem ser suspensos!

    Depois disto alguem me diga e comente a moralidade da liga para suspender jogadores do S.C.Braga por alegadas agressões dentro do terreno de jogo (onde não existem imagens a comprovar isso) e suspendão também jogadores do FCP por alto periodo de tempo (um deles até acabou por ser tranferido) com recurso a imagens de tuneis pouca claras e fora do terreno de jogo e declarações de funcionários do clube do regime...

    Depois ainda aparecem algumas pessoas a pedir para sermos sérios... Descumpem, mas não dá... O Benfica este ano demonstrou em muitos momentos, bom futebol... mas existem casos que não podem passar em claro e jogadores como O Di Maria, Luisão, André Luiz entre outros, não tem carta branca para fazer o que quiserem e por isso não devem ficar impunes... Para que não digam que só falo dos jogadores do SLB, o FCP tb tem lá muito podre mas este ano existiram casos lamentaveis que foram feitos nas barbas de todos e ninguem fez nada!!!

    PS: Agora que foi Campeão pelo SLB e depois de se gabar de ter sido ele a Escolher (MAS NÃO A TREINAR) o plantel do Braga 2º classificado o próximo objectivo do J. Jesus é controlar a nossa Selecção... Que ganhe vergonha e que abra menos a boca pois só diz .....!!!

    Bom mundial para todos...

    ResponderExcluir