Orgulhosamente sós

Os dias de aniversário são habitualmente aqueles em que se impõe fazer duas coisas: festejar e reflectir. Lançados os foguetes, vamos então apanhar as canas e olhar para o que está menos bem, nomeadamente face àquele que é historicamente o nosso maior rival.

É um lugar comum dizer-se que à mulher de César não basta ser, é preciso parecer. Esta frase atribuída a Júlio César aquando do seu divórcio de Pompeia, ainda hoje é utilizada como analogia à importância da imagem pessoal. Ou seja, até podemos ser muito boas pessoas, mas nada disto importa se não nos parecermos com boas pessoas.

Dito isto, no Porto não há muita gente a parecer. As entrevistas são escassas, as aparições são raras e os comentários são parcos, normalmente não passando de piadas curtas ou – mais frequentemente – discursos nas casas do F.C. Porto. Se as piadinhas acabam por ser inócuas por falta de profundidade, os discursos nas casas é como se não existissem devido à falta de poder que o Porto detém nos media. Sim, é verdade que mais recentemente o Porto resolveu libertar umas “labaredas”, mas a verdade é que estas não chegam à comunicação social e a maioria dos adeptos não tem interesse nenhum no site oficial, ou seja, ninguém vê. Por outras palavras, dos lados do Porto só se ouve silêncio, a menos é claro que sejamos frequentadores das casas oficiais e tenhamos a sorte do NGP passar por lá um dia destes. As poucas imagens que se recolhem são cortadas e adulteradas sem qualquer controlo de qualidade por parte do clube.

Já o Benfica não funciona assim. Não contentes com o poder que detêm junto da comunicação social, da qual usam e abusam a seu bel-prazer (recorde-se o caso da “estória” inventada sobre o Moniz e os Espanhóis), o Benfica lançou o seu próprio canal onde pode fazer e dizer o que bem lhe apetecer, num monólogo que os media nem se atrevem a contestar. Contentes por ter qualquer material que seja do “mais grande”, apoiam toda e qualquer banalidade que dali saia. Felizes por pactuar ou com medo de o não fazer, publicam sem fazer qualquer espécie de análise crítica dos conteúdos. O ataque é feito em várias frentes, seja através da disponibilização das peças já montadas para utilização nos media, seja pela inserção dos dirigentes nos programas de discussão, seja através de comunicados, entrevistas, artigos de opinião, etc., tudo o que sai, sai formatado e adequado à mensagem que se quer passar.

Na demagogia os dois são iguais, quando ganhamos somos os maiores, quando perdemos a culpa é de outrem. A diferença é que a nossa demagogia é virada para dentro, enquanto a do Benfica é virada para fora. O Benfica vai repetindo “ema, ema, ema, ema, ema, ema, ema, ema…” durante tanto tempo, que quando perguntam a alguém “qual é a clara do ovo?”, este tem tendência a responder “gema”. Após 10 anos agarrado ao poder, LFV é neste momento uma das figura mais temidas no panorama desportivo. Já demonstrou que consegue pressionar tudo e todos, nada pode ser contestado, nada pode ser colocado em causa, caso contrário a reacção é hostil e brutal, normalmente com ameaças, insultos e o envolvimento de figuras de relevo.

A política de “orgulhosamente sós” nos dias que correm é um perfeito disparate. Esta é uma sociedade sedenta de entropia, de barulho, de treta disfarçada de informação. Aquele que se mantém calado é porque consente, aquele que fala é porque alguma razão deve ter.

Estamos na 5ª jornada, o Benfica veio berrar e chorar que o campeonato está inquinado.

O Porto nada disse.

O Vítor Pereira veio numa iniciativa inédita confirmar que o Benfica foi prejudicado em 2 lances contra o Guimarães, o Benfica adulterou isso para ter sido prejudicado em todos os jogos.

O Porto nada disse.

Na sequência, o Benfica já se fez ouvir relativamente aos jogos do Porto, ou seja, não só têm sido prejudicados, mas também o maior rival tem sido beneficiado...

O Porto nada diz…

Já ninguém fala do Roberto ou da falta de forma dos principais jogadores do Benfica. Estão onde estão somente por causa do sistema e não por demérito, como tal qualquer resultado final que não passe pela vitória do Benfica no campeonato ficará com o carimbo desse mesmo enfadonho sistema. Entretanto nós vamos falando para dentro, convencidos que as nossas piadas têm muita graça, que as nossas labaredas têm algum impacto e que Portugal nos ouve como se estivéssemos numa casa oficial.


Uma mentira contada repetidamente tem tendência a tornar-se verdade, e nesse campo o Benfica dá 15 a zero ao Porto, e tem sido assim desde sempre.

.

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

1 comentários

  1. Boas,
    O meu blogue foi citado na revista H.

    podem ver aqui, por favor comentem:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/09/blogue-campeoes-fcporto-na-revista-h.html

    abraço

    ResponderExcluir