Rodríguez: A "Cebola" podre



Cristián Rodríguez é Uruguaio, tem 25 anos e chegou ao FC Porto há 3 épocas, numa transferência bastante badalada, pois na época anterior á da transferência o "Cebola" tinha actuado no..Benfica. O FC Porto pagou, nada mais nada menos, que 7 Milhões de € por 70% do passe.

Em relação a isto, a questão que coloco é: será que se Rodríguez não tivesse vindo "directamente" do nosso maior rival, o FC Porto alguma vez daria 7 M€ por 70% do passe de um jogador que estava "encostado" no Paris Saint-Germain?


Tenho dúvidas.

Quanto aos números, e após uma observação algo superficial, facilmente chego a conclusão que a única boa época que Rodríguez fez de dragão ao peito, foi precisamente a primeira. O ano passado, actuou cerca de 1500 minutos. Ora, fazendo as contas, numa época que tem 40 ou 50 e tal jogos, ele jogou 17. Este ano, parece que vai pelo mesmo caminho.


Será que não é pouco, para um jogador que custou este preço, e que é um dos mais bem pagos do plantel (se não o mais bem pago, não estou a par disso) ?

Sim, é verdade que os jogadores não têm culpa das lesões que sofrem, ninguém mais que eles gosta de jogar á bola. Mas também não é menos verdade que Rodríguez se apresenta inúmeras vezes num estado de forma lastimável, principalmente devido aos "kilinhos" que traz a mais.

Isso denota uma grande falta de profissionalismo, que não devia acontecer num jogador como Rodríguez, que tem, ou devia ter, a responsabilidade de jogar num clube como o FC Porto.

Serão os churrascos no terraço do Mariano? :))


No que diz respeito ao aspecto meramente desportivo..bem..quanto a mim, o cenário é ainda pior.

Actualmente, Rodríguez tem jogado porque o FC Porto quer, simplesmente, despachá-lo. Isso para mim é evidente. Se ele não fosse um grande encargo principalmente a nível de salários para o nosso clube, tenho a certeza que jogadores como Ukra ou James Rodríguez teriam mais oportunidades do que actualmente têm.

Para colocar um jogador em campo que a única coisa que faz é receber a bola, olhar para o chão e correr até á linha de fundo para ganhar um canto/lançamento, o Rui Barros serve perfeitamente.

Ok, aceito que me digam que Rodríguez está há 3 anos a jogar fora de posição (ele é médio-ala, e tem jogado sempre a extremo). Aceito-o, mas a minha resposta é: se joga há 3 anos a extremo, já devia ter aprendido alguma coisa, não?!

A "Maçã" está bem e recomenda-se. Quem está podre é a "Cebola".

 photo anuncio.jpg

 photo anuncio.jpg

2 comentários

  1. O problema não são os 7 milhões pagos por 70% do passe, são os 1,62 milhões que aufere por época( segundo documento das finanças).
    Em 3 épocas fez 5 meses (Janeiro a Maio de 2009) de bom nível o que é manifestamente pouco para um jogador que se suponha ser titular indiscutivel qundo foi adquirido.
    Além da sua enorme propensão para lesões, nota se um total descompromentimento profissional( não só no excesso de peso de que fala o artigo mas também da sua atitude agora no jogo contra o Besiktas)
    Esta contratação foi até agora um falhanço do ponto de vista desportivo e ruinoso do ponto de vista financeiro.
    O cerco aperta se e o rol de desculpas já se esgotaram...parece me que será mesmo o fim da linha para Cristian Rodriguez!

    ResponderExcluir
  2. O verdadeiro problema é ele não ser nem ala nem extremo, é avançado.

    O facto do Porto agora ter um tipo de jogo em 4x3x3 e mais de passe-passe, tornam-no perfeitamente... inútil.

    É jogador para entrar num esquema de 4x4x2, onde pode ir para o meio quantas vezes quiser, e pode utilizar o bom jogo de cabeça. Um pouco à semelhança do J.V.Pinto. Inclusive poderia ser testado a suplente do Falcao.

    Entretato, o Ukra e o James vão ganhando pó...

    ResponderExcluir